Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Guia 7 dias em Istambul

Quem escreveu

Angela Mansim

Data

29 de October, 2021

Share

Istambul, na Turquia é uma cidade mágica e uma das mais populosas do mundo. Provavelmente também a cidade mais antiga e única metrópole situada em dois continentes: na Europa e na Ásia.

Estar em Istambul para mim é como ver com os próprios olhos um dos locais mais mencionados nos livros de história.

Istambul já foi a capital do Império Romano do Oriente ou Império Bizantino e do Império Otomano, conhecida anteriormente como Constantinopla. Foi aqui o grande marco também do fim da Idade Média, após a conquista de Constantinopla pelos otomanos, em 1453.

Vista do amanhecer no terraço do hotel. Sultanahmet, Istambul na Turquia.
Vista do amanhecer no terraço do hotel. Sultanahmet, Istambul na Turquia.

Dito isso, já fica bem claro que a localização de Istambul é super estratégica. É aqui que está o mercado mais antigo do mundo, o Grand Bazaar ou Grande Bazar, aberto em 1461 e muito conhecido principalmente pela joalharia, cerâmica, especiarias e tapetes.

Além do Grand Bazaar, outra parada clássica e obrigatória é o Mısır Çarşısı ou Spice Bazaar, o mercado de especiarias. Andar por esses dois lugares e reconstruir o que você imaginava sobre esses períodos históricos já com certeza valeria o motivo da visita.

Artigos sendo vendidos no Grand Bazaar. Istambul, Turquia.
Artigos sendo vendidos no Grand Bazaar. Istambul, Turquia.
Um dos mercados cobertos mais antigos do mundo. Grand Bazaar em Istambul na Turquia.
Um dos mercados cobertos mais antigos do mundo. Grand Bazaar em Istambul na Turquia.

Fora isso, duas atrações imperdíveis são: a Hagia Sofia ou Santa Sofia, um prédio histórico que atualmente é um museu, mas que foi construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino como catedral de Constantinopla e utilizado também depois como uma catedral católica romana.

E a Blue Mosque ou Mesquita Azul, construída entre 1609 e 1616. A arquitetura e decoração interna da mesquita é surreal. Não esqueça que para entrar na Mesquita Azul é obrigatório tirar os sapatos e cobrir as pernas e os braços. Por isso, não esqueça de trazer um pano para se cobrir ou peça um sarong para os funcionários da mesquita.

Hagia Sofia ou Santa Sofia em Sultanahmet, Istambul na Turquia.
Hagia Sofia ou Santa Sofia em Sultanahmet, Istambul na Turquia.
Blue Mosque ou Mesquita Azul em Sultanahmet, Istambul na Turquia.
Interior da Hagia Sofia em Sultanahmet, Istambul na Turquia.

Mas Istambul ainda tem muito mais a oferecer. Talvez seja até um lugar super cogitável para morar.

Porque ficar 7 dias em Istambul

Ficar uma semana em Istambul não é muito convencional. Normalmente, os turistas ficam no máximo 3 dias na capital e vão visitar a Capadócia, um roteiro também bem comum a se fazer.

Mas nós não somos turistas, somos viajantes 🙂

E, por experiência, 7 dias é um bom prazo para conhecer uma cidade, sem pressa e com bastante tempo para observar a vida local tal como ela acontece.

Se você está vindo de um fuso horário muito diferente, eu recomendo contar o primeiro e talvez também o segundo dia da viagem como dias mais tranquilos. Afinal de contas, o cansaço pode bater forte e você vai se dar mal se tiver tão poucos dias para conhecer a cidade.

Além disso, se você assim como eu trabalha remotamente, ficar uma semana no mesmo local é muito mais conveniente e te dá tempo para encontrar aquele cafezinho favorito para trabalhar.

Inclusive, este é o meu: o Şekerci Cafer Erol. O café existe desde 1807 e é um dos mais tradicionais no lado asiático de Istambul, em Kadıköy.

O atendimento é excelente, os pratos e bebidas são muito tradicionais e bem preparados e o café tem áreas diversas para expectativas diferentes. Na entrada ficam algumas mesas na calçada para quem quer ter uma conversa casual, fumar um cigarrinho e aproveitar a vista da rua.

Na parte interna do piso térreo muitas pessoas passam rapidamente para pegar doces para levar para a casa e, na parte superior, no segundo piso, o café tem um ambiente tranquilo, com muitas opções de cadeiras e mesas diferentes e um ótimo Wi-Fi.

Baklava, expresso e çay no Şekerci Cafer Erol em Kadıköy.
Baklava, expresso e çay no Şekerci Cafer Erol em Kadıköy.
Vista da rua do Şekerci Cafer Erol em Istambul na Turquia.
Vista da rua do Şekerci Cafer Erol em Istambul na Turquia.

Já se convenceu em passar mais mais tempo em Istambul? Não se preocupe, não vai faltar o que fazer em uma semana na cidade mais antiga do mundo.

Vim pra comer: Gastronomia Turca

Se você assim como eu viaja para comer, parabéns, você chegou ao lugar certo. Istambul é um paraíso gastronômico e eu posso provar. Se você quiser experimentar todos os pratos mais tradicionais da gastronomia turca, já vai precisar de mais de 7 dias na cidade, com certeza.

A cozinha turca é composta por pães, massas, vegetais, carnes, peixes, doces, queijos, azeitonas e muito iogurte. O café-da-manhã, conhecido como Kahvalti, parece uma tábua de frios open bar, pois a maior parte dos hotéis oferece o café-da-manhã no formato buffet livre.

Meu prato de Kahvalti, café-da-manhã tradicional turco.
Meu prato de Kahvalti, café-da-manhã tradicional turco.
Buffet do hotel que eu fiquei hospedada, o Ocean's 7 Hotel em Sultanahmet.
Buffet do hotel que eu fiquei hospedada, o Ocean’s 7 Hotel em Sultanahmet.

No almoço e no jantar alguns pratos são imperdíveis de experimentar: o clássico Döner Kebab, o Pilav, o Meze, o Lahmacun, a Köfte e o Mantı.

Fora isso, também recomendo comer pela rua o café turco, o Simit, o suco de pomegranate, o Salep e o clássico Ayran.

Esperimentando o Adana Kebabı no TurgoT em Sultanahmet.
Esperimentando o Adana Kebabı no TurgoT em Sultanahmet.
Comendo um pide, a pizza turca, no restaurante em Kadıköy.
Comendo um pide, a pizza turca, no restaurante em Kadıköy.

Se você estiver na área mais turística de Sultanahmet, recomendo fazer uma refeição no TurgoT, um restaurante com comida boa e bem tradicional com um ótimo custo benefício.

Caso tenha tempo e queira ir em busca de uma ótima experiência gastronômica, a melhor pedida é ir para o lado asiático de Istambul em Kadıköy-Moda. Nessa região os bares e restaurantes bombam a noite, e é o lugar ideal para tomar uma cervejinha local turca.

Um grande destaque em Istambul são as belíssimas docerias que tem vitrines incríveis e muito chamativas. Recomendo parar em uma delas para tomar um cafezinho e experimentar um Lokum ou uma Baklava acompanhada de um bom cafezinho ou çay, o chá turco.

Restaurantes a noite em Kadıköy-Moda. Passeio imperdível.
Restaurantes a noite em Kadıköy-Moda. Passeio imperdível.
As incríveis docerias de Istambul.
As incríveis docerias de Istambul.

Normalmente os restaurantes oferecem o chá turco de graça nos finais das refeições e também pães a vontade, basta pedir para o atendente do restaurante.

Ah, não importa o que aconteça, nunca diga que o iogurte é grego, este é um conflito que os turcos tem há muito tempo com a Grécia.

Aplicativos úteis em Istambul

Hoje em dia, sempre tem um aplicativo que pode ajudar muito na sua viagem, não é mesmo? Aqui vão alguns deles que são muito utilizados pelos locais e que talvez auxilie muito durante a estadia em Istambul:

BiTaksi – O aplicativo mais barato de transporte privado em Istambul. Pessoalmente, não tive uma experiência satisfatória com o Uber na cidade. Poucos carros disponíveis e tarifas mais caras, por isso recomendo o BiTaksi.

Mobiett – Super útil para acompanhar os horários dos ônibus em Istambul, um transporte muito utilizado e com excelente custo benefício. Inclusive, é uma ótima pedida para ir do aeroporto para o hotel se você não tiver muitas bagagens.

Metro Istanbul – Aplicativo para acompanhar os horários e o mapa do metrô na cidade. O metrô é super pontual, limpinho e muito tranquilo.

MuseumsOfTurkey – Aplicativo com informações sobre localização, horários, valores e ingressos dos museus na Turquia.

Isbike – Aplicativo para alugar bikes em Istambul. Recomendo muito alugar uma bicicleta para percorrer a beira-mar na capital. No geral, o trânsito é bem seguro e as ruas são bem largas na beira-mar.

Martı – Aplicativo para aluguel de patinetes elétricos. Existem também outras marcas concorrentes hoje em Istambul e, para todas elas, é muito fácil encontrar os patinetes disponíveis e cadeados em vários postes e portões pela cidade. Tudo o que você precisa é baixar, se cadastrar e pagar pelo uso por tempo no próprio aplicativo.

Pessoalmente, meus transportes favoritos em Istambul são as bikes e patinetes elétricos para percorrer distâncias menores na cidade, o barco pela experiência única e o metrô para uso no dia-a-dia. Caso queira um transporte privado, recomendo o uso do taxi que não é caro em Istambul.

Vista de dentro do barco. Indo no lado europeu para o lado asiático de Istambul.
Vista de dentro do barco. Indo no lado europeu para o lado asiático de Istambul.
Metrô de Istambul. Transporte seguro, rápido, pontual e bem limpinho.
Metrô de Istambul. Transporte seguro, rápido, pontual e bem limpinho.

O que fazer em Istambul

Já demos muitas dicas sobre os roteiros convencionais e imperdíveis em Istambul, mas se você estiver buscando algo menos turístico para se sentir imerso na cidade, o ideal ´´é ficar de olho nos eventos da cidade e sair sem rumo e sem pressa, se conectando com as pessoas, que são extremamente generosas e solícitas em Istambul.

Ou, fazer como eu fiz, e criar uma rotina enquanto estiver em Istambul. Recomendo muito unir o útil ao agradável, aproveitando para queimar toda a comida e cuidar do corpo, enquanto se conecta com os locais no Crossfit 216, localizado no lado asiático em Kadıköy.

Normalmente, as academias e crossfits em Istambul apenas aceitam planos mensais ou anuais, mas quando eu visitei pessoalmente o Crossfit 216, os funcionários deixaram que eu pagasse pelo uso da diária.

Crossfit 216 em Kadıköy. Istambul, Turquia.
Crossfit 216 em Kadıköy. Istambul, Turquia.
Entrada do Crossfit 216 e academia SportsUniverse em Kadıköy. Istambul, Turquia.
Entrada do Crossfit 216 e academia SportsUniverse em Kadıköy. Istambul, Turquia.

Istambul é um destino imperdível

Se eu voltaria para Istambul? Com certeza. A capital da Turquia é um lugar extremamente especial, com muita história para contar.

Istambul recebe muitos turistas todos os anos, sendo que muitas pessoas aproveitam as rotas das companhias áreas para fazer um stop over na cidade. A minha semana em Istambul também foi um stop over devido o meu vôo com a Turkish Airlines da Indonésia para Portugal.

Mesmo assim, eu recomendaria ter a Turquia como um destino final e um destino para se passar, no mínimo, uma semana.

Comércio em Kadıköy. Istambul, Turquia.
Comércio em Kadıköy. Istambul, Turquia.
De dentro do barco no estreito de Bósforo. Indo do lado europeu para o lado asiático.
De dentro do barco no estreito de Bósforo. Indo do lado europeu para o lado asiático.

Foto em destaque: Unsplash. Demais fotos: Angela Mansim.

Quem escreveu

Angela Mansim

Data

29 de October, 2021

Share

Angela Mansim

Designer, especialista em perrengues, comida de rua, gestão de marcas e trabalho remoto. Come, dorme e se teletransporta por aí no jeitinho simples da vida local. Radicada em Bali e procurando sempre a próxima ilha para ancorar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.