Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O Movimento Artigo 5º é um projeto suprapartidário, criado por um grupo de artistas brasileiros em defesa da liberdade de expressão. E esta semana, todos os dias, meio-dia em frente ao Theatro Municipal, rola uma maratona de apresentações artísticas – teatro, música, cinema – na Semana de Arte Contra a Barbárie. Denise Fraga, Clarisse Abujamra, Marisa Orth e muitos outros artistas reunidos para lutar contra esses tempos sinistros.
Tem duas exposições novas no Farol Santander: Somos Todos Feitos De Luz é uma instalação de arte imersiva que utiliza luz interativa, som algorítmico e inteligência artificial (IA) para evocar uma constelação em que cada pessoa se torna uma entre as estrelas – e ela se modifica a cada visita recebida. E Devaneios: Os Mundos De Jeeyoung Lee traz as obras da artista coreana conhecida pelas imagens surreais que cria, desde a concepção da ideia até a produção de todos os objetos cenográficos, transformando fisicamente o espaço em grandes maquetes e paisagens imaginativas – uma mistura dos países maravilhosos de Alice com os arquipélagos de Lilliput para Gulliver.
E o IMS Paulista tá cheio de novidades: desde a semana passada tá rolando a grande nova exposição Arquivo Peter Scheier, resultado de um mergulho no arquivo de aproximadamente 35 mil imagens do fotógrafo alemão Peter Scheier (1908-1979), incluindo sua passagem pela revista O Cruzeiro, nos anos 1940, com registros do nascimento do MASP e da Bienal de São Paulo. Além disso, neste sábado rola a instalação Agora ou Nunca – devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat com vídeos que resumem 30 anos de fotojornalismo, além de exibição do documentário “Equivalências” e a presença da artista. E isso tudo quer dizer que são os últimos dias da expo “Susan Meiselas: Mediações”, que fica só até domingo. Corre!
Devaneios: Os Mundos De Jeeyoung Lee. A partir de quinta (13.02). Terça a domingo das 9h às 20h até 03.05.
Constelação: Somos Todos Feitos De Luz. Terça a Domingo das 9h às 20h. Até 03.05. Ingressos: a partir de R$ 12,50.
Farol Santander. Rua João Brícola, 24, Centro
Semana de Arte Contra a Barbárie. De quarta (12.02) a terça (18.02) às 12h. Gratuito.
Todos os dias em frente ao Theatro Municipal. Praça Ramos, s/n, Centro
Domingo na Avenida Paulista x Rua Peixoto Gomide
“Susan Meiselas: Mediações” – últimos dias. Até domingo (16.02). Terça a domingo (exceto segunda), das 10h às 20h, quinta das 10h às 22h. Gratuito.
Agora ou Nunca – devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat. A partir de sábado (15.02) às 16h. Gratuito.
Arquivo Peter Scheier. Terça a domingo (exceto segunda), das 10h às 20h, quinta das 10h às 22h. Até 24.05. Gratuito.
IMS Paulista. Avenida Paulista, 2424, Consolação
Mostra com cerca de 60 fotografias que miram a crueza de vidas e espaços de cidades metropolitanas, assim como o onírico que guarda a Ilha de Marajó.
Lindo Sonho Delirante – Dani Tranchesi. A partir de terça (11.02) às 19h. Gratuito.
Galeria Estação. Rua Ferreira de Araújo, 625, Pinheiros
12 obras inéditas, entre fotografias, ilustrações em papéis especiais e telas de tamanhos variados.
Translúcida por Erica Mizutani. A partir de quinta (13.02) às 17h. Até 29.03.
Galeria A7MA. Rua Harmonia, 95, Vila Madalena
Mais de 100 fotos no Conjunto Nacional, incluindo o trabalho do fotojornalista Ueslei Marcelino, premiado com o Prêmio Pulitzer em 2019.
14ª Mostra Anual de Fotojornalismo. Até 01.03. Gratuito.
Conjunto Nacional. Avenida Paulista, 2073, Consolação
O quadrinho Aliens of Camila ganha uma HQ completa.
Lançamento HQ Ônibus Da Madrugada. Sexta (14.02) às 19:30. Gratuito.
UGRA PRESS. Rua Augusta, 1371, loja 116, Consolação
38 obras da artista alemã refugiada em São Paulo nos anos 1930.
Gisela Eichbaum: trabalhos sobre papel 1957 – 1976. A partir de sábado (15.02) às 15h. Depois de quarta a segunda-feira das 11h às 19h. Gratuito.
Museu Lasar Segall. Rua Berta, 111, Vila Mariana
Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.
Ver todos os postsSenti falta da divulgação dos shows do Estesia, grupo pernambucano que tem sido destaque na cena recifense e que abrirá o festival Rec Beat . Tem show deles com cantoras paulistanas convidadas nessa quinta e sexta.
Cadê nossa recifense Flávia? 🙃
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.