Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

As melhores estações de esqui da América Latina

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

17 de June, 2019

Share

Apresentado por

Nem só de praia e verão vivem os mortais, certo? E se Oswald de Andrade, poeta modernista brasileiro, disse que “Só me interessa o que não é meu”, é bem verdade que nós brasileiros morremos de curiosidade e atração pela neve. São pouquíssimos os lugares que nevam no Brasil e a maioria dos brasileiros nunca teve a oportunidade de pisar na neve ou esquiar na vida! Já pensou nisso?

Mas a boa notícia é que você não precisa ir para os Alpes Suíços caso queira encontrar uma boa estação de esqui para matar essa curiosidade. Caso você já esquie bem, esse artigo também é pra você, porque nós vamos listar as 6 melhores estações de esqui da América Latina.

Valle Nevado

Snowboard no Valle Nevado. Foto: divulgação

Nós do Chicken or Pasta estamos fazendo vários posts especiais para “iniciantes e iniciados” nessa fofozura que é a estação de Valle Nevado. Se você ainda não viu nossos posts, comece por aqui. 

Valle Nevado é um lugar perfeito para a prática do esqui, e o melhor para nós é que fica só a 1h30 da capital Santiago. Essa é uma das estações de esqui com melhor infraestrutura do Chile e, por causa disso, costuma atrair  muitos brasileiros.  Se você está de passagem pelo país, vale a pena subir para experimentar um dia de esqui – mas se você estiver indo para esquiar, nós recomendamos uma semaninha nas pistas.

A alta temporada normalmente acontece entre final de junho e  final de setembro, e a neve é ótima quase todo o período. Ir em baixa temporada também pode valer a pena por conta das promoções, tanto de passagens quanto de hospedagem.

A estação do Valle Nevado fica no topo da montanha, 3 mil metros acima do nível do mar, e por isso sua temporada de neve é bem longa. Quando você chegar lá em cima, vai fazer todo sentido ter subido. O complexo conta com lojas, seis restaurantes, um spa e um fitness center, cinema, biblioteca, bares e lounges, um bar com música ao vivo, além da vista privilegiada para as montanhas. Ou seja, quem quiser escapar um pouco das pistas vai ter coisas pra fazer.

Para hospedagem, existem hotéis de 3, 4 e 5 estrelas (Tres PuntasPuerta del Sol e Valle Nevado) na estação, e no Valle Nevado Ski Resort há 9 edifícios de apartamentos de 1, 2 e 3 quartos e habitações tipo estúdio que são mais baratas que um hotel. Se você quiser uma opção mais em conta, vale ficar em um hostel em Farellones e pedir uma carona para o Valle Nevado. O que importa é ter a experiência, não é mesmo?

Cerro Catedral Bariloche

Cerro Catedral Foto Divulgação Facebook

O Cerro Catedral é uma das estações de esqui mais buscadas da América Latina e fica na cidade de San Carlos de Bariloche, ao sul da Argentina. Apenas 19 quilômetros separam o centro da famosa Bariloche do Catedral Alta Patagônia onde fica o  Cerro Catedral. Essa montanha tem 2.180 metros de altura na parte mais alta e é o destino ideal para quem quer ter contato com a neve pela primeira vez em uma viagem econômica, pois é possível chegar lá com transportes públicos e os vôos para Argentina costumam ser barato a partir do Brasil. Vale para quem quer conhecer a diversão na neve de uma maneira geral: esqui, snowboard, contemplação dos picos nevados, andar de teleférico, andar de esquibunda ou simplesmente ter um momento de contemplação na neve. A estação conta com cerca de 53 pistas de diversos níveis de dificuldade. Você pode comprar um passe diário, que dá direito a um tour de 1 hora e meia pela estação, ou tirar uns dias para conhecer melhor a neve.

Pegar um ônibus (linhas 50 e 51) no centro de Bariloche é a maneira mais barata para chegar até o Cerro Catedral caso você esteja com a grana curta. Fique atento pois o ônibus não aceita pagamento em dinheiro, então você precisa ir até alguma das estações onde se carrega o cartão SUBE para poder ter acesso a esse transporte. Você também pode pegar um táxi com preço fechado (Remis), contratar uma agência de turismo ou um carro alugado. Nossa dica principal é: fiquem de olho no site deles para saber exatamente sobre o calendário de eventos, começo de temporada e todas as outras informações que possam ser necessárias.

Portillo

Foto Divulgação Facebook

Portillo é um dos centros de esqui mais tradicionais no mundo dos esportes de neve. Construído ao final da década de 40 na exata divisa entre Argentina e Chile, o resort está literalmente encravado na Cordilheira dos Andes, cercado de picos por todos os lados e à frente de uma lagoa de uma cor incrível – a Laguna del Inca.

São cerca de 160 km de distancia entre o centro de Santiago e o resort, percorridos na estrada internacional que leva à fronteira com a Argentina, numa zona muito bonita e pitoresca – e cheia de curvas… aliás, em Portillo você terá a rara sensação de esquiar por sobre esta estrada, passando por cima de túneis, um must!

O resort oferece uma ótima estrutura para a prática do ski & snowboard, com 15 teleféricos e quase 50 km de pistas, além de apoio para a prática de fora-de-pista e heliski, escola com instrutores internacionais, palestras e técnicas.

Cerro Castor, Ushuaia

Estação de esqui Cerro Castor - Ushuaia. Foto: Ola Persson
Estação de esqui Cerro Castor – Ushuaia. Foto: Ola Persson

Cerro Castor é a estação de esqui mais austral da América do Sul. A cada nova temporada, tem atraído mais turistas e praticantes de esportes de neve. A estação fica a 26 km do centro de Ushuaia e para chegar lá são apenas 30 minutos de carro por uma estrada totalmente asfaltada.

Devido à sua localização estratégica, no fim do mundo, o Cerro Castor conta com uma das temporadas de esqui mais longas da América do Sul, que começa em meados de junho e se estende até o começo de outubro. Em tempo de mudanças climáticas, apocalipse zumbi e fim do mundo segundo o calendário maia, se você pretende esquiar logo no começo da temporada e não quer correr o risco de encontrar apenas neve artificial, pouca neve ou até neve nenhuma, o Cerro Castor em Ushuaia é o local ideal. Por lá é comum também esquiadores profissionais de diversos lugares do mundo treinar para as Olimpíadas de inverno.

Chapelco

Foto Divulgação Facebook

San Martín de Los Andes, onde Chapelco fica, é um encanto de cidade. Chapelco é a estação de esqui mais importante do patagônico estado de Neuquén, e localiza-se a 200 km de Bariloche, fazendo divisa, à oeste, com o Chile. Sua arquitetura tem estilo alpino, herdada da colonização europeia, está por todas as partes nas praças, parques, hotéis, restaurantes, bares e até nos consultórios médicos e odontológicos o estilo arquitetônico padronizado se faz presente. Chapelco é um oásis meio ao turbilhão dos Andes.

É uma opção mais tranquila em relação à vizinha Pucón, normalmente mais procurada, ou mesmo a Bariloche, que sofreu uma explosão de visitas nas últimas décadas e passou por instabilidade climática nos últimos anos.

Pucón

Foto Divulgação Facebook

O Centro de Ski Pucón é um dos mais modernos do sul do Chile. Ele se encontra a 20 minutos de Pucón, com uma excelente infraestrutura para realizar ski e snowboard, teleféricos e todo tipo de serviços. Esse Centro é administrado pela Gran Hotel Pucón Resort and Club e oferece promoções para desfrutar da temporada como ski weeks, incluindo tickets e alojamento, com diversas atividades para desfrutar. É um paraíso natural que chama atenção pelo conjunto formado por duas atrações de mesmo nome: o lago Villarica e o vulcão Villarica, conhecido por suas half pipes e erosões naturais. Aos pés do vulcão Villarica, o esqui em Púcon tem todo um outro sabor de adrenalina.

O Ski Pucón fica a 20 minutos do povoado de Pucón e dispõe de uma infraestrutura para a prática deste esporte com instalações que abrigam as mais importantes competições de nível internacional. Pucón está a cerca de 780km ao sul de Santiago, capital chilena, e a maneira mais fácil de chegar à cidade é de avião. Caso haja interesse ir de avião, Púcon tem um aeroporto de pequeno porte que fica fechado a maior parte do ano e recebe poucos voos, mas vale a pena pesquisar na época em que você for. Para quem prefere economizar, é possível encontrar empresas que fazem o trajeto entre Santiago e Pucón de ônibus.

E você, pronto para fazer as malas?

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

17 de June, 2019

Share

Apresentado por

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.