Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Passou voando. O Farol Santander está completando seu primeiro ano de vida, e já coleciona sucessos. Desde 25 de janeiro de 2018, o Banespão recebeu mais de 300 mil visitantes, e reinseriu o edifício-ícone de São Paulo no circuito cultural da cidade. Para comemorar a data, eles anunciaram as novidades que virão em 2019, e que prometem deixar o Farol Santander ainda mais agitado.
No campo das artes, as novidades já chegam a partir de amanhã (22/01). Como vem sido feito desde o começo, os andares 22 e 23 recebem instalações imersivas com duração de 3 meses. O ano abre com a exposição ‘Além do Infinito‘, que junta duas obras bem diferentes, mas que conversam em seus propósitos. A primeira é ‘UP THERE’, da artista visual brasileira Regina Silveira, que acaba de completar prolíficos 80 anos. Nela, o espectador flutua entre a atmosfera da Terra durante o dia, e a imensidão do espaço à noite, sem nunca tocar no solo. A segunda é ‘Beyond Infinity’, instalação multissensorial do artista francês Serge Salat. Aqui o ambiente mistura espelhos, luzes, música e arte fractal para nos transportar a uma dimensão abstrata e teatral. O trabalho de Salat foi uma das inspirações visuais para o filme ‘Inception’, que fica muito evidente em ‘Beyond Infinity’.
Isso é o que temos até abril. Em maio, os dois andares serão ocupados pelo trabalho inédito no Brasil do coletivo japonês TeamLab. A gente já falou sobre o trabalho deles aqui, e já não conseguimos nos aguentar de expectativa. E já em fevereiro, os andares 19 e 20 receberão uma exposição temática sobre a eterna Rainha do Rádio brasileira Hebe Camargo. Será uma oportunidade única de realizar o sonho de sentar no sofá da Hebe. O ano ainda vai contar com a mostra ‘Riscos e Rabiscos‘, explorando o universo da tipografia, e ‘Etnos – Faces da Diversidade‘, que contará a história da diversidade humana através de máscaras étnicas.
Outro grande pilar com muitas apostas do Farol Santander em 2019 é a gastronomia. Será nada menos que 4 novos andares ocupados pela boa comida. O Boteco do 28, no 28º andar, será um restaurante inspirado nos bares de tapas espanhóis, com clima bem despojado, e previsão de abertura para março. O Restaurante do 29, que abre em abril, será uma homenagem aos restaurantes sofisticados clássicos de São Paulo. Nele, chefs renomados trarão experiências gastronômicas exclusivas de curta temporada. E o LAB do 31 será uma escola gastronômica que poderá ser usada para aulas e eventos.
Mas se você não aguenta esperar (nós também não!), pode se preparar para o novo point do Centro Velho que abre já agora em 1 de fevereiro. A turma do SubAstor tomou conta do subsolo do prédio, onde ficava o cofre do antigo Banco do Estado de São Paulo, e ali instalou a filial do famoso bar da Vila Madalena. O espaço, inaugurando em 1947, é tombado pelo Patrimônio Histórico, sofreu mínimas interferências, e mantém as características da época, mas com uma ambientação bacana como a do primeiro SubAstor. A carta de drinks é assinada por Fabio la Pietra, que criou um drink exclusivo chamado The Hidden (whisky, vermute, campari e chá de rooibos). O Bar do Cofre SubAstor vai funcionar de quinta a sábado, das 17h à 1h.
E se isso não é suficiente, o resto do Farol Santander segue a toda, com pequenas adições. A Arena do 8 continua com sua programação intensa de debates e encontros ligados a cultura, moda e gastronomia. A SPFW, que esteve no Farol na última temporada, deve voltar para mais duas edições ali nesse ano. O saguão ganhou uma pequena loja de souvenires. E a corrida vertical pelas escadas, que aconteceu em dezembro e faz parte do circuito Santander Track&Field Run Series, fez tanto sucesso que deve voltar esse ano. Tá bom agora?
Farol Santander
Rua João Brícola, 24 – Centro
De terça a sábado, das 9 às 20h. Domingo, das 9h às 19h.
Ingressos: R$20 (visitação completa).
Entrada ao Bar do Cofre ou a eventos específicos não necessitam de ingresso.
*Foto do destaque: um dos ambientes do Bar do Cofre SubAstor – Renato Salles
Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.
Ver todos os postsA exposição da Hebe vai até quando?
A exposição Hebe Eterna entrará em cartaz no dia 19 de fevereiro e fica até início de julho.
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.