Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Não é só o bacalhau que brilha na cozinha lusitana. Muito além de peixes e frutos do mar, Portugal também é conhecido pelo porco preto alentejano, uma das raças mais valorizadas do mundo. Ele encontrou no Alentejo o clima perfeito para ser criado.
Virou costume antigo nessa região ter a matança do porco feito por famílias rurais, que desenvolveram o hábito de adquirir um porco durante o ano para ser abatido durante o inverno. A preservação destas carnes pelo fumeiro, pela salga e pelo próprio frio, aliada à sua gestão controlada, garantiu o sustento das famílias até o ano seguinte.
No próximo dia 26 de janeiro acontece a Celebração do Porco Alentejano no hotel São Lourenço do Barrocal, em Monsaraz, na região do Alentejo a cerca de 2 horas de Lisboa.
O chef José Julio Vintém é quem comanda a cozinha no preparo do almoço que honra o porco alentejano das entradas às sobremesas – e do focinho à cauda. Uma lareira aquecerá os convidados que poderão provar sopa de cachola, enchidos assados em folha de couve, cabeça de xara ou toucinho do céu, entre outros pratos. O convite é para toda a família com programação também para as crianças.
A celebração do porco do Alentejo é a primeira de uma série de atividades que celebram os 200 anos da propriedade de São Lourenço do Barrocal.
Serviço:
Preço por pessoa €70,00
Crianças dos 5 aos 12 anos €30,00
Crianças dos 0 aos 4 anos: gratuito
Informação para reservas: [email protected] ou +351 266 247 140
São Lourenço do Barrocal. 7200-177, Monsaraz, Portugal
Neste link tem todas as infos de como chegar ao local saindo de diversos lugares de Portugal.
*Foto capa: São Lourenço do Barrocal por Filipe Lucas Frazão / divulgação
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.