Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Lugar que ainda não conhecemos, mas queremos: a Pinakotheke Cultural, em Botafogo. O espaço, a partir de sexta-feira (14.06), recebe “Estética de uma amizade – Alfredo Volpi (1896-1988) e Bruno Giorgi (1905-1993)”. A exposição já passou por São Paulo e reúne mais de 120 obras, em sua grande parte inédita, que narram a longeva e afetiva convivência dos dois artistas ao longo de 52 anos. A exposição terá dois documentários com depoimentos de ambos, editados com as obras da exposição, em looping. “Com personalidades muito diferentes, Volpi e Bruno tinham as mesmas paixões e conviveram por mais de 50 anos até a morte de Volpi, em 1988”, explica Max Perlingeiro, um dos curadores. Em alguns sábados, haverá programa educativo nos jardins.
“Estética de uma amizade”. Abertura: sexta-feira (14.06). Em cartaz de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábado, das 10h às 16h. Gratuito.
Pinakotheke Cultural. Rua São Clemente, 300 – Botafogo.
Oficinas, palestras, feiras e bate-papo fazem parte da terceira edição do LivMundi. O evento que destaca a vida sustentável já está rolando desde o começo do mês, com atividades na Penha e em Botafogo, e chega ao ápice neste fim de semana. O Parque Lage é o principal ponto de encontro: roda de conversa sobre engajamento orgânico, oficina stencil com uso de folhas secas, trilha para explorar os sentidos e instalação de Ernesto Neto são algumas das atrações confirmadas por lá. A Casa Firjan também participa, mas a programação no local se concentra nos dias 18 e 19 de junho.
LivMundi. Sábado (15.06) e domingo (16.06). Gratuito. Confira a programação completa aqui.
Parque Lage. Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico.
A Gentil Carioca recebe a segunda edição do Esquenta Wow, cujo tema é “Ocupações, cidades, mulheres”. E se a cidade fosse pensada por mulheres? A pergunta guia este wow. Os criadores o definem como um espaço de acolhimento a partir de diálogos, intervenções artísticas, ativismo e feira de empreendedorismo. Outras edições em Duque de Caxias e Niterói estão programadas para este ano.
Esquenta Wow. Sábado (15.06), das 9h às 22h. Gratuito.
A Gentil Carioca: Rua Gonçalves Ledo, 11 e 17 – Centro.
Uma boa pedida para quem curte dança e/ou quer redescobrir o corpo. A programação da Angel de Portas Abertas, promovida pela Angel Vianna Escola e Faculdade de Dança, se estica pelo sábado, da manhã à noite, com direito a sarau para encerrar os trabalhos. Entre as opções, há oficinas de zumba, butô, yoga, forró, jazz, passinho, zouk, dança do ventre e samba, além de circo (para crianças).
Angel de Portas Abertas. Sábado (15.06), das 10h às 18h (oficinas). Sarau, às 18h30. Contribuição sugerida: a partir de R$ 10.
Angel Vianna Escola e Faculdade de Dança. Rua Jornalista Orlando Dantas, 2 – Botafogo.
A terceira edição do Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual aborda a importância das políticas públicas para a promoção da diversidade no audiovisual e o papel da sociedade civil na criação da mudança.
Mulheres do Audiovisual. Sexta (14.06), das 9h às 18h. Vagas limitadas e gratuitas. Confira a programação aqui.
Casa Firjan. Rua Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo.
Kirtans, danças congregacionais, jantar vegetariano e meditação em mantras fazem parte da programação do festival Yoga in Rio, com a presença do indiano Srila Bv Vana Maharaja.
Yoga in Rio. Sábado (15.06), domingo (16.06) e quarta (19.06), às 18h. Gratuito.
Castelinho Sri Gauravani Gaudiya Matha. Av. Edison Passos, 742 – Alto da Boa Vista.
Filipe nasceu em Salvador, mudou-se aos 9 anos para Belo Horizonte e, aos vinte e poucos, decidiu encarar o Rio de Janeiro. Há quatro anos conheceu Gustavo, cria da capital fluminense. Jornalistas culturais, gostam de receber amigos em casa e ir ao cinema. Cada vez mais são adeptos de programas ao ar livre - sempre que podem, incluem no passeio Chaplin, esperto vira-lata adotado há um ano.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.