Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.
As boas do fim de semana de Salvador: 30.06

As boas do fim de semana de Salvador: 30.06

Quem escreveu

Fernanda Slama

Data

29 de June, 2017

Share

Apresentado por

Turismo a pé pelas ruas do Centro.

Parte do maravilhoso Centro Histórico de Salvador. Foto Uiler Costa

Não existe roteiro mais incrível para conhecer as histórias de sua cidade e como ela se formou, como caminhar pelas ruas do centro. E nesse fim de semana em especial, dia da Independência da Bahia, alguns vão para protestar, outros para comemorar e nós sugerimos além de tudo, turistar por lá. Aproveite o clima mais fresco, mas leve um guarda chuva porque nessa época todos os dias tem chuva. Pelo centro estão o Gabinete Português de Leitura, a Igreja da Piedade, o Largo Dois de Julho, o Mosteiro de São Bento e a Caixa Cultural. Pode fazer compras no comércio de couro da Ladeira da Barroquinha, ir ao Teatro Gregório de Mattos, e “perder” um bom tempo nos museus e igrejas, como no MAFRO – Museu Afro-Brasileiro com destaque para a Sala Carybé. Tem o Monumento à Cruz Caída, o Museu da Misericórdia, e as guloseimas das freiras do Convento do Desterro, que fazem também os famosos licores das Festas Juninas. Se ficou com vontade de ir, aproveite as dicas do Iuri Barreto que fez uma matéria incrível explicando passo a passo por onde começar, quais os melhores horários e como ir. Link aqui e veja tudo.

Festa do 2 de Julho

Carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla na festa do 2 de julho. Foto: Internet (blog do Rio Vermelho)

Nesse domingo (02.07), é comemorado a Independência da Bahia e o tema desse ano é “Salvador – Marco da Independência”. Se você curte esse tipo de festejo, ou se é curioso quanto aos costumes locais, sugerimos acordar bem cedinho no domingo e já comece com uma alvorada com queima de fogos na Lapinha, às 6h. Logo em seguida, as bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador, e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) são hasteadas sob a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil. Neste momento começa o cortejo com os já conhecidos carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla que seguem para desfilarem no bairro da Liberdade, Santo Antônio Além do Carmo, Pelourinho e Avenida Sete, em direção ao Largo Dois de Julho, no Campo Grande. Um cortejo cívico acompanha os carros, saindo da Lapinha às 9h30. As comemorações do dia se encerram por volta das 17h, no Campo Grande, em mais um hasteamento das bandeiras, colocação de flores no monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes e acendimento da pira do fogo simbólico pelo atleta cabo da Polícia Militar (PM-BA) José Francisco Rodrigues. Colocamos no “Para Assistir” uma dica legal tb do que rola lá no Campo Grande! Lembramos que a festa do 2 de julho além de uma celebração, é um ato político, então prepare-se para ver muitas bandeiras partidárias também. Saiba todos os detalhes nesse link.

Nildinha Fonseca abre nova turma de Dança Afro

Nildinha Fonseca é professora e pesquisadora da Dança Afro Brasileira em todas as suas vertentes. Foto: Joá Souza

O Teatro Vila Velha abre inscrições para oficina de Dança Afro com a professora pesquisadora Nildinha Fonseca.  Na oficina os participantes irão entrar em contato com os elementos da cultura de matriz africana, vão enfrentar um trabalho vigoroso, direcionado para organização e alinhamento postural, força muscular, resistência e condicionamento corporal. Para dançarinos, atores e modelos e iniciantes. Nildinha Fonseca é professora e pesquisadora da Dança Afro Brasileira em todas as suas vertentes. Formada pela Universidade Federal da Bahia nos cursos de Licenciatura em Dança. Dançarina profissional, especialização e dança. Professora de dança afro, assistente de direção e coreografia, dançarina/solista e coordenadora do projeto Bale Jr. do Bale Folclórico da Bahia. Professora da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia como técnica da dança afro e dança moderna. Diretora do projeto Encontro dos Artistas.

Dança Afro Brasileira com Nildinha Fonseca . Terças e quintas, das 17h as 18h30, a partir do dia 11 de julho. Investimento mensal: R$ 120.
Teatro Vila Velha. Passeio Público – Av. Sete de Setembro – Campo Grande, Salvador. Telefone: (71) 3083-4600

Elas: Mulheres Artistas

A mostra ‘Elas’, expõe recortes do próprio acervo cujo tema central é a ascensão feminina na arte brasileira

A mostra ‘Elas’, expõe recortes do próprio acervo cujo tema central é a mulher, mostrando a ascensão feminina na arte brasileira. A participação feminina na arte brasileira teve um grande impulso com o Modernismo. Foi principalmente a partir desse movimento que a arte produzida por mulheres no Brasil, e as próprias artistas, passaram a ser mais reconhecidas e a ocupar os espaços artísticos, culturais e sociais antes dominados pelos artistas homens. Para mostrar essa ascensão feminina na história da arte do país,  Elas: Mulheres Artistas no Acervo do MAM da Bahia.

Elas: Mulheres Artistas. De terça-feira à domingo, até 23.07, das 13h às 18h. Gratuito.
Museu de Arte Moderna da Bahia. Avenida do Contorno, s/n – Dois de Julho, Salvador. 

Peraí que tem mais

O mundo dos sabonetes feitos de raiz e dos cosméticos naturais é uma alquimia. Aprenda a fazer seus próprios itens de higiene com carinho, segurança e a mais alta qualidade, utilizando matérias primas nobres e acessíveis.
Cuidar de Si: Oficina de Saboaria Artesanal e Cosmética Natural. Saboaria, sábado (01.07), das 14 às 20h. Cosmética Natural, domingo (02.07), das 8 às 14h. As duas oficinas: R$ 265 ou $170 (cada).
Casa Guió. Rua Odilon Santos 202, Salvador. Telefone: (71) 993202386

Quem escreveu

Fernanda Slama

Data

29 de June, 2017

Share

Apresentado por

Fernanda Slama

Foi em uma Festa de Iemanjá, que Fer pediu o Mau em namoro. Depois de anos trabalhando nas fábricas da China, a designer carioca mudou de mala e cuia para Salvador e juntou os quadros na mesma parede que o empresário baiano. São daqueles que não perdem um show, estão sempre na balada, nos melhores restaurantes e exposições. Vivem por ai! Ele conhece a cidade tão na palma que o seu insta é um dos mais bombados. Ela se deleita, deixando o coração tremer com tanta cultura, céu azul e água morna! Instagram: @salvadormeuamoroficial e @salveamoroficial

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.