Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Turismo do Bem: Thai Freedom House

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

18 de July, 2017

Share

Pelas nossas andanças por aí, sempre nos deparamos com bons projetos, que trazem algum benefício para o mundo, seja dando educação para refugiados, protegendo o meio-ambiente ou melhorando a qualidade de vida da população local, entre outras coisas. Pensando nisso, resolvemos criar essa nova coluna aqui no Chicken or Pasta: O Turismo do Bem tem como intuito promover essas ações e deixá-las no seu radar para quando visitar alguma dessas cidades. Os lugares que aparecem por aqui podem ser ajudados de forma fácil e rápida, seja fazendo uma refeição ou um tour.

Um dos povos que mais imigra para a Tailândia são os birmaneses, que tentam fugir do país devido ao regime autoritário de lá. Porém, assim como a maioria dos países do sudoeste asiático, a Tailândia não assinou a Convenção Relativa ao Estatudos dos Refugiados de 1951, nem seu protocolo de 1967. O que isso significa na prática, é que imigrantes têm apenas alguns direitos e não tem a proteção devida contra exploração. Um dos absurdos contra os birmaneses no país é que, de acordo com a lei, eles só podem estudar até os 12 anos. Depois disso, normalmente procuram trabalho ou cuidam dos irmãos mais novos. Isso causa um círculo vicioso, onde os refugiados vivem em situação precária e conseguem trabalhos com baixo rendimento, como em pesqueiros ou construções.

Foto: Daniella Valentin
Foto: Daniella Valentin

É nisso que entra o Thai Freedom House, que funciona em Chiang Mai. Fundado em 2005 pela americana Lisa Nesser, a ONG atualmente atua em 3 projetos. O primeiro é um centro de estudos no local, onde crianças e adultos podem aprender inglês e tailandês. O segundo projeto é levar professores aos acampamentos, para as pessoas que não tem condição de ir a escola. O último é a Educação da Comunidade, que é composto por 2 partes: uma é educando turistas da situação dos refugiados e povo indígena no país; e outra é levando informações para as comunidades distantes, ensinando onde procurar ajuda e quais são seus direitos na Tailândia.

E como tudo isso é financiado? Bom, não preciso nem falar que eles não recebem um centavo do governo, certo? Quando surgiu, o Thai Freedom House vivia unicamente de doações, que ainda é possível fazer. Mas como esse meio sempre deixava a casa no vermelho, uma nova alternativa surgiu: a abertura de um café que funciona no local, o Free Bird Café. Misturando culinária do norte da Tailândia e as delícias da comida birmanesa, o local é vegetariano e oferece café da manhã e almoço. Ele é 100% sem lucro, tudo que entra ali vai para a organização. A comida é deliciosa e tem os maravilhosos Khao Soi e Salada de Folha de Chá (ambos apareceram no nosso post de 21 pratos para provar antes de morrer). Eu não consigo enfatizar o quanto esse lugar é maravilhoso e a comida melhor ainda. Nos quase 20 dias que fiquei por Chiang Mai, virei cliente constante.

Foto: Daniella Valentin
Foto: Daniella Valentin

O café tem ainda uma lojinha e um brechó, que aceita doações. Boa parte das roupas deixadas ali são levadas para as comunidades, além de redes para mosquitos, camas e outros itens. E, se você tem a intenção de passar um tempinho por lá, pode também tentar um trabalho voluntário.

Foto: Daniella Valentin
Foto: Daniella Valentin

Thai Freedom House – Free Bird Café
116 Maneenopparat Rd – Chiang Mai. Tailândia
De terça a sábado, das 9h às 17h

* Foto de capa: Daniella Valentin

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

18 de July, 2017

Share

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.