Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Eu decidi “morar” em setembro desse ano em Montevidéu. A escolha se deu por vários motivos: eu ainda não conhecia o Uruguai, queria saber mais sobre o país que anda aplicando políticas consideradas de vanguarda e sei que existem várias cidades menores interessantíssimas para fazer um bate-volta. O mês está chegando ao fim, vamos embora na próxima sexta, mas dele, surgiram 3 guias dos lugares mais legais que conhecemos por aqui. Mas eu senti falta de algo mais, daquelas dicas que se tivessem me contado desde o começo, talvez eu não teria passado por alguns perrengues. Então resolvi juntar as 7 dicas que considero preciosas e que com certeza vão ajudar quem quiser dar um pulinho por aqui. Montevidéu, você vai deixar saudades!
Assim como em vários outros lugares por aí, evite pegar taxi. O sistema de ônibus, pelo menos em Montevidéu. é bem completo e tem ônibus em vários lugares e em todos os horários. O Uber funciona bem também. O problema do táxi por aqui não é ele ser desonesto ou ruim, mas principalmente porque é muito caro comparado às outras alternativas. Um Uber do aeroporto sai por quase a metade do preço. Então fica a dica: ao chegar no aeroporto de Montevidéu, procure pela lojinha da Antel e compre um chip pré-pago para o seu celular – 500GB custam em torno de 1000 pesos – e já use o Uber para sair de lá.
Se em todos os outros lugares do universo, a gente evita usar o cartão de crédito, por causa de tooooodas as taxas, no Uruguai, ele é mais do que bem-vindo em restaurantes e bares. Isso porque, como já contamos aqui, o VAT (Imposto de Valor Agregado) é extornado, sem que seja necessário fazer nada. O total do imposto é 20% do valor, mas podemos contar que com o desconto do IOF (6,38%) e o custo de processamento (1,5%), cerca de 10% voltam pra você.
Vamos então enlouquecer e pagar tudo com cartão? Peraí que a história não é bem assim. Na verdade é bem comum encontrar por aqui bares e restaurantes que não aceitam cartão de crédito. E não ache que isso é só coisa de lugar simples, sem muita estrutura; você provavelmente vai esbarrar naquele restaurante chique e com vinhos caros que vai fazer você suar frio na hora de pagar a conta – sim, aconteceu comigo. Por isso, sempre pergunte antes se a opção está disponível, porque muitos só vão te informar quando você pedir a maquininha.
Uma coisa que os uruguaios não são muito bons é deixar informações sobre serviços disponíveis na internet. Você pode apelar para o site que for – Google, Yelp, Foursquare, TripAdvisor – a triste verdade é que se você tiver a grande sorte de achar o horário de funcionamento, existe a grande possibilidade ainda de que ele não esteja correto. Em Montevidéu não existem ruas lotadas de restaurantes e bares, como temos no Brasil, as opções são um pouco afastadas, então quando saímos já temos que ter em mente onde queremos ir. E é nessa que você provavelmente vai dar de cara com a porta – justo naquela hora que sua barriga está roncando e seu humor faz com que nem o cachorro da rua queira ser seu amigo. Então, tenha sempre um plano B. E seja paciente!
Como o país é pequeno, viajar de ônibus é uma das melhores pedidas para conhecer novos lugares de forma rápida e barata. Compensa muito ter uma base em algum lugar, como Montevidéu, e aproveitar para fazer bate-volta de um dia para outros pontos de interesse, como Colonia del Sacramento ou Punta del Leste. Existem alguns sites para compras online como o Urubus, ou os sites das próprias companhias, como a COT. De toda a forma, existem muitas opções e em vários horários, por isso é muito fácil comprar na hora, sem problemas.
Vamos chover no molhado aqui. Mas a verdade é que a gente sempre fala dos vinhos chilenos e argentinos e esquecemos dos uruguaios. Eles estão arrasando no que fazem. Independente de tudo, a cerveja no pais não compensa, e nem vamos falar das artesanais. Dá para comprar um ótimo vinho no supermercado por menos de 20 reais, e nos restaurantes, sempre é possível pegar vinho em jarra. Se você ainda não conhece rótulos uruguaios, indicamos o Don Pascual, com opções a partir de 18 reais; se quiser um mais barato ainda o Traversa custa 13 reais no supermercado e é um ótimo custo-beneficio.
Tirar dinheiro por aqui não é tão fácil como em outros países. Não é em todo lugar que você encontra um caixa eletrônico. Além disso, os caixas cobram de 10 a 17 reais por saque. E, tem o limite também: cerca de 500 reais por retirada. No fim, uma forma fácil e mais barata de ter dinheiro aqui é trazendo reais. Primeiro porque você vai conseguir por eles um preço melhor que conseguiria no Brasil. E depois porque é muito fácil encontrar casa de câmbio e todas trocam reais.
* Foto de capa: Daniella Valentin
A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.
Ver todos os postsFui para Montevideo no Carnaval 2020 e peguei uber para me locomover do aeroporto para o airbnb (o apto fica no bairro de Pocitos). Chegamos na cidade às 1h da manhã e fizemos a cotação do táxi: 1.300 pesos! No Uber pagamos 582 pesos (colocamos no cartão). Na volta para o Brasil, pegamos o uber do bairro de Pocitos para o Aeroporto e deu 530 pesos (por volta do meio dia). As duas viagens foram bem tranquilas, em carros confortáveis.
O que facilita pegar o uber é que a wifi do aeroporto é muito boa e também há um ponto de encontro no aeroporto (fica no 1º andar)
Olá, Dani. Parabéns pelo post.
Você sabe informar se ainda é possível comprar chip direto no aeroporto de Montevideu para quem é de fora do país?
Olá, Dani, muito legal o post. Acrescentando, você pode pedir o Uber do aeroporto sem a necessidade de comprar um chip, porque o wifi funciona perfeitamente e ajuda na hora de solicitar um motorista.
Você é recém chegou por aqui, mas deve ter percebido que o custo de vida é caro. O cambio da moeda tornou Montevideo a cidade mais cara da América Latina para se viver. Por isso, o aluguel, gastos comunes e comida possuem valores tão elevados. Para economizar, o segredo é fazer compras em feiras e preparar a sua própria refeição. Apesar de tudo isso, a cidade é encantadora, de fato!
Oi Gabriela, você tem razão! Na ida já compramos o chip direto e por isso nem vi se a internet do aeroporto era boa, mas agora na volta, usei bem ela. O custo de vida é caro sim, achei que iria ser mais barato. Achei comer fora bem caro mesmo, tenho a impressão que no Brasil achamos lugares mais caros, mas também mais baratos. A gente fez comida em casa algumas vezes pra economizar! beijos!
Olá, Dani, muito legal o post. Acrescentando, você pode pedir o Uber do aeroporto sem a necessidade de comprar um chip, porque o wifi funciona perfeitamente e ajuda na hora de solicitar um motorista.
Você é recém chegou por aqui, mas deve ter percebido que o custo de vida é caro. O cambio da moeda tornou Montevideo a cidade mais cara da América Latina para se viver. Por isso, o aluguel, gastos comunes e comida possuem valores tão elevados. Para economizar, o segredo é fazer compras em feiras e preparar a sua próprio refeição. Apesar de tudo isso, a cidade é encantadora, de fato!
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.