Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Bahia no inverno: Surfar, trabalhar remoto e repetir

Quem escreveu

Angela Mansim

Data

22 de August, 2022

Share

Para quem procura aquela boa desculpa para fugir do frio e viver no endless summer, fica difícil ignorar a possibilidade de passar uma próxima temporada de inverno na Bahia.

Pensando nisso, aqui vão dicas quentes sobre como curtir o que eu, Angela, particularmente considero a melhor época para estar na baía de todos os santos.

Segue a leitura que eu te explico o porquê. ;)

As delícias do clima baiano

Não sei você, mas estou sempre em busca de uma próxima praia ou ilha para ancorar. Estar perto do mar faz parte dos meus maiores interesses e acaba guiando minhas escolhas sobre onde quero estar no mundo.

Mesmo com toda aquela expectativa de viver o clima tropical, pegando um bronze e bebendo água de coco, confesso que vir para a Bahia no inverno me surpreendeu positivamente.

Não esperava que o clima fosse tão agradável, inclusive, considero bem mais agradável do que no verão, onde o calor pode ser até meio chatinho.

No inverno, temos dias muito gostosos na Bahia. Daqueles que dá vontade de andar pela rua a noite sem rumo, sabe? Além disso, a estação chuvosa vai do mês de novembro até março, fazendo com que os meses de abril a outubro sejam perfeitos para planejar essa estadia.

Não vou mentir: ainda tem bastante chuva no inverno, mas ela costuma ser mais passageira e até bem-vinda para dar uma amenizada no clima.

Rua do Forte em Itacaré na Bahia.
Rua do Forte em Itacaré, Bahia.

Adeus “crowd”

Precisa até de certa coragem para visitar a Bahia na alta temporada. Lugares como Itacaré e Maraú ficam lotados de turistas durante o verão e, não só as praias ficam cheias de guarda-sóis, como também as pequenas ruas ficam engarrafadas e os restaurantes abarrotados de pessoas.

Já no inverno baiano, as cidades ganham um novo ritmo: o ritmo da vida local. Onde o fluxo de turistas cai muito, vários negócios locais fecham as portas para tirar férias e nas ruas dá para contar nos dedos quem está passando pela cidade.

Se você, assim como eu, busca viver no contra-fluxo da vida para aproveitar o melhor dos lugares com calma e paz, o inverno baiano vai ser um abraço e tanto para você.

Praia de Algodões em Maraú na Bahia.
Praia de Algodões em Maraú, Bahia.

O bolso agradece

Todos sabemos: a baixa temporada em qualquer lugar faz bem para o bolso. O contraste de preços em acomodações, passagens, passeios e restaurantes entre o verão e o inverno na Bahia podem ser gritantes.

Por isso, no inverno, é possível negociar valores e encontrar ótimas promoções. Ainda mais se você pretende passar bem mais do que alguns poucos dias e planeja ficar a temporada em terras baianas.

Uma dica é planejar a sua estadia por mês, assim fica fácil negociar um aluguel bem mais em conta. Para conseguir esses descontos, você vai ter que recorrer a maneiras de fazer negócio old school, bem típicas na Bahia: Andar pelo bairro que você gosta e perguntar se alguém tem um local para alugar ali, checar grupos no Facebook de aluguéis ou olhar o site da cidade, como esse em Itacaré.

Vai por mim, no inverno você vai conseguir passar mais tempo gastando bem menos na Bahia. Se você tem flexibilidade para trabalhar de outros lugares, tá esperando o quê? A Bahia te chama!

Comunidade Solar do Unhão em Salvador na Bahia.
Comunidade Solar do Unhão em Salvador, Bahia.

Bahia de todas as ondas

E tem onda de verdade na Bahia? Lembro de ler um texto do Fred d’Orey sobre essas tais outras ondas baianas. Eu esperava algumas marolinhas e um mar fácil para quem gosta de longboard e também quer aprender a surfar, mas não fazia ideia de que tem muita onda boa na Bahia. E tem para todos os gostos.

Além disso, a melhor época do ano para o surfe na Bahia é – adivinha – justamente no inverno, onde as ondas chegam a até três metros de altura. Itacaré, por exemplo, é uma das cidades mais conhecidas pelo surfe, e está situada em uma plataforma continental única que permite com que as ondas cheguem ao litoral com bastante constância e força.

Se o surfe é algo que te interessa, você acaba de ganhar mais um motivo para estar na terra do dendê no inverno. A Bahia respira o surfe e não vai faltar ondulação entrando e opção de ondas para você.

Aqui vai uma listinha de praias com boas ondas para se divertir: Praia de Backdoor e North Shore em Ilhéus; Pé de Serra em Serra Grande; Praia da Tiririca, Praia de Resende, Pontal, Costa, Ribeira, Prainha, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho, Itacarezinho em Itacaré.

Praia de Itacarezinho em Itacaré na Bahia.
Praia de Itacarezinho em Itacaré, Bahia.

Trabalho remoto na Bahia

Viajar pensando na estrutura para trabalhar faz parte da minha rotina de vida. Trabalho remotamente há alguns bons anos viajando por aí e essa flexibilidade também exige certa responsabilidade e comprometimento.

Por isso, é essencial se planejar para ter pelo menos o mínimo necessário para executar o trabalho com dignidade e profissionalismo: uma boa internet e um local confortável para passar algumas horas e fazer reuniões.

Na Bahia, senti muita falta de encontrar acomodações preparadas para quem trabalha remoto. Às vezes é difícil encontrar simplesmente uma mesa, cadeira e internet que funciona. Por isso, recomendo checar duplamente os lugares que você vai ficar hospedado antes de fazer negócio, só para garantir que o básico não vai faltar.

Infelizmente, também senti muita falta de encontrar bons cafés e espaços de trabalho alternativos pelas cidades que passei, para ter aquele plano B na manga quando for necessário ou apenas para mudar um pouco a rotina.

Normalmente esses espaços não são pensados para quem trabalha remoto. Por isso, recomendo garantir que a sua acomodação vai ter um bom local para trabalhar, enquanto você explora outras possibilidades pelas ruas.

Mesmo assim, com essa certa falta de estrutura, você vai ver muita gente tentando sobreviver com a internet dos cafés e vai se assustar com o tanto de pessoas que estão trabalhando remoto e passando mais tempo na Bahia no pós-pandemia.

Certamente, não é igual o turismo do verão, mas já tem muitos espertinhos passando os meses do inverno na Bahia e aproveitando o melhor do trabalho remoto. Bora ser um deles?

Airbnb em Itacaré na Bahia.
Em mais um Airbnb em Itacaré, Bahia.

Se turistar é bom, já pensou viver?

No pós-pandemia, temos visto um novo estilo de viagem se popularizar: as viagens por temporadas. Com a flexibilização do trabalho ganhando espaço e a vontade das pessoas de retomarem as suas viagens, uma maior permanência nos locais por parte dos viajantes tem sido almejada.

Existem muitos pontos positivos nesse estilo de viagem, tanto para os viajantes quanto para a economia local. Quando o foco do turismo é atrair pessoas que buscam experimentar a vida típica cuidando do ambiente em que vão passar certo tempo, pode-se ter grandes ganhos financeiros, ambientais, sociais e culturais.

Se você busca alinhar a experiência de viver uma nova cultura, com a oportunidade de trabalhar remotamente de outro local, aproveitando um clima delicioso de verão eterno e surfando altas ondas, a Bahia no inverno é definitivamente para você.

Se for planejar passar o inverno na costa do cacau ou na costa do dendê, não deixe de me dar um toque aqui nos comentários, vou adorar saber mais sobre a sua viagem ao paraíso e posso te ajudar.

Quem sabe não voltamos todos os invernos que pudermos para a Bahia, não é mesmo?

Praia de Backdoor em Olivença, Bahia.
Praia de Backdoor em Olivença, Bahia.

Foto em Destaque por Unsplash. Demais fotos por Angela Mansim.
Acompanhe essa e outras viagens também no meu Instagram.

Quem escreveu

Angela Mansim

Data

22 de August, 2022

Share

Angela Mansim

Designer, especialista em perrengues, comida de rua, gestão de marcas e trabalho remoto. Come, dorme e se teletransporta por aí no jeitinho simples da vida local. Radicada em Bali e procurando sempre a próxima ilha para ancorar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.