Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O verão, que não foi lá essas coisas esse ano, começa a se despedir do hemisfério norte, assim como os festivais de música. A agenda começa a encolher, mas ainda há boas opções para quem está na estrada ou mesmo no Brasil. Do rock à música eletrônica de vanguarda, do techno à música pop, setembro reserva festivais para todos os gostos.
Quem gosta de festival aliado ao mar e um bom line-up, o Outlook é a parada perfeita em setembro. O Outlook acontece num forte abandonado em Pula, debruçado sobre o Mar Adriático, então espere por pores-do-sol inesquecíveis. O festival é dedicado à cultura de soundsystem com uma bela lista de djs e produtores como DJ Shadow, Dizzee Rascal, Roots Manuva, Giggs, Mad Professor, Goldie e até o nosso conterrâneo DJ Marky. Para deixar a experiência ainda mais divertida, também acontecem festas em barcos. Link: www.outlookfestival.com.
O Festival Nº 6 praticamente transforma a pequena Portmeirion, no País de Gales, num vilarejo que parece ter saído de um conto de fadas, com praias, florestas, jardins, lagos e castelos, cercados por montanhas. Tudo é bonito por lá. Quem foi garante: é um dos eventos mais especiais do planeta. É um festival butique como ele deve ser. Para os mais animados, vale a pena caprichar no figurino para entrar no clima de fábula. Os destaques do ano são Mogwai, Bloc Party, The Flaming Lips e Royal Liverpool Philharmonic Orchestra & The Bootleg Beatles celebrando os 50 anos do álbum Sgt. Pepper. Link: festivalnumber6.com.
O Horst é o festival perfeito para quem gosta de aliar música eletrônica e arte no mesmo line-up. O local é um castelo do século 15 em meio a uma floresta na Bélgica, o Van Horst, cercado por um imenso lago. Os seis artistas convidados criam instalações de arte específica que se espalham pelo lugar, deixando-o ainda mais memorável. O tema desta edição é “Spaces & Places”. O desafio é criar intervenções temporárias e permanentes que destaquem os elementos existentes em torno do castelo. O festival conta também com talks focados na discussão sobre a contribuição da cultura jovem no desenvolvimento das cidades. A curadoria musical também é impecável, com nomes bons os suficientes para garantir um fim de semana épico. Line-up: Motor City Drum Ensemble, Helena Hauff, Gilles Peterson, Young Marco, Kórnel Kovács, Jay Daniel, entre outros. Link: www.horstartsandmusic.com.
O Sustain-Release é um festival de três dias, que rola no meio de uma floresta no norte do estado de Nova York. As organizadoras Aurora Halal e Zara Wladawsky, porém, afirmam que não se trata de um festival e sim um acampamento intimista de verão, onde o techno rola solto durante todo o fim de semana. Festival para apenas mil clubbers, que querem sair um pouco da escuridão das pistas e se jogar no meio do verde, passar horas em piscinas aquecidas ou num lago, ou mesmo fazer yoga. O que mais a gente pode querer além de um bom refúgio como este? Além disso, ainda tem um line-up fervido do jeito que a gente gosta: Helena Hauff, Randomer, Avalon Emerson, Marie Davidson, entre outros. Link: www.sustain-release.com.
O Rock’n Rio dispensa apresentações, mas é o festival dos grandes números, inclusive por acontecer em dois finais de semana consecutivos. Destaques não faltam para quem ama música pop e rock: Lady Gaga, Maroon 5, Justin Timberlake, Aerosmith, Guns n’ Roses e Red Hot Chilli Peppers, The Who são os headliners da 17ª edição. Já para quem prefere mesmo uma boa pista agitada pela música eletrônica, o palco “Eletronica” garante diversão com Black Madonna, Grandmaster Flash, Luciano, Rob Garza e um monte de amigos, como Selvagem, João Brasil, Tessuto, Fatnotronic e o Gop Tun DJs. Em 2017 o Rock’n Rio ganhou também um novo local, o Parque Olímpico da Barra. Link: rockinrio.com.
Olha quem voltou para a América do Sul! O Mutek é um dos festivais mais bacanas, que celebra a criatividade através da música e tecnologia. O Mutek nasceu em Montreal, no Canadá, e tem edições em Barcelona (mar), no México (out) e no Japão (nov). O festival alia música de vanguarda à artes digitais e visuais oferecendo ao público experiências imersivas únicas. É o destino perfeito para quem busca inspiração e referências. Tocam nesta edição Nicola Cruz, Maya Jane Coles, Sonja Moonear, Maotik, entre outros. Link: www.mutek.org.
Ainda não encontrou seu festival nessa lista? Então confira outras sugestões: Bestival (7-10 setembro, Isle of Wight, UK), Lollapalooza Berlin (9-10 setembro, Berlim, Alemanha), Pop Montreal (13-17 de setembro, Montreal, Canadá), Reworks Festival (13-17 setembro Thessaloniki, Grécia), Oasis (15-17 setembro, Marrakesh, Marrocos) Labyrinth (16-18 setembro, Greenland, Niigata, Japão).
*Foto destaque: Festival Number 6 – divulgação
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.