Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
As férias de verão estão se aproximando e está todo mundo fazendo planos. Para onde ir? O que fazer? Quero curtir cidade? Ou prefiro praia? Vou ver show? Ou prefiro uma exposição?
O calendário de eventos diminui a partir de 21 de Dezembro, o dia oficial da chegada do verão no Hemisfério Sul, mas ainda assim não faltam festas e festivais de música mundo afora. Afinal quer coisa melhor do que entrar 2017 com o pé direito e acompanhado de uma baita trilha sonora? Selecionamos alguns festivais para não perder o rebolado na pista.
26 de Dezembro a 2 de Janeiro
Mareh, Curumuxatiba, Bahia, Brasil
www.mareh.com.br
MAREH NYE 2016 from Mareh on Vimeo.
Quem quiser fechar 2016 e começar o novo ano com o pé na pista, música eletrônica classuda, pouca roupa e um bom drinque na mão, a pedida é a Mareh, festa que entrou para o calendário oficial do revéillon brasileiro. Por lá, a brasileirada se mistura com o gringaiada, que cai neste Brasil para curtir o que temos de melhor: o sol da Bahia. E esta edição chega com a intenção de quebrar tudo com este line-up bonito: Joakim, Hunee, Eric Duncan, Selvagem, Marcio Vermelho, Giu Viscardi, Gui Scott e mais uma lista de linda de DJs, que vão colocar todo mundo para dançar.
6 e 7 de Janeiro
Comunité, Parque dos Ojos, Tulum, México
comunite.mx
Quem quiser continuar (ou entrar) no clima praiano, o Comunité promete não decepcionar. O festival de música eletrônica chega em sua segunda edição, rola por 24 horas e é uma ótima opção para quem quer mares caribenhos para revigorar a alma. No line-up, nomes como Omar S, Ambiq e Sonja Moonear. A locação do festival é de cair o queixo de tão linda, Parque dos Ojos, em Tulum. O clima por lá é pouca roupa, bons drinques, mar e música boa. Ah, e o festival é 100% vegano.
21 de Janeiro
Laneway Festival, The Meadow, Gardens By the Bay, Singapura
lanewayfestival.com
Quem for se aventurar pelo Sudoeste Asiático e quer uma aventura musical, pode espiar o line-up do Laneway. O festival nasceu em 2005, rola em várias cidades da Austrália e começa sua jornada de 2017 em Singapura. A lista de artistas que tocam nesta edição é de dar uma pontinha de inveja de quem for pra lá: Chet Faker (agora Nick Murphy), Aurora, Bob Moses, Floating Points, NAO, Glass Animals entre outros. E ele ainda rola na icônica Marina Bay Sands. Vai ser lindo ou vai ser lindo?
27 de Janeiro a 5 de Fevereiro
CTM, Berlim, Alemanha
www.ctm-festival.de
O CTM é um festival dedicado à música eletrônica contemporânea, digital e experimental, levando para diversos palcos e clubes música de vanguarda. É cabeçudo, é inspirador, é imperdível. Em 2017 o festival também terá sua programação no emblemático Berghain. Caso vá para lá, aproveita e estica no Transmediale, Festival Internacional de Arte e Cultura Digital, que explora as conexões entre arte, cultura e tecnologia, com exposições, performances, instalações, palestras e muito bate-papo.
4 e 5 de Fevereiro
Dekmantel Festival, Jockey Club (dia) e Fabriketa (noite), São Paulo, Brasil
www.dekmantelfestival.com.br
Quem diria que ganharíamos um festival em São Paulo como o holandês Dekmantel para abrir o ano no Brasil? O Dekmantel rola há alguns anos em Amsterdã e foi um dos melhores festivais que fui em 2016. Por aqui, ele chega com os pés na porta: Nicolas Jaar, Jeff Mills, John Talabot, Nina Kraviz, Moodyman, Joy Orbison, Kornél Kovács, Tron Trago, Hunee, Fatima Yamaha, Azymuth, Bixiga 70, Selvagem entre outros. O festival conta com edição diurna e estica madrugada adentro para os mais animados. Esse promete deixar história por aqui.
16 a 19 de Fevereiro
Wonderfruit Festival, Pattaya, Tailândia
wonderfruitfestival.com
O Wonderfruit rola anualmente em Pattaya, área litorânea próxima à Bangkok, em dezembro. Mas com a morte do rei, o país decretou luto e o festival foi postergado para fevereiro. Sorte de quem vai estar na área nesta época do ano. O Wonderfruit tem uma lista de motivos para conhecê-lo. Além da música, o festival também tem uma área dedicada à arte, yoga e palestras. É 100% eco-friendly, aceita cachorros e tem toda a preocupação na alimentação, tanto que rola dentro de uma fazenda de orgânicos. No line-up tem Rudimental, Wolf+Lamb, Young Fathers, Matador, entre outros.
Foto destaque: Wonderfruit / Divulgação
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.