Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O Primavera Sound 2016 causou grande comoção, como poucos festivais, ao divulgar o lineup deste ano, reunindo nomes de peso como LCD Soundsystem, Radiohead, Sigur Rós, PJ Harvey e Tame Impala. Os ingressos válidos para todos os dias se esgotaram em menos de uma semana após o anúncio e, em menos de uma semana, também já estavam sold out os dias 3 e 4. Quem quer mesmo é ver o LCD Soundsystem pode correr, já que eles tocam no dia 2, o único que ainda tem ingresso disponível.
O evento está na lista dos melhores festivais de música do planeta em diversos sites especializados e já enumeramos 5 bons motivos para não perdê-lo:
O Primavera Sound é realizado desde 2001 e busca sempre ter em seus palcos as últimas tendências em música, particularmente rock e pop, contando com bandas e DJs mais conhecidos e outros talentos para ficar de olho. Em 2015 foram mais de 195 mil pessoas e 217 bandas passando pelo festival. O seu sucesso garantiu uma edição portuguesa, no Porto, que chega por lá em seu 5º edição e acontece na semana seguinte à edição espanhola.
Além do festival, tem também o PrimaveraPro, que acontece entre os dias 1 e 5 de Junho, reunindo conferências para discutir o futuro da indústria musical, apresentação de bandas emergentes, mentorias e até sessões de networking. É também um intercâmbio cultural entre Europa, América do Norte e América Latina. Innovate, Think, Connect, Engage, Play, Build, Lawyer Up e Screen serão os conceitos presentes nas atividades do PrimaveraPro 2016.
Serão 40 bandas de 5 continentes participando do PrimaveraPro, incluindo o Brasil, que será representado pela A Construtora Música e Cultura, com showcases das bandas Water Rats, O Terno, Aldo The Band e INKY, e a Balaclava Records, que leva Mahmed, Quarto Negro e Nuven. A maior parte dos shows acontecem durante o dia no palco no CCBB, aberto ao público em geral, como parte da programação oficial do Primavera al Raval, mas algumas bandas tocam no palco NightPro no Parc del Fórum, onde acontece o Primavera Sound 2016.
Aqui temos um guia bem completo de Barcelona. Enjoy!
O Primavera Sound acontece no Parc del Fòrum, com programação também em outros locais da cidade. O Primavera Als Clubs acontece na Sala Apolo, La [2] de Apolo e Barts e o Primavera Al Raval rola no CCBB.
O Parc del Fòrum, onde acontece o festival, fica dentro da cidade, na área costeira. O acesso é fácil de metrô a partir de qualquer lugar da cidade em que esteja. A estação Ele Maresma i Fòrum (linha 4) deixa você na entrada do festival. É possível também ir de ônibus ou mesmo de bicicleta. O táxi do centro até o Parc del Fòrum custa cerca de 20 euros.
As hospedagens via airbnb em Barcelona triplicam de preço nesta época e as boas opções já estão quase esgotadas, assim como os hotéis. Por isso, caso tenha ingressos nas mãos, melhor correr para garantir um lugar razoável sem ter que deixar as calças na hora de pagar a conta. Eu já fiquei no Stay Apartments Barcelona e foi bem tranquilo. Quem estiver à procura de hostel, aqui, aqui e aqui tem uma lista com alguns dos melhores na cidade.
No nosso guia, contamos os melhores bairros para se hospedar, mas obviamente quem vai para o festival quer se hospedar o mais perto possível dele. Aqui tem um post completinho de como se virar no pré, durante e depois do festival.
É necessário retirar a pulseira antes do festival. A recomendação é ir buscar antes do festival começar, já que as filas são maiores durante o Primavera Sound. É só ir ao Parc del Fòrum a partir de quarta-feira (1.6), das 12h às 23h, ou de quinta a sábado, das 12h às 2h30. É possível comprar de segunda mão, mas prepare o bolso.
Os ingressos para os dias 3 e 4 de Junho estão esgotados. Só há ingresso para 2 de Junho, o dia em que o LCD Soundsystem toca.
Crianças até 14 anos acompanhadas dos pais não pagam entrada.
Serão 12 palcos nesta edição e os horários podem ser conferidos aqui. Preparados para ter que partir o coração ao fazer algumas escolhas? Eu já comecei a sofrer tentando montar minha agenda. Já aproveita e baixa o app, que é sempre uma mão na roda em festivais dessa dimensão: IOS e Android.
Apesar do festival ser bem servido de uma área de alimentação, é permitido entrar com comida. Já para bebidas, só é permitida a entrada de garrafas d’água de plástico.
O LCD Soundsystem para o delírio geral fará um show no Barts, local pequeno e fechado, no dia 31 de Maio. A má notícia? Era necessário ter full pass, VIP ou press pass para conseguir reservar o ticket para o show, que acabaram tão logo foram disponibilizados.
Quem tiver o full pass e chegar antes a Barcelona, poderá curtir alguns shows extras no “Primavera Als Clubs”, que contará com programação indo de 30 de Maio a 5 de Junho. E de 3 a 5 de Junho terão shows gratuitos, que inclui bandas como Mudhoney, Bradford Cox (Deerhunter e Atlas Sound) e Black Lips, no “Primavera Al Raval”, no CCBB, a partir das 12h. Ótima opção para quem não vai ao festival todos os dias.
No dia 1º de Junho, acontecem também shows gratuitos no Parc del Fòrum incluindo a banda Suede. :)
Outra novidade é o Beach Club, que terá 18 horas de música eletrônica com 42 shows entre os dias 2 e 4 de Junho. O lugar é também no Parc del Fòrum, mas recém-inaugurado numa área de 7.000m2 para acomodar 5.000 pessoas. O espaço começa diariamente ao meio-dia e rola até às 4h da manhã. Tem a praia, tem ducha e tem serviços de toalhas. O acesso à praia é permitido até às 21h. Dá uma olhada no line up:
Para já ir aquecendo, aí vai uma seleção das bandas que quero ver nesta edição do Primavera Sound:
*Foto destaque: Primavera Sound 2014 – Stuart Philkill
*A Volta ao Mundo em Festivais de Música é um projeto patrocinado pela KLM Brasil, que faz parte do SkyTeam, oferecendo voos para 1.052 destinos em 177 países. #fly2fest
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.