Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Fevereiro é mês de Carnaval e nenhum evento consegue competir muito com ele. Mas para quem quer fugir dos foliões, fevereiro reserva uma boa programação em São Paulo e a maioria dele acontece mesmo nos próximos dias. Quem quiser se jogar nos bloquinhos ou mesmo na avenida, recomendamos consultar esta planilha ou este post, que tem a agenda completa do que rola nas ruas da cidade.
Campus Party
Até 5 de Fevereiro, Anhembi
O Campus Party é um dos maiores eventos de tecnologia, ciência e cultura nerd do mundo. Reúne em 700 horas de conteúdo, palestras distribuídas em oito palcos, 4 áreas de workshops, área dedicada aos games e hackathons (desafios de desenvolvimento). Um dos destaques dessa 10ª edição é Mitch Lowe, o co-fundador do Netflix, e o Captain Planet, o ativista Pete Bethune. Muitas discussões e palestras sobre biotecnologia, ciborgues, liderança, realidade virtual são alguns dos temas presentes no evento.
Link: brasil.campus-party.org
Festival Sêla
1 a 5 de Fevereiro, CCSP, Breve e o Lourdes
Com a filosofia de que “lugar de mulher é no palco fazendo barulho” nasceu o SÊLA, para selar a parceria entre mulheres da música, aumentando assim sua representatividade no mercado através de shows e ações coletivas. E já começam bem: serão mais de dez shows, dj sets e uma roda de conversa em cinco dias de evento em três lugares distintos: o CCSP, o Breve e o Lourdes. Destaques não faltam. Nomes como Tiê, As Bahia e a Cozinha Mineira e Tássia Reis são alguns dos destaques.
Link: www.facebook.com/selamusical
The Art of Heineken
3 de Fevereiro a 12 de Março, MAC USP, em frente ao Parque do Ibirapuera
O MAC recebe a partir desta sexta-feira o projeto “The Art of Heineken” que, além da música sempre presente, terá também uma experiência imersiva envolvendo arte e tecnologia. O evento proporcionará ao visitante a sensação de estar mergulhando no líquido da cerveja para depois conhecer a história da Heineken, com uma exposição holográfica. E esse é só o comecinho. A programação se estende até a noite em dias específicos, com festas e shows com nomes como Warpaint (3/2), Venga Venga, Acadêmicos do Baixo Augusta, entre outros.
Link: www.theartofheineken.com.br
Dekmantel São Paulo
4 e 5 de Fevereiro, Jockey Club (dia) e Fabriqueta (noite)
O Dekmantel é o festival que reúne o crème de la crème da música eletrônica. Pela primeira vez ele sai da sua cidade natal, Amsterdã, e desembarca em São Paulo para dois dias de festa. Durante o dia, a programação acontece no Jockey Club, e à noite ela se estica na Fabriqueta. No line-up, alguns dos destaques são Nicolas Jaar, Nina Kraviz, Jeff Mills, Moodyman, John Talabot, Ben Klock. Rolam também shows dos brasileiros Hermeto Pascoal, Azymuth e Bixiga 70. Dica: doando um livro é possível comprar meia-entrada.
Link: www.dekmantelfestival.com.br
Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna
8 de Fevereiro a 30 de Abril, MAM, Parque Ibirapuera
Anita Malfatti ganha uma exposição para celebrar os cem anos da primeira mostra de arte moderna no Brasil, com cerca de 70 obras que representam a trajetória de um dos nomes mais importantes da arte brasileira do século 20. A exposição tem como objetivo apresentar um recorte da trajetória de Anita, dividindo em três momentos: os anos iniciais, quando foi considerada o “estopim do modernismo brasileiro”; a época de estudos em Paris e a produção naturalista; e, por fim, as pinturas com temas populares.
Link: mam.org.br
*Foto destaque: Warpaint – divulgação
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.