Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.
As Olimpíadas acabaram, e o povo no Rio está mais parecendo aqueles bêbados subornando o garçom para aquela saideira em casamento… que não estão nem aí limpando o chão grudento da festa. Mas calma, gente, ainda tem after! E com vantagens: primeiro, as casas temáticas prometem estar mais vazias sem aquele intransitável fuzuê, e é hora de ir ver as que você não conseguiu. Segundo, porque os atletas paralímpicos valem toda a nossa torcida – você já viu o que essa galera é capaz de fazer? E terceiro, porque… bom, pra não acabar… não é mesmo? Então trouxemos algumas das casas que estarão abertas nas próximas semanas durante os Jogos Paralímpicos. Bora que ainda dá tempo!
Casa Suíça
A casa, chamada carinhosamente de “Baixo Suíça”, fica aberta até o fim das Paralimpíadas. Há o primeiro bondinho giratório do mundo, um trem suíço, um globo de neve gigante e uma pista de patinação de gelo. E, como não poderia deixar de ser, muito chocolate. Se você lê “crianças” – sim, é festa cheia para os pequenos. Mas os adultos podem aproveitar um belo churrasco e degustação de vinhos da região (Vídeo por Descansa na volta)
Campo de beisebol (Lagoa Rodrigo de Freitas) – até 18 de setembro | Das 11 às 23h
Casa Japão – Tóquio 2020
Localizada na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, a Japan House – Tokyo 2020 reúne a cultura tradicional com as novidades tecnológicas do país. Com entrada gratuita, os visitantes podem conhecer o carro movido a célula de hidrogênio, o moderno sistema de trânsito da capital japonesa, e as bebidas produzidas por lá. (Acha que é apenas saquê? Não, não! Adoramos a cerveja, o vinho e licor que há para degustar por lá). O segundo andar da Cidade das Artes abriga a parte tradicional da exposição. Os visitantes poderão aprender a escrever na caligrafia do país, pescar uma bola que se transforma em um ioiô, tirar fotos vestidos com um quimono e até participar de uma real cerimônia do chá, como já comentamos aqui.
Japan House -Tokyo 2020 Cidade das Artes – Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca De 7 a 18 de setembro, das 12h às 20h (dias 7 de agosto e 17 de setembro somente por convite).
Tokyo Caravan
Uma versão pequena da demonstração do que o país tem a oferecer, fica no Paço Imperial, e reúne artistas e dramaturgos japoneses, até o dia 07 de setembro.
Paço Imperial (Praça XV de Novembro, 48, Centro) Até 7 de setembro | 12h às 19h (exceto segunda-feira)
Casa Alemanha
Uma das mais lotadas durante os Jogos, se você ainda não foi, agora é hora de conhecer. Há transmissão ao vivo dos Jogos Paraolímpicos, happy hour com DJs, shows, prática de modalidades esportivas, além do encontro com atletas e gastronomia alemã. No intervalo entre os dois eventos, a casa abre nos dias 26, 27 e 28 de agosto, além de todos os jogos em setembro.
Casa Alemanha Praia do Leblon (em frente ao número 12 da Av. Delfim Moreira, ao lado do Canal do Jardim de Alah) 26, 27 e 28 de agosto, e do dia 07 a 18 setembro | Das 14h30 21h30.
Casa Brasil
Para continuar a fama nossa de bons anfitriões, a Casa do Brasil no Pier Mauá oferece preparação de café, cachaça, vinho, e espaços para mostrar um pouco da nossa cultura. Se não foi ainda, hora de passar no antes-quase-infrequentável Boulevard Olímpico. Já falamos aqui um pouco da nossa visita.
Casa Brasil Avenida Rodrigues Alves, 10, Armazém 2, Gamboa Até 18 de setembro | das 10h às 20h | Entrada: gratuita
British House
A casa da Grã-Bretanha muda de endereço e vai para o Shopping Metropolitano. Além de casa dos atletas paraolímpicos, o espaço ainda recebe várias palestras com os líderes da comunidade de atletas paralímpicos, com executivos para oportunidades de negócio e líderes falando sobre políticas locais e relações internacionais. (Claro, também tem festa!)
British House Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300, Barra da Tijuca De 7 a 18 de setembro, Das 9h| 22h. Cadastro no site oficial é imprescindível para o convite
Casa Colômbia
Fechada até dia 5, a Casa Colômbia reabre cheia de guloseimas: além do café, experimente o doce típico La Oblea, que é formado por dois discos crocantes com recheio de doce de leite, goiabada, brigadeiro, entre outras lariquinhas. O país deixa como legado reformas no Centro Cultural, incluindo uma plataforma elevatória para acessibilidade. Já que estão sendo legais conosco, bora prestigiar?
Casa Colômbia Rio 2016 Centro Cultural do Ministério da Saúde Praça Marechal Âncora 95, Praça XV, Centro | 5 a 18 de setembro, Das 10h às 20h.
Casa México
A Casa México foi instalada no Museu Histórico Nacional e apresenta duas mostras e uma atividade para crianças. A mostra “A Magia do Sorriso” reúne peças pré colombianas; a “América Latina, Jogos Olímpicos México 68 – Rio 2016” homenageia o desenho gráfico latino. Já a instalação “Frida e eu” busca estimular a garotada a soltar a criatividade dentro do universo da pintora, símbolo do país de Chaves e Chapolin. Fica aberta até dia 15, e já comentamos aqui.
Casa México Praça Marechal Ancora, Centro (Museu Histórico Nacional) Até 15 de setembro | D das 10h às 17h30 Entradas por R$ 8 e R$ 20 (ingresso família para dois adultos e duas crianças)
Então nada de tirar o salto, se dar por vencido e ir comer um dogão na praça. Essa é a hora de retocar a maquiagem, tomar uma água, e ir pra balada de novo. Tem ainda muita Olimpíada por aí!
Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas.
Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.