De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Roteiros 12 horas por Treviso

Explorando cidades do nascer do sol ao fim da noite.

SP24hrs

Porque para amar São Paulo não é preciso firulas.

Inscrições para o Miss Calçada 2017 estão abertas!

Quem escreveu

Renato Salles

Data

24 de July, 2017

Share

São Paulo tem vivido, nos últimos anos, uma verdadeira batalha entre carros, transporte público e bicicletas. Numa cidade frenética como a nossa, é normal que a locomoção seja um assunto tão importante e espinhudo. Mas entre motoristas e bikers, coxinhas e petralhas, existe uma parcela da população esquecida, da qual, em algum momento, todos nós fazemos parte: o pedestre. Todo mundo anda na rua, e nesse quesito São Paulo deixa bem a desejar. Buraco, poste, degrau, mato, nossas calçadas são um desastre.

Calçada em Higienópolis - foto: Maria Aparecida dos Santos Silveira
Calçada em Higienópolis – foto: Maria Aparecida dos Santos Silveira

Para celebrar os transeuntes, a ONG SampaPé organizou a Semana do Caminhar entre os dias 7 e 13 de agosto, inspirada pelo Dia Mundial do Pedestre. A data, comemorada no dia 8 de agosto, foi escolhida por ser quando os Beatles tiraram a icônica foto atravessando a Abbey Road, em 1969. E para estimular as pessoas a participarem da Semana do Caminhas, eles criaram o concurso Miss Calçada SP.
O Miss Calçada SP vai premiar a melhor calçada da cidade. As concorrentes serão todas sugeridas de forma colaborativa, pelo público caminhante via redes sociais. Quem quiser inscrever uma candidata, basta postar até o dia 4 de agosto uma foto dela no Facebook ou Instagram, com endereço de onde foi tirada, uma frase explicando por que gostou da calçada, e usar as hashtags #SemanaDoCaminhar e #MissCalcadaSP ou #MissCalçadaSP.
Concurso Miss Calçada SP 2017
Concurso Miss Calçada SP 2017

 
Entre os dias 7 e 11, as fotos ficarão expostas na página do SampaPé no Facebook, no álbum Miss Calçada 2017. A foto com mais likes ganhará uma intervenção lúdica especial no dia 13 de agosto, encerrando a Semana do Caminhar. No mesmo dia, as outras cidades participantes da ação – Curitiba, Juazeiro do Norte, Rio de Janeiro e São Carlos – divulgarão suas campeãs também.
A ideia por trás do concurso é fazer com que as pessoas prestem atenção aos inúmeros problemas enfrentados pelo pedestre, e também que percebam que bons exemplos e soluções existem. Basta exigirmos melhores condições para os espaços públicos. “Não nos faltam maus exemplos de calçadas que são completamente abandonadas, esburacadas e com inclinações desumanas. Por isso mesmo, queremos ser propositivos, fazer com que o olhar das pessoas se volte às belezas, criar um banco de imagens de boas calçadas e premiar aqueles que se esforçam para manter linda e adequada uma parte tão importante da infraestrutura de mobilidade a pé da cidade”, explica Letícia Sabino, diretora da organização SampaPé, organizadores da Semana do Caminhar. Vamos participar?
*Foto do destaque: Flickr – Daniela Goulart
 

Quem escreveu

Renato Salles

Data

24 de July, 2017

Share

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.