Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Tudo que se relaciona ao Japão me interessa. Nesta terça-feira o Google Arts & Culture, a plataforma mais legal do gigante das buscas, lançou uma mostra inédita sobre a gastronomia japonesa com um conteúdo riquíssimo.
A mostra “Meshiagare! Sabores do Japão” promove uma viagem imersiva para entender essa cultura tão milenar. Meshiagare em português seria algo próximo ao nosso “bom apetite”. A coleção conta com cerca de 130 exposições virtuais, mais de 3 mil fotos e vídeos mostrando pessoas, lugares e as tradições que tornam a a culinária japonesa tão especial.
No lançamento da mostra, Telma Shiraishi, chef do Aizomê e Embaixadora para Difusão da Cultura e Culinária Japonesa no Brasil, falou um pouco sobre a dificuldade que foi sua incursão inicial na cozinha japonesa devido a falta de material (especialmente em português) e também de uma escola formal de culinária japonesa no Brasil. Para ela, a culinária do Japão não é sobre gastronomia, mas sim sobre tradição, manifestações artísticas e culturais. Mergulhar no assunto é estudar além do fogão. É se embrenhar na história do país.
Para quem gosta do Japão, é possível passear pelas histórias do Golden Gai, um seis ruas bem estreitas que reúnem cerca de 280 bares (todos minis) desde o começo dos anos 1960. Um tour em Street View pelo Mercado de Peixe Toyosu, o maior do gênero do mundo que substitui o antigo Tsukiji Market, que fechou em outubro de 2018 para mudar de lugar e nome, e uma viagem pelas ruas de Osaka.
Ainda é possível aprender sobre os diversos pratos típicos japoneses, inclusive como prepará-los, a origem do sushi, os chás, os saquês, os doces (wagashi), as louças (laca, facas, chaleiras e os mais variados estilos de cerâmica), as celebrações típicas, a culinária & cultura pop (mangá, por exemplo), além de tour guiado por cenários de comida sazonal no período Edo (1603-1868) e estudos aprofundados sobre o “Umami”, o quinto sabor que complementa os outros quatro gostos básicos do paladar humano (amargo, doce, salgado e azedo). Todo o conteúdo é em torno da comida e é realmente incrível ver como a culinária japonesa está conectada com todo seu entorno e cultura.
Vale a viagem! Prepare-se para passar horas nessa mostra. Parte do conteúdo é inglês, mas é possível traduzir diretamente na plataforma, que está disponível para desktop ou app para IOS e Android.
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.