Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Por dentro das casas temáticas: o Boulevard Olímpico

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

08 de August, 2016

Share

Todo carioca sabe o que é um “baixo”, região de um bairro com grande concentração de bares e pessoas querendo se divertir. Se a Copa do Mundo em 2014 teve a Fan Fest como ponto de encontro de torcedores de todo o mundo, o Boulevard Olímpico, localizado na revitalizada Praça Mauá e nova Orla Conde, tem tudo para ser eleito como o ponto de encontro dos torcedores. Nós fomos conferir e contamos tudo que está rolando por lá.

Captura de Tela 2016-08-06 às 21.26.04

Se for visitar, para começar, deixe  o carro em casa, embarque no VLT  – e vamos lá!  Os armazéns do antigo Cais do Porto foram transformados em casas temáticas de países e empresas patrocinadoras. No Boulevard Olímpico você encontra a Casa Brasil, a Casa Coca Cola, a Casa NBA, Casa México e Portugal. Além disso, estão por lá três palcos com shows, balão, bungee jump e até a Pira Olímpica. Diferente dos demais países, a famosa tocha não ficará dentro do Maracanã, e sim em um local onde todos, mesmo sem ingresso, possam ver. Democrático, não?  

brasil alexandre macieira riotur

A Casa Brasillocalizada no primeiro armazém logo após o Pier Mauá, resume o que o país tem de melhor. Você é convidado a passear por desde os cafés produzidos até os patrimônios imateriais culturais do país: afinal, tudo é um pouquinho de Brasil, Iaiá… Aproveite para descansar e apreciar o movimento nas redes coloridas espalhadas pelo espaço. Uma das exposições mais bacanas do espaço são os esportes olímpicos representados em pães, bolos e biscoitos.

Casa Brasil
Avenida Rodrigues Alves, 10, Armazém 2, Gamboa – de 4 de agosto até 18 de setembro, das 10h às 20h
Entrada: gratuita

Divulgação
Divulgação

Coca-Cola, patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos desde 1928, está com sua casa bombando: chegue cedo, pois a fila dá voltas no armazém três. Lá dentro, o entusiasta olímpico tira fotos com as medalhas oficiais da Rio 2016, com a tocha, dentro de uma garrafa, além de participar de um desafio de dança com o jogador de basquete Anderson Varejão. Em alguns dias, ainda é possível ver shows de cantores e bandas brasileiras, gratuitamente, com inscrição prévia pelo site da casa.

Parada Coca-Cola
Armazém 3, Pier Mauá – de 5 a 21 de agosto, 11h às 18h
Entrada: gratuita

Divulgação
Divulgação

Portugal, fazendo jus a sua fama de povo navegador, instalou sua casa dentro do Navio Escola Sagres, atracado na Ilha das Cobras. O acesso é feito pela Praça Mauá, das 10h ao meio dia ou das 15h às 17h. Dentro do navio você encontra o famoso Bacalhau ao Brás, pastel de nata e pode degustar vinhos Douro e do Alentejo.  

Casa Portugal Rio 2016
Cais da Portuguesa, Ilha das Cobras (próximo à Praça Mauá) | 3 a 22 de agosto, de 10h às 19h
Entrada: gratuita

Foto Museu Histórico Nacional
Foto Museu Histórico Nacional

A Casa México foi instalada no Museu Histórico Nacional e apresenta duas mostras e uma atividade para crianças. A mostra “A Magia do Sorriso” reúne peças pré colombianas, a “América Latina, Jogos Olímpicos México 68 – Rio 2016” homenageia o desenho gráfico latino. Já a instalação “Frida e eu” busca estimular a garotada a soltar a criatividade dentro do universo da pintora, símbolo do país de Chaves e Chapolim.

Casa México
Praça Marechal Ancora, Centro (Museu Histórico Nacional) | 3 de agosto a 22 de agosto, das 10h às 17h30

Entradas por R$ 8 e R$ 20 (ingresso família para dois adultos e duas crianças)

Nossas dicas:

Pratos-Angu-do-Gomes-9

Apesar de o Boulevard ter uma boa oferta de food trucks com hambúrgueres, crepes, salgados e até o badalado Sud Truck, recomendamos andar um pouco e aproveitar os bares da região. O Angu do Gomes oferece petiscos típicos da cidade, como bolinho de feijoada, bolinho de angu e várias versões de angu com frutos do mar, o tradicional com miúdos de porco e até uma versão vegetariana. Outra opção é o Boteco Gracioso e seus famosos croquetes e risoles de camarão, além de uma vasta carta de cervejas nacionais e importadas.  

 

Está no Rio?  Não esqueça de ver :

 

Texto de Gabriela Godói – Jornalista com alma de turismóloga, Gabriela adora montar roteiros para os amigos, indicar bons achados que descobre em suas viagens ou em sua própria cidade. Adora todos os tipos de viagens, seja com familia, a dois, com galera ou sozinha. Um dia larga tudo e abre seu próprio hostel boutique.

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

08 de August, 2016

Share

Chicken or Pasta

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.