Viagem

Usando cartão de crédito no Uruguai

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

05 de August, 2014

Share

O Uruguai tem sido uma boa opção para aqueles que querem  viajar sem gastar muito. Os vôos para Montevideo são bem baratos e, se você for para Buenos Aires, pode passar um dia em Colonia Del Sacramento, chegando lá em um passeio de balsa que dura apenas uma hora.

Foto por Spectral-Design/ Shutterstock
Foto por Spectral-Design/ Shutterstock

O governo oferece vários benefícios para turistas no país. O mais legal deles é o desconto do IVA (Imposto de Valor Agregado) em compras com cartão de crédito. São em torno de 1o% do valor da compra que pode voltar para o seu bolso (o valor total do imposto é de 20%, porém 1,5% é cobrado para os custos de processamento e pagamos 6,38% de IOF).

Esse desconto é diferente do Tax Free que a gente conhece, porque em algumas situações ele é automático, a operadora do cartão se responsabiliza por esse retorno e você não precisa fazer absolutamente nada. Para o que nos interessa, isso ocorre em:

  • Serviços gastronômicos, isto é: restaurantes, cafés, bares e padarias
  • Aluguel de automóvel

Isso significa uma economia de 10% em qualquer refeição paga com cartão de crédito, o que é sempre super bem-vindo.

Para as compras em lojas tax-free, o processo é o mesmo de qualquer lugar, preencher a papelada e deixar no aeroporto na saída. Porém o mesmo desconto será dado. E, para hoteis, o IVA sempre é devolvido após apresentação de documentação de estrangeiro, mesmo se o pagamento for feito com dinheiro.

Existe ainda um último benefício por lá: a devolução de 10,5% no valor de imóveis alugados para fins turísticos, desde que o negócio seja feito através de uma imobiliária registrada e o pagamento seja por cartão de crédito.

Para ler mais sobre esses benefícios, entre na página oficial do ministério de turismo do Uruguai. Por lá ainda está a data de validade desatualizada de julho de 2014 , mas segundo o próprio ministério, o benefício ainda é válido.

*Foto destaque: Danflcreativo– shutterstock.com

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

05 de August, 2014

Share

Assine nossa newsletter