9 influencers postaram fotos maravilhosas, de lugares idílicos, em seus Instagrams. Seus milhares de seguidores aplaudiram, se deslumbraram, e desejaram um dia conhecer esses cantos fantásticos e intocados do mundo. Só que nem eles nem ninguém vai poder fazer isso. As fotos eram todas montagens digitais, de lugares que foram completamente destruídos pela ação do homem. A ação, criada pela WWF – World Wide Fund for Nature na França, é um grande alerta sobre o pouco que temos feito para conservar a natureza.
A campanha recebeu como nome uma hashtag: #TooLatergram. A mensagem é bem direta e forte, já é tarde demais. A grande barreira de corais na Austrália, por exemplo, é hoje tomada em boa parte por uma massa submersa de corais mortos. Montanhas viraram valas de extração mineral, florestas viraram pastos, praias viraram lixões a céus aberto. Enquanto isso estamos todos de braços cruzados, dando likes em fotos falsas de pessoas que não conhecemos.
Ok, o problema tem proporções globais, e abarca as maiores e mais poluentes empresas do mundo, presidentes que chamam o aquecimento global de intriga da oposição, congressos que entregam florestas inteiras para a exploração agropecuária, e o drama da nutrição de mais de 6 bilhões de pessoas. Você sozinho não vai conseguir fazer muito aí do seu sofá. Mas tem um monte de pequenas ações que se cada um colaborar um pouco, a gente pode começar a caminhar para o lugar certo. Usar menos plástico, diminuir o consumo de carne, cobrar atitudes ecológicas dos governantes, viajar de forma responsável….
A gente sempre sonha com os grandes cartões postais do mundo, e muitas vezes estar lá e ver a situação verdadeira do lugar pode ser uma experiência bem decepcionante. E as redes sociais são um agente bem crítico dessa situação. Só vemos, cada dia mais, o melhor ângulo, na melhor situação, com a melhor luz dos lugares. Mas com esse nível de destruição que estamos praticando, logo logo não vai ter filtro que consiga deixar os destinos bonitos. Bora tentar salvar o restou?