Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O Uruguai tem sido uma boa opção para aqueles que querem viajar sem gastar muito. Os vôos para Montevideo são bem baratos e, se você for para Buenos Aires, pode passar um dia em Colonia Del Sacramento, chegando lá em um passeio de balsa que dura apenas uma hora.
O governo oferece vários benefícios para turistas no país. O mais legal deles é o desconto do IVA (Imposto de Valor Agregado) em compras com cartão de crédito. São em torno de 1o% do valor da compra que pode voltar para o seu bolso (o valor total do imposto é de 20%, porém 1,5% é cobrado para os custos de processamento e pagamos 6,38% de IOF).
Esse desconto é diferente do Tax Free que a gente conhece, porque em algumas situações ele é automático, a operadora do cartão se responsabiliza por esse retorno e você não precisa fazer absolutamente nada. Para o que nos interessa, isso ocorre em:
Isso significa uma economia de 10% em qualquer refeição paga com cartão de crédito, o que é sempre super bem-vindo.
Para as compras em lojas tax-free, o processo é o mesmo de qualquer lugar, preencher a papelada e deixar no aeroporto na saída. Porém o mesmo desconto será dado. E, para hoteis, o IVA sempre é devolvido após apresentação de documentação de estrangeiro, mesmo se o pagamento for feito com dinheiro.
Existe ainda um último benefício por lá: a devolução de 10,5% no valor de imóveis alugados para fins turísticos, desde que o negócio seja feito através de uma imobiliária registrada e o pagamento seja por cartão de crédito.
Para ler mais sobre esses benefícios, entre na página oficial do ministério de turismo do Uruguai. Por lá ainda está a data de validade desatualizada de julho de 2014 , mas segundo o próprio ministério, o benefício ainda é válido.
*Foto destaque: Danflcreativo– shutterstock.com
A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.