Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Em 2018 eu resolvi ir conhecer o Hacktown, festival de inovação que acontece em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. Eu tenho um pé atrás com qualquer evento que se auto-compara com o SXSW, mas chegando lá eu confirmei: o Hacktown parece de fato uma mini versão do maior festival de inovação do mundo. Ele toma conta da área central da cidade, se espalha por diversos lugares, alguns bem inusitados e abriga uma programação bem diversa.
Voltei bem satisfeita e admirada com o que vi e vivi nos dias em que fiquei por lá. O FOMO (medo de perder alguma coisa) esteve presente, assim como ele é constante durante o festival texano. São muitas palestras simultâneas, mas muitas mesmo, com uma curadoria super apurada dentro de uma grade de programação bem interessante. Além das palestras, rolam muitos shows, a maioria de rock. Já está confirmada a volta do Sofar Sounds para 2019. :)
Assuntos como inteligência artificial, realidade virtual, blockchain, mercado da música, audiovisual, futurismo dos mais diversos assuntos, biomimética, designer, saúde, e por aí vai. Se no ano passado o festival abrigou cerca de 300 atividades, esse ano o Hacktown anuncia mais de 600 atividades confirmadas acontecendo simultaneamente por 4 dias de evento, entre 5 e 8 de setembro.
Mas por quê Santa Rita do Sapucaí? A cidade é conectada à tecnologia desde a década de 1960, quando criaram a ETE, o Inatel e a FAI, transformando esse município mineiro num polo de inovação. Atualmente a cidade abriga mais de 160 empresas de tecnologia o que rendeu a ela o apelido de “Vale da Eletrônica”.
A programação ainda não foi divulgada, mas as datas já estão confirmadas para quem se animar a programar passar o feriado se inspirando, assistindo show, aumentando o networking e, claro, tomando bons drinks ou as ótimas cervejas artesanais da região.
O ingresso que dá direito a todas as atividades oficiais sai por R$250,00 no lote 1 (meia ou inteira com doação de livro), em vigor. As entradas podem ser adquiridas pelo cartão de crédito, à vista ou parcelado em até 12x (com juros).
A essas alturas todos os hotéis da cidade estão tomados (isso mesmo!). Porém no grupo do Facebook rolam várias ofertas para se hospedar em casas de locais. No ano passado muitos moradores alugaram quartos em torno de 80 a 100 reais por pessoa/dia. Outra opção é se hospedar em Pouso Alegre, que fica a 33km de Santa Rita do Sapucaí e a meia-hora de carro, mas nessa opção só vale mesmo a pena se estiver com carro, porque táxi ou Uber não foram práticos de encontrar no ano passado. A desvantagem é que à noite rolam festinhas e aí beber e dirigir não combinam. Eu tive que me segurar no ano passado pra dar conta do rolê de volta.
Santa Rita tem uma localização bem fácil. Fica a cerca de 220 km de São Paulo, 400 km do Rio de Janeiro e 430 km de Belo Horizonte. Dá pra ir de carro ou de ônibus se estiver nessas regiões. No caso de distâncias maiores, vale pegar um voo até a capital paulista.
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsParticipei da edição 2018 e fiquei ABSOLUTAMENTE apaixonado pelo evento! Falei sobre Aprendizagem Ativa e Blockchain nas salas e depois para minha surpresa a conversa com a platéia continuava espontaneamente nas ruas, padarias e festas, com se fossemos um grupo de amigos antigos. Foi 24×7 de pura troca de idéias. Aprendi muita coisa, fiz muitas amizades, e desenvolvi muitos negócios. Este ano certamente arrasto meus filhos!
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.