Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Novembro começa com a cidade bombando de novas exposições, e a gente traz um apanhadão aqui pra você escolher qual quer visitar. A sempre instigante Pivô abre nova mostra com “Cômodo” de Daniel Albuquerque, dentro do programa Hello.Again de artistas em início de carreira. Nela, Albuquerque faz uma investigação sobre as implicações do uso do tecido como matéria de produção poética. como parte da Art Weekend (que falamos aqui embaixo), o Espaço Cultural Porto Seguro abre Cruz-Diez: a liberdade da cor, sobre o artista franco-venezuelano Carlos Cruz-Diez, figura de singular trajetória na arte contemporânea. A exposição tem 8 obras, a maioria instalações, nas quais a interação e participação dos visitantes é ponto alto, num percurso imersivo na pesquisa do artista e no universo da cor. Também na Art Weekend tem Choque 15 Anos, mostra coletiva com Alê Jordão, Coletivo Bijari, Daniel Melim, Jaca, Mariana Martins, Narcélio Grud, Rafael Silveira e Tec – apontando para os próximos 15 anos da badalada galeria. O Paço das Artes inaugura sua última expo no MIS antes de se mudar para um novo espaço: os artistas Maria Luiza Mazzetto e Virgílio Neto apresentam seus distintos trabalhos Dentro do Corpo e Tudo que não invento é falso. A Casa Mario de Andrade traz Mário & Alphonsus revisitados, comemorando 100 anos do encontro de Mário de Andrade com o poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens, por meio de referências em cartas e publicações da época. E tem muitas outras expos legais como você pode ver aqui na lista!
Maria Luiza Mazzetto e Virgílio Neto. A partir de terça (05.11) às 19h. Até 12.01. Gratuito.
Paço das Artes no MIS. Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Hugo França e Tom Fecht – APLOMB. A partir de quarta (06.11) às 19h. Gratuito.
Galeria Bolsa de Arte. Rua Mourato Coelho, 790, Pinheiros
Gabriela Costa – Verticalidades. A partir de quarta (06.11) às 19h. Gratuito.
Galeria Caribé. Rua João Lourenço, 79, Vila Nova Conceição
Mário & Alphonsus revisitados. A partir de quinta (07.11) às 10h. Gratuito.
Casa Mário de Andrade. Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda
Ojidu – Árvore da Vida Warao. A partir de quinta (07.11) às 19h. Gratuito.
A CASA museu do objeto brasileiro. Avenida Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros
Sérgio Free – “Antrópicos”. A partir de quinta (07.11) às 17h. Gratuito.
Galeria Alma da Rua. Rua Gonçalo Afonso, 96, Vila Madalena
Daniel Albuquerque: “Cômodo”. A partir de sábado (09.11) às 15h. Até 14.12. Gratuito
Pivô. Avenida Ipiranga, 200 – Edifício Copan, loja 54, República
Mostra de Dan Coopey. A partir de sábado (09.11) às 11h. Gratuito.
Galeria Estação. Rua Ferreira de Araújo, 625, Pinheiros
Cruz-Diez: a liberdade da cor. A partir de sábado (09.11) às 11h. Até 02.02. Gratuito.
Espaço Cultural Porto Seguro. Alameda Barão de Piracicaba, 610, Campos Elíseos
Choque 15 Anos. A partir de sábado (09.11) às 12h. Gratuito.
Choque Cultural. Rua Medeiros de Albuquerque, 250, Vila Madalena
Além das dezenas de aberturas independentes pela cidade (que falamos aqui em cima), o fim de semana respira ainda mais arte com o Art Weekend – uma celebração em torno da arte para formar novos públicos e aproximá-los de artistas, curadores e galerias. O evento promove uma maratona cultural com mostras, performances, lançamentos de livros, talks e visitas guiadas por artistas, curadores e especialistas em artes visuais e, novidade desta edição, o roteiro de ateliês, no qual artistas abrem seus espaços de criação para visitas do público. A programação acontece pelas regiões do Centro, Pinheiros, Vila Madalena, Itaim e Jardins, em dezenas de galerias como 55SP, Casa Triângulo, Central, Luisa Strina, Millan, Nara Roesler, Mendes Wood DM, Zipper e Vermelho.
Art Weekend. Sexta (08.11) a domingo (10.11), varios horarios. Gratuito.
Várias galerias da cidade
O Festival A Vida no Centro vai ocupar o Centro Histórico de São Paulo com shows, cultura e experiências, estimulando assim uma nova relação das pessoas com a região onde a cidade nasceu. São debates, arena infantil, música, festa ao ar livre, gastronomia, passeios, visitas guiadas a prédios históricos e atividades físicas gratuitas durante todo o fim de semana. Um pouco do que vai rolar: diálogos “O Centro Histórico de São Paulo” com Orlando Faria (Secretário de Turismo e Casa Civil) e “São Paulo Capital do Turismo e Cultura Acessível”, por Cid Torquato (Secretário municipal da Pessoa com Deficiência); paineis “Como a gastronomia está transformando o Centro de São Paulo”, com Janaina Rueda e “O poder da diversidade no Centro de São Paulo e os benefícios da pluralidade para o desenvolvimento”; Feira Preta Pocket; Passeios culturais “CCBB Por Dentro”, “Experiência imersiva pelas memórias da cidade” e “Pôr do sol no Centro Histórico” e ainda walking tour, tour infantil, circo-teatro, DJs, visitas guiadas e shows de Mustache & Os Apaches e Mariana Aydar!
Festival A Vida no Centro. Sábado (09.11) das 10:30 à 1h, domingo (10.11) das 10h às 18h. Gratuito.
Praça Antônio Prado, Centro
Para quem ama pedalar e está em boa forma física, o Musette Café promove uma pedalada puxada todos os sábados de manhã, saindo da Vila Olímpia com destino ao Pico do Jaraguá. O Musette é o primeiro “bike café” de São Paulo promovendo o ciclismo como esporte (e não apenas como mobilidade).
Pedal Pico do Jaraguá. Sábado (09.11), encontro às 6h, saída às 6h30 e retorno às 10h. Gratuito.
Encontro no Musette Café. R. Nova Cidade, 402 – Vila Olímpia
Um dia presencial do Congresso Brasileiro de Fotografia dedicado à fotografia de viagem.
Congresso Brasileiro de Fotografia – Viagens. Sábado (09.11) das 12:30 às 19:30. Gratuito com inscrições.
MIS SP. Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Dia gratuito no MASP!
Dia Goodyear no MASP. Sábado (09.11) das 10h às 18h. Gratuito.
MASP. Avenida Paulista, 1578, Bela Vista
Todo mês tem programação infantil bem legal na Pinacoteca!
PinaFamília & PinaCanção. Domingo (10.11) às 10h. Gratuito.
Pinacoteca. Praça da Luz, 2, Luz
Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.