Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Se você é do tipo que curte praia, com certeza você assistiu ao filme ‘A Praia’, de 2000, e desde então ficou babando na ideia de visitar aquele pequeno paraíso que servia de cenário para o filme. Você e metade da população mundial. O filme foi ambientado na famosa Maya Bay, que fica em uma pequena ilha do arquipélago de Phi Phi, na Tailândia. E desde o sucesso do longa de Danny Boyle, a famosa praia nunca mais foi a mesma. Eu estive lá em 2015, e a sensação era de estar em uma rodoviária marítima. A cada 10 minutos, novos barcos descarregavam hordas de turistas ávidos por uma boa foto para o Instagram, e a realidade é que mal se tinha espaço para abrir uma toalha na areia e tomar um sol. A realidade não poderia ser mais distante da expectativa, mesmo o lugar sendo tudo aquilo que vemos nas fotos e ainda mais. Puro creme da decepção.
A natureza paga bem rápido o preço pelo overtourism. E a Tailândia é um dos lugares que mais sofre, com os 35 milhões de turistas estrangeiros que recebe anualmente. Nós já tínhamos avisado que o país começaria a fazer um rodízio de fechamento das ilhas, começando pela bela Koh Tachai. Pois chegou a vez de descer os portões da idílica Maya Bay.
Segundo noticiou o Portal Ecoera no Instagram, já agora em junho a ilha de Koh Phi Phi Leh não recebe mais turistas, e o isolamento segue até setembro, quando termina a baixa temporada. Esses quatro meses servirão para tentar recuperar parte do ecossistema local, totalmente esgotado pelo turismo em massa. Além da intensa deterioração do sistema de corais e da vida marinha, a baía ainda arcava com problemas causados pelas centenas embarcações que batiam cartão lá todos os dias, e com o lixo deixado por gente sem nenhuma consciência ecológica.
Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.