Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

13 Restaurantes em Tóquio indicados por japoneses

Quem escreveu

nonormal japao

Data

19 de September, 2019

Share

Finalmente, escrevo um post sobre comida – o meu assunto favorito! E, para desenvolver este post conversei com alguns japoneses para pedir indicações de seus restaurantes favoritos de Tóquio. Por isso, restaurantes com sushi, udon, soba, e até comida orgânica foram alguns dos recomendados nesta lista. Mal posso esperar para experimentar todos eles 😍

1 Marugame Seimen – udon e tempurá

Para começar esta lista, uma das sugestões da Chisato foi este lugar com os clássicos udon e tempurá. O udon é aquele macarrão mais grosso, que pode ser comido em sopas ou até mesmo frio. Este famoso restaurante tem várias filiais ao redor de Tóquio, por isso, é uma boa opção para experimentar.

View this post on Instagram

#釜玉うどん #うどん #丸亀製麺

A post shared by Natsuki (@kobanatsu56) on

2 Genki Sushi

O que não poderia faltar nesta lista é um restaurante de sushis, claro! Contudo a recomendação da Chisato realmente fugiu do óbvio e tradicional. Isso porque, ela nos indicou o Genki Sushi, outra opção que tem algumas filiais de restaurantes em Tóquio para poder experimentar. A proposta desta rede é o kaiten zushi, ou sushi rotativo. Nestes lugares, os pratos são colocados em uma esteira e vão passando até que algum cliente pegue para comer.

Além disso, o serviço do Genki Sushi é totalmente automatizado. Por meio de uma tablet, o cliente faz o pedido e ele chega pela esteira. Uma experiência dentro da experiência 🤯 No mínimo, parece ser divertido!

View this post on Instagram

the future is here 🍥🥛

A post shared by aliiy melo 😬 (@originaliiy) on

3 Kisoji – shabu shabu

Uma das formas mais populares de se comer carne bovina no Japão é o shabu shabu. Neste prato, a carne é servida fatiada crua, e é cozida em uma panela no centro da mesa dos clientes. Nela, a carne é rapidamente fervida nessa panela com água temperada, juntamente com vegetais, tofu, e outros tipos de carne. O termo shabu shabu surgiu de uma onomatopéia que se refere ao som da comida sendo cozida na água quente. 

O Kisoji é um restaurante sugerido pela Chihiro. Apesar de ser mais um restaurante mais caro, ele funciona no esquema de comer à vontade. 

4 On-Yasai – shabu shabu

Uma outra opção de shabu shabu mais em conta que a Chihiro nos sugeriu foi o On-Yasai. Esta também é uma rede de restaurantes e é possível experimentar em alguns lugares de Tóquio, além de poder comer à vontade também. 

View this post on Instagram

しゃぶしゃぶ 温野菜

A post shared by @ kkkchann on

5 Locale – “farm-to-table”

Depois de tanta opção com carne, se você sentiu falta de uma dica mais “verde”, uma boa opção é o Locale, um dos restaurantes favoritos da Mariko. Este é um lugar que tem como inspiração os restaurantes “farm-to-table” da Califórnia, onde se busca consumir alimentos de produtores locais 💚

6 Sato Yosuke – udon

Outro restaurante de udon indicado pela Chisato, o Sato Yosuke, que só pelas fotos do site, deu vontade de conhecer! Isso porque, a sua receita de macarrão artesanal, foi passada de pai para filho, por mais de 150 anos. Imperdível!

7 Eatrip – “farm-to-table” e orgânico

Este é um restaurante que parece ser bem descolado, e que foi indicado pela Juri e pela Mariko. Considerando que eu sei que as duas têm bom gosto, este lugar deve ser bom mesmo! É uma outra opção de restaurante “farm-to-table”, que trabalha com produtores locais, além de ser orgânico.

8 Yamasemi – soba

Eu amo um soba gelado, ainda mais no calor! O soba é um macarrão mais fino (entre um udon e um espaguete), e é possível comê-lo quente ou gelado. Por isso, fiquei bem feliz com a indicação do Hoizumi de um restaurante de soba, o Yamasemi. Com certeza, irei visitar!

View this post on Instagram

#お蕎麦

A post shared by itsumo_tabetai (@itsumo_tabetai) on

9 Pariya – delicatessen

Um outro restaurante que parece ser bem descolado, indicado pela Mariko, é o Pariya. Nele, você escolhe entre as opções do dia que estão na vitrine, paga e depois come. Este lugar tem boas opções de saladas e comidas mais leves, além dos doces 😍

View this post on Instagram

今日のランチはヘルシー

A post shared by akko (@autumn.moon_) on

10 Nanohana – vegetais e frutos do mar

Uma recomendação de um restaurante voltado para o consumo de vegetais e frutos do mar é o Nanohana, indicado pela Kaoru. Neste lugar, os pratos são típicos da ilha de Sado no Japão, onde são conhecidos pela variedade de peixes, camarões, caranguejos, entre outros. Visto que a Kaoru trabalha divulgando a culinária japonesa por meio do Kitchen Nippon, esta dica vale ouro!

11 Kusamakura – curry japonês

E não podia faltar nesta lista um restaurante com o curry – ou karê, como os japoneses pronunciam. E esta dica é de uma especialista, a Kisa, que todo ano publica um zine com alguns dos melhores restaurantes de curry de Tóquio, o Curry Note. Se você estiver com vontade de comer karê, pode ir sem pensar duas vezes! – e também dá para comprar o zine dela lá 😊

restaurantes tóquio
Curry japonês no Kusamakura | Foto: Kisa Miyazaki

12 Yamato Sushi

Um outro restaurante de sushi indicado pela Chisato! O Yamato Sushi é um pouco mais afastado do centro de Tóquio, próximo ao Aeroporto de Narita. No entanto, parece ser uma boa pedida para quando você estiver indo ou voltando do Japão, já que a maioria dos vôos internacionais parte de lá.

13 Narabiya – okonomiyaki

Algo que eu amo é okonomiyaki! Tenho ótimas lembranças dele no Japão, dividindo com algumas amigas brasileiras, quando as vacas estavam bem magras. E, por isso, fiquei bastante feliz com a recomendação da Akiko deste restaurante.

O okonomiyaki, ou a “panqueca japonesa”, é uma massa grelhada de farinha e ovo misturada com repolho e outros vegetais e carnes, regada com muito molho e maionese. Esta dica da Akiko fica em Yokohama, um pouco afastada de Tóquio, mas ainda assim, eu iria!

14 (extra) Kyushu Jangara – ramen

Uma dica extra que é minha! O Kyushu Jangara não tem necessariamente o ramen mais celebrado de Tóquio, mas tem um lugarzinho especial no meu ❤️. Esse ramen tonkotsu (com caldo de osso de porco) sempre me acalentou em muitos momentos que passei em Tóquio, nos bons e nos ruins. Por isso, eu realmente recomendo esse lugar! 

restaurantes tóquio
Ramen do Kyushu Jangara | Foto: Takeshi Kiriya (Flickr)

15 (extra 2) Tensuke – tempurá

Se tem um lugar que eu quero muito ir, é o Tensuke! Não sei se é bom, mas parece ser incrível! Esse é um lugar fortemente recomendado por uma aeromoça filandesa que apareceu no programa japonês, YOUは何しに日本へ? (Por que você veio ao Japão?).

O programa acompanhou a saga dela para ir ao restaurante e voltar correndo ao hotel, já que logo ela já ia partir do Japão. O hotel dela ficava próximo do Aeroporto de Narita, e o restaurante em Koenji, ou seja, do outro lado de Tóquio. 

E o prato? O prato que ela foi atrás, não poderia ser mais simples: tempurá de ovo sobre arroz 😂 Mas, foi justamente isso que me fez querer ir atrás também… Se ela cruzou a cidade correndo por causa desse prato tão simples, é porque ele deve ser mesmo inacreditável!

Espero que você tenha encontrado boas recomendações nesta lista 😊 Em breve, quero fazer uma lista com os meus restaurantes favoritos de Tóquio! Uma dica que pode te ajudar a economizar um pouco: prefira ir aos restaurantes no almoço, quando os preços são bem mais camaradas.

Gostaria de agradecer aos meus queridos amigos que me ajudaram a escrever este post: Chisato, Yusuke, Juri, Kaoru, Chihiro, Atsuko, Tamaco, Akiko, Kisa, Hoizumi e Mariko. ありがとう!❤️

Um post super legal sobre a culinária japonesa aqui no Chicken or Pasta, é o Uma viagem pela culinária japonesa no Google Arts & Culture. Outro post sobre o Japão que vale a pena ler é o Guia para curtir um pedaço do Japão em São Paulo, que fala sobre um pouco da cultura nipo-brasileira em São Paulo ❤️

*Foto de destaque: Thomas Marban / Unsplash

Quem escreveu

nonormal japao

Data

19 de September, 2019

Share

nonormal japao

Cultura pop, gastronomia, arte, moda, comportamento, viagem, e tudo o que há de mais apaixonante sobre o Japão – por Soraya Tengan. Também no www.instagram.com/nonormal.jp

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.