Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Rituaali: um ritual de 7 dias para aprender a viver melhor

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

11 de September, 2019

Share

Eu nunca cogitei ir a um spa, porque sempre o associei com perda de peso, até surgir um convite pra eu conhecer o Rituaali, em Penedo. Decidi então embarcar para lá aproveitando que estava retornando de umas férias cheia de comilanças, vinho, drinques, noites mal dormidas e exageros, além da ansiedade de estar quase de mala pronta para mudar de país.

Lá fui eu, ainda no jet lag, com minha mala que eu não soube fazer, porque não sabia nem que roupa a gente leva para um spa. Cheguei no final de um domingo ensolarado, depois de um almoço com carne, o último que eu teria até o próximo fim da semana. Fui pega logo na entrada por um dos 52 funcionários do Rituaali, fiz duas consultas médicas (uma delas psiquiátrica), medi pressão, me pesei e contei todo o meu histórico de saúde, de dramas, de stress, de ansiedade e, claro, o porquê de eu estar ali.

O Rituaali não é apenas um spa para perder peso. É um spa para aprender a viver melhor, a relaxar, a respirar, a comer bem, a olhar pra dentro da gente, a entender de onde vem nossos problemas e detectar caminhos para resolvê-los. É um lugar onde chegamos à conclusão que somos mesmo o que comemos (e pensamos?). O objetivo é nos ajudar a entender que é possível ter uma melhor qualidade de vida. Parece óbvio, mas não é. A gente vai vivendo do jeito que dá esquecendo muitas vezes da gente mesmo.

Alguns dos chalés do Rituaali. Foto: André Maceira

Foi uma semana intensa com vários desafios, descobertas e, principalmente, me dando conta de como eu cuido mal do meu corpo, da alma, da alimentação, do planeta e até do próximo. Descobri coisas chatinhas também, como uma baixíssima massa muscular preocupante. Soube na prática que meu amor pelo café é vicioso e me faz mal. Eu não tenho energia sem ele, assim como o álcool é meu afago na hora em que quero relaxar. Aprendi que eu não paro para respirar e aquele lembrete do meu relógio “pare e respire” não é a piada que eu achava que era.

O Rituaali (ritual em finlandês) está na lista dos melhores e mais luxuosos spas do Brasil e não é à toa. É uma clínica & spa com apenas três anos de vida, mas que está ajudando muita gente a viver melhor. São quatro tipos de tratamento: obesidade & sobrepeso, ansiedade e depressão, stress crônico e bem-estar, sendo este último o que eu fiz. Os tratamentos stress crônico e depressão & ansiedade recebem muitos pacientes, mesmo que eles vão para lá sem saber disso. Afinal, a maioria dos nossos problemas está ali sambando na nossa mente. O Brasil ocupa hoje o segundo lugar em nível de stress no mundo. 70% da população está estressada. Quem aí não conhece alguém que sofreu um burnout (síndrome do esgotamento profissional)? Muita gente chega no Rituaali para tratar a obesidade & sobrepeso, mas se depara com um quadro de depressão, que é na verdade a causa do problema. Então é nele que vão focar.

A alimentação é vegetariana estrita e isenta de cafeína. Diferentemente do que imaginei, quase metade dos hóspedes eram homens, alguns deles acompanhando as esposas e encarando um dos tratamentos.

A agenda é cheia e diversa. Começa todos os dias às 7h da manhã com uma caminhada finalizada com Circuito Kneipp, uma andada na água gelada que ativa o sistema imunológico e a circulação.

O café da manhã é servido pontualmente às 8h. O cardápio varia de acordo com a dieta de cada um. No meu caso, em que a dieta era livre, eu sempre tinha três tipos de frutas, torradas de pão artesanal integral e pastinhas deliciosas. A manteiga também é limada do cardápio. O sal aparece muito timidamente, mas você nem sente falta dele. Também fiz um dia de dieta de suco para um detox mais caprichado. Foi mais fácil do que imaginei que seria, afinal os sucos eram potentes e fome eu não passei. O resultado foi uma leveza centralizada no abdômen que eu não sentia há tempos. A irritabilidade estomacal desapareceu, a pele ficou ótima, 2,2kg desapareceram junto com 6 centímetros de cintura! Os demais pacientes que compartilharam a semana comigo também comemoraram seus vários quilos deixados para trás.

A programação do spa tem palestras, bate-papos e aulas. Comecei a semana com uma palestra incrível sobre a origem das doenças e como evitá-las. Nela, concluímos que a maior parte das doenças surge da alimentação ruim que muitos de nós temos (a gente já sabia disso mas fingia que não sabia, não é?) e da nossa mente, com o stress e ansiedade como grandes vilões. Esses encontros diários foram bem eficazes comigo ao mostrar na teoria tudo que estávamos fazendo na prática por lá. Como funciona o nosso organismo, o que faz bem, o que faz mal, como vivem as pessoas mais felizes e saudáveis do mundo, a eficácia dos chás e ervas e da alimentação à base de vegetais, e o que o stress faz com o nosso corpo foram alguns dos assuntos discutidos.

Na agenda esportiva há várias atividades. Cada um segue de acordo com a sua indicação médica e também com o que gosta de fazer. Eu, que estava há um ano sedentária, fiz uma imersão na musculação, aula de postura & respiração, hidroginástica, alongamento, circuito TRX. Parado só fica quem quiser (e pelo que vi, ninguém quer). O Rituaali tem também uma quadra de tênis, além de duas piscinas para quem é da água, muitas trilhas para caminhadas e bicicletas disponíveis para pedaladas para visitar as cachoeiras da região.

Rituaali: piscina aquecida e jacuzzi para onde fugi nos dias chuvosos. Foto: André Maceira
Já nos dias de sol era essa uma das duas piscinas para onde eu corria no Rituaali. Foto: Lalai Persson
Rituaali – foto André Maceira

Após o jantar tem sempre alguma programação: cinema, ritual do chá, bate-papo espiritual, karaokê, música ao vivo. Mas os dias eram tão intensos que na maioria das vezes eu desligava às 22h junto com o wi-fi. Não lembro quando passei uma semana da minha vida dormindo antes das 23h.

A recepção do Rituaali bem ampla e aconchegante. Era nela que rolavam encontros à noite. Foto: André Maceira
Rituaali – recepção. Foto: André Maceira
A recepção do Rituaali. Foto: André Maceira

A tarde não era hora de comer. O mito de comer de três em três horas é derrubado enfaticamente, pois toda vez que qualquer alimento é ingerido, o corpo precisa trabalhar para processá-lo. Soma-se a isso o fato de muita gente ser sedentária, não gastando a energia que consome. Ou seja, a conta não fecha, já que o corpo recebe energia a cada alimentação e não gasta. Isso gera um desequilíbrio, podendo levar à obesidade e doenças relacionadas ao sobrepeso. De acordo com a (maravilhosa) chef e nutricionista Giovanna Fraga, responsável pela cozinha do Rituaali, o ideal no dia-a-dia é: um café da manhã caprichado (sem o café!) com frutas, sucos, chás, pão integral acompanhado de pastinhas substituindo a manteiga (eu substituí pelo queijo cottage); almoços sempre com a divisão de 25% de proteína, 25% de carboidratos e 50% de vegetais. À noite dar preferência para algo leve como sopa ou frutas. E o de sempre, tomar muita água. Chás também são sempre bem-vindos e muitos são milagrosos. Eu que o diga: Tomei o chá de cavalinha, que tem efeito diurético, 3 vezes por dia por 4 dias, e me ajudou a colocar para fora boa parte do líquido retido no meu corpo.

Os pratos servidos no Rituaali sempre seguem essa regra. Foto: Lalai Persson

As refeições são bem criativas e saborosas, além de ter ótima apresentação. Tudo lá é bonito. Foi impossível não sacar o celular a cada prato colocado na nossa frente. Ok, o detox digital não rolou como eu gostaria.

Meu café da manhã no Rituaali à base de frutas variadas. Foto: Lalai Persson
Almoço cheio de folhas, legumes e também proteína no Rituaali. Foto: Lalai Persson
Rituaali: Sobremesa sempre caprichada e sem adição de açúcar. Foto Lalai Persson

O Rituaali fica cercado pelo belo Parque Nacional do Itatiaia. É luxuoso, mas sem ostentação e tem serviço primoroso. Os quartos são amplos, com decoração elegante de muito bom gosto, todos eles com vista para a floresta e para a piscina. Também possuem chalés para quem quer ainda mais espaço e comodidade, mas garanto que os quartos agradam qualquer pessoa mais exigente.

O quarto luxo do Rituaali. Foto: André Maceira

O Rituaali criou seus tratamentos baseados na Medicina de Estilo de Vida e na Medicina Comportamental, que têm como pilares a prática de exercício físico com regularidade, alimentação equilibrada, sono de qualidade e controle da ansiedade e stress. A direção fica nas mãos do argentino Juan Carlos Picasso, especialista em terapia cognitiva-comportamental, que entrega o que promete: cuidar do hóspede de maneira integral.

Juan Carlos Picasso, diretor do Rituaali. Foto: Camilla Maia

Os tratamentos foram criados para serem feitos em sete dias, mas os que ainda não conseguiram abrir mão do seu dia-a-dia corrido, podem optar pelo programa reduzido de quatro dias. O Picasso me garantiu: quem entra nos tratamentos ansiedade e depressão ou stress crônico faz o equivalente a 6 meses de terapia neste período.

Eu, que fiquei lá sete dias, afirmo: é na medida certa e eficaz. O pacote inclui consultas médicas diárias, terapia individual e em grupo, checkup metabólico, enfermagem 24h, acompanhamento por 30 dias após checkout, três massagens e seis tratamentos terapêuticos, além do spa ter sauna, jacuzzi e piscina aquecida. Todos os dias eu tive minha hora de princesa. As massagens e tratamentos terapêuticos também são indicados pelos médicos, já que tem muita gente que chega lá tão travada de stress que são necessárias massagens específicas para destravar tudo. Além disso tudo, há um vasto cardápio de diferentes massagens e outros tratamentos extras, incluindo tratamentos de beleza cobrados a parte.

Rituaali: Eu num dos tratamentos terapêuticos: banho com sais numa banheira bem quentinha no meu momento “princesa”
Spa Rituaali – banho vichy para relaxar. Foto: André Maceira

Num momento de mundo tão turbulento como o que estamos vivendo, o que mais precisamos é de esperança, amor e bem-estar. O Rituaali acaba sendo um espaço para nos ajudar a aprender a cuidar da saúde física, mental e espiritual que tanto precisamos agora. Para mim foi um freio necessário na vida que eu não sabia que precisava. De repente me vi como uma paciente precisando de ajuda. Voltei outra, muito melhor. Mais leve, mais feliz, mais animada e com uma energia incrível que eu nem sabia que tinha.

Exige um investimento financeiro, mas colocando na ponta do lápis, a conta fecha com tudo que o spa oferece, como ele cuida de você e, principalmente, os aprendizados que você leva para a vida. Os pacotes custam a partir de R$ 6.360 para tratamentos de 4 dias.

Rituaali Clínica & Spa
Rua Harry Bertel , Acesso A, 310, Penedo, Rio de Janeiro

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

11 de September, 2019

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

Comentários

  • gostaria de saber preco casal por 1 semana de 19 a 25 de janeiro

    - paula castro
    • Oi Paula, sugerimos que você faça o contato diretamente com o Spa, que poderá fornecer todas as informações que você precisa. Telefone 24 3351-9200 – se você puder dizer que viu o post no Chicken or Pasta, agradecemos bastante. :)

      - Lalai Persson
  • Gostei muito de tudo que vi aqui.

    - Neide Magalhães
  • Bom dia , gostaria de saber sobre valores de 7 dias . E pq apareceu que esse mês está com promoção .

    - Aline Cristina vicente Magalhães
    • Oi Aline, você pode entrar em contato diretamente com o Rituaali que eles te passarão todos os valores e o que está incluso no pacote: 24 3351-9200. Pode falar que você viu o artigo aqui no nosso site. Obrigada, bjs.

      - Lalai Persson
  • Gostaria de saber mais detalhes

    - Ursula
    • Oi Ursula, você pode entrar em contato diretamente com o Rituaali que eles te passarão todos os detalhes, valores e o que está incluso no pacote: 24 3351-9200. Fala que viu aqui no Chicken or Pasta. Bjs, Lalai

      - Lalai Persson
  • Preciso da programação para o final de ano . Natal 🎄 e Réveillon

    - Teresinha nobre
    • Programação de onde? Do Rituaali?

      - Lalai Persson

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.