Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Querer selecionar os “melhores eventos” num lugar só é muita pretensão. Mas ainda assim tentamos escolher alguns dos mais legais para ajudar você, que está com o pé na estrada, a curtir um bom show ou exposição por onde estiver passando. E junho é um mês bombástico, pois o verão desponta no hemisfério norte e a agenda ao redor do globo está de tirar o fôlego. Caso esteja no Brasil, não tem problema, porque destaques por aqui também não faltam. Vem com a gente!
Um dos maiores festivais de música dos Estados Unidos, o Bonnaroo tem também como objetivo ser um dos mais sustentáveis do país. O line-up é sempre gigante e impecável. Nessa edição tocam U2, Red Hot Chilli Peppers, The Weeknd, Major Lazer, The XX, Lorde, Flume, só para começo de conversa. O Bonnaroo abraça também a comédia, com uma programação dedicada a ela, e experiências em comunidade, com muita coisa rolando. É aquele festival que a gente junta os amigos, a família, e mora dentro dele por quatro dias. Mais infos: www.bonnaroo.com.
Meadows In The Mountains | 2016 from Benjamin Sasse on Vimeo.
O Meadows in the Mountains tem todo um ar hippie em volta. A música é importante, mas quem o frequenta diz que a grande estrela do festival é o sol nascendo atrás das montanhas envoltas por uma neblina fina. O headliner é o mesmo desde que o Meadows nasceu há sete anos. É um festival butique para apenas mil pessoas, que quer colocar o pé no chão de terra, quer dormir e acordar no meio da natureza, quer dar aquela relaxada. Ao fim dos três dias de festival, rola ainda uma after-party na piscina de um hotel, com DJs tocando das 10 até a 0h. É a balada da despedida. Clica no play no vídeo acima para sentir o que rola por lá. Mais infos: meadowsinthemountains.com.
A dOCUMENTA, o evento mais importante de arte contemporânea do mundo, abre suas portas no próximo dia 10 de junho, em Kassel, na Alemanha. Atenas, a capital grega, é o tema central desta edição. “Aprendendo com Atenas” discute como a arte e a cultura tratam da crise e, também, como um país caminha para a beira do abismo. São cem artistas participantes numa exposição que durará cem dias. É o evento do ano no universo das artes ao lado da Bienal de Veneza, que também já está rolando e vai até 26 de novembro. Mais infos: www.documenta14.de.
Já pensou em ir num festival que acontece por três dias, em lugares cinematográficos, com o sol rolando por 24 horas? Esse é o Secret Solstice, o festival que marca a chegada do verão na Islândia. Tem festa dentro de glacial, dentro de um barco para curtir o sol da meia-noite no meio do mar, e num túnel formado por lava de vulcão. O line-up é tão brilhante quanto suas locações. Esse ano tocam Foo Fighters, The Prodigy, Chaka Khan, Rhye, Seth Troxler, Unknown Mortal Orchestra, além de uma lista imensa de artistas islandeses. Mais infos: secretsolstice.is.
O Vento Festival chegou na sua terceira edição bem mais robusto e em novo local. Agora ele ocupará o centro de São Sebastião com três dias de programação gratuita. E repara na data: é bem no meio do feriadão. Destaques também não faltam na agenda. Neli Assumpção, Macaco Bong, Ava Rocha, Metá Metá, além de festa na rua com Free Beats. E para fechar com chave de ouro, um momento para matar as saudades do carnaval com o bloco Tarado Ni Você. Se animou? Pois é, a gente também. Mais infos: www.ventofestival.com.br.
O Sónar Barcelona é um dos nossos festivais de música favorito. E esse ano ele não desapontou com o line-up que, entre vários destaques, traz a islandesa Björk para um DJ set (aaaah, não é show!) na festa de abertura, e para abrir sua exposição “Björk Digital”, no CCBB. Mas o brilho da programação não para por aí. Carl Craig, De La Soul, DJ Shadow, Dubfire, HVOB, Jon Hopkins, Justice, Moderat, Little Dragon, Nina Kraviz, Nicolas Jaar, Seth Troxler & Tiga, Soulwax, Black Madonna, Vitalic, a musa Lena Willikens, só para começar a tirar o fôlego de quem estará por lá. Mais infos: sonar.es.
A Parada Gay de São Paulo está entre as maiores do mundo, com um público aproximado de 2 milhões de pessoas. A edição 2017 terá como tema “O Estado Laico”, trazendo a discussão do secularismo, onde o poder do Estado é oficialmente imparcial em relação às questões religiosas. Discussão necessária e urgente! Novamente ela inicia na Av. Paulista, às 11h da manhã, no domingo. Bora continuar a luta para o fim da homofobia. Daniela Mercury será uma das principais atrações dessa edição. No fim de semana seguinte, acontece a Parada Gay em San Francisco, nos dias 24 e 25 de junho. Mais infos sobre a de SP: paradasp.org.br.
Para amantes da música eletrônica, pé na areia, sol e bons drinques, o Love International reúne tudo isso num lugar daqueles, saídos de cartões-postais. São oito dias de hedonismo, escapismo, amor e, claro, muita música boa. No line-up, nomes como Axel Boman, Ben Ufo, Black Madonna, Craig Richards, Heidi, Honey Dijon, Young Marco, Gerd Janson, entre outros. Mais infos: loveinternationalfestival.com.
O Festival de Parintins teve sua primeira edição em 1964 e é hoje um dos mais importantes do país, desbancado somente pelo Carnaval, e tem reconhecimento mundial. O principal no evento é a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Caprichoso, que tem como símbolo a cor azul, e o Boi Garantido, de cor vermelha. São três noites de festa explorando lendas regionais, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias. É o festival perfeito para quem adora mergulhar na rica cultura brasileira do norte do país. As celebrações acontecem no Bumbódromo, a céu aberto. Mais infos: www.festivaldeparintins.com.br.
O Montreux Jazz Festival abraça o jazz em sua essência. Da música eletrônica ao indie rock, dos consagrados do jazz ao pop, espere por nomes como Beth Ditto, Soulwax, Bonobo, Alt-J, Phoenix, Herbie Hancock, Mø, Pet Shop Boys, Fleet Foxes, Macy Gray, Tom Jones, Grace Jones, The Kills, só para citar alguns dos artistas que tocam em seus dezesseis dias de festival. E a programação gratuita não fica atrás, com opções para todos os gostos. O Montreux é o segundo maior festival de jazz do mundo, perdendo o primeiro lugar para o Montreal Jazz Festival, que rola em Montreal, no Canadá, entre 28 de junho e 8 de julho. Mais infos: www.montreuxjazzfestival.com.
*Foto destaque: Björk por Santiago Felipe – divulgação Sónar.
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.