Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Estamos praticamente encerrando 2016. Enquanto por aqui seguimos aos trancos e barrancos, o mundo está com uma agenda para todos os gostos. Música, artes, teatro, cinema, performance… procura por inspiração? Me diga o lugar do mundo em que está e direi o que você terá de bom para fazer lá. Mas quem sabe por aqui você já não encontra? Temos Cher, John Carpenter, festival de Jazz em Berlim, música experimental no Japão, maratona em Myanmar. Vem com a gente!
De 1 a 4 de Novembro
The Fast Company Innovation Festival – NYC (EUA)
Serão 150 palestrantes em 4 dias incluindo a Cher. Aliás, algo que chama atenção na programação é a quantidade de mulheres participantes (aeeee). Nos painéis, uma vasta programação cheia de criativos das mais diversas áreas para discutir criatividade, design, empreendedorismo, liderança, social good e tecnologia. Está em cima da hora, mas se estiver na cidade, corre que ainda dá tempo.
Link: events.fastcompany.com/fcny
De 1 a 6 de Novembro
Jazzfest Berlin
Quem adora jazz poderá se deleitar com a extensa programação do Jazz Fest Berlin. Esta é a 52ª edição e o line-up traz nomes consagrados do jazz e da música experimental. A abertura é com a saxofonista Matana Roberts apresentando a performance “Pina”, parte da exposição Pina Bausch. No dia 2, o cantor Michael Schiefel e Wood & Steel Trio apresentam “Songs out of Exile”.
Link: www.berlinerfestspiele.de
De 2 a 4 de Novembro
Mutek – Tóquio (Japão)
Um dos festivais mais vanguarda do mundo, o Mutek, ganhou sua primeira edição no Japão. O festival canadense aterrissa em Tóquio neste feriado (brasileiro) com Alva Noto, Byetone, Dasha Rush, Robin Fox, Raster Noton Showcase, Max Cooper, Midnight Operator, Herman Kolgen, Martin Messier e Ena no line-up. Gosta de música experimental? E de artes visuais? Então não perca caso esteja no Japão, pois ainda tem ingressos.
Link: mutek.jp
De 2 de Novembro a 12 de Março 2017
Hair by McKnight – Somerset House – Londres (Inglaterra)
A exposição “Hair by McKnight” apresenta 40 anos de carreira do cabelereiro Sam McKnight. A lista de personalidades que passaram nas mãos de sua tesoura não é nada modesta. Nela constam nomes como Kate Moss, Madonna, Princesa Diana, Tilda Switon, além das super modelos Kate Moss, Linda Evangelista, Christy Turlington e Naomi Campbell. A história é longa e glamurosa. E, ainda quem sabe, dá para sair de lá com uma boa inspiração para uma mudança radical para o próximo ano?
Link: www.somersethouse.org.uk/whats-on/hair-sam-mcknight
De 3 a 6 de Novembro
Contemporary Istanbul – Istanbul Congress Center – Istambul (Turquia)
A Turquia tem entrado na lista negra de muita gente, mas o país, além de continuar belo, vale sempre a visita. Para quem gosta de artes, novembro começa com o prato cheio. O Contemporary Istanbul chega em sua 11ª edição reunindo galerias de arte da Turquia e de vários lugares do mundo. O evento está na lista das 40 melhores feiras de arte do mundo.
Link: contemporaryistanbul.com
De 4 a 8 de Novembro
Iceland Airwaves – Reykjavik (Islândia)
A Islândia não precisa de nenhuma desculpa para ser visitada, mas ter um festival como o Iceland Airwaves para ir é tornar a viagem indispensável. O festival chega à sua 15ª edição com uma apresentação especial da grande prata da casa, Björk, que faz show na emblemática Harpa. O line-up conta com vários artistas locais como Kiasmos, Of Monsters and Men, FM Belfast, Reykjavíkurdætur e também com PJ Harvey, Santigold, Julia Holter, Warpaint só para citar alguns.
Link: icelandairwaves.is
Até 6 de Novembro
In a Post World: Post Punk Art Now – The Invisible Dog Center – NYC (EUA)
Esse evento é imperdível para quem se interessa pela cultura punk, já que reúne artistas e autores que tem trabalhos criados a partir da mesma ideologia, éticas e estéticas do movimento. A exposição explora os links que existem entre o movimento punk e outras correntes artísticas.
Link: pesot.ca
9 de Novembro
Show John Carpenter – Le Grand Rex – Paris (França)
Quem gosta de cinema não pode deixar de assistir esse magnífico show do John Carpenter. Além de ter dirigido filmes como “Escape from New York” e “The Thin”, ele também compôs trilhas sonoras para seus filmes assustadores. Arranjos eletrônicos e sintetizadores marcam sua obra primorosa criada para as telonas. A trilha vai sendo tocada ao vivo, enquanto na projeção vamos assistindo os filmes as quais elas pertencem. É uma raridade vê-lo nos palcos.
Link: www.digitick.com
De 10 de Novembro a 7 de Maio 2017
Eye: Modernist Photography from the Sir Elton John Collection – Tate Modern Bankside – Londres (UK)
Elton John tem uma das melhores coleções privadas de fotografia do século 20. Essa coleção estará exposta no Tate Modern Bankside, apresentando 150 imagens feitas entre as décadas de 1920 e 1950. Artistas como André Kertész, Tina Modotti, Dorothea Lange e Man Ray serão alguns dos presentes na exibição. Uma oportunidade única para quem ama fotografia.
Link: www.tate.org.uk
Dia 12 de Novembro
Primavera Fauna, Santiago (Chile)
O Primavera Fauna é um agradabilíssimo festival de música que acontece nas mediações de Santiago, no Chile. A 6ª edição chegou toda renovada, agora com edição dia e noite em lugares distintos, mas relativamente perto, Espacio Centenario (Av. Las Condes, 12160) e Espacio Riesco (Av. El Salto, 5000). No line-up tem Air, Roísín Murphy, Edward Sharpe and the Magnetic Zeros, The Brian Jonestown Massacre, Kurt Ville, Tiga, entre outos.
Link: faunaprimavera.cl
Dia 22 de Novembro
Bourdain Live in Brooklyn – NYC (EUA)
Quem adora Anthony Bourdain, poderá assisti-lo ao vivo no seu show “The Hunger”, que está rodando até dia 22 de Novembro pelos Estados Unidos. A apresentação passa por Seattle, Los Angeles, San Francisco, San Jose, Denver e, finalmente, o Brooklyn. No show, ele conta suas viagens e experiências com comida de rua. Restam pouquíssimos ingressos.
Link: www.anthonybourdainontour.com
26 de Novembro
Bagan Temple Marathon – Bagan (Myanmar)
Quem já foi para o Myanmar sabe que o melhor que a cidade de Bagan oferece são seus mais de 2.000 templos e pagodas. Agora, que tal percorrê-las numa maratona? Você, que está sempre com os tênis nos pés, se preparado para uma competição, deveria incluir essa que é, provavelmente, uma das maratonas que oferecem a paisagem mais linda! Quem gosta de aventura e lugares lindos de cair o queixo, pode colocar essa maratona na lista.
Link: bagan-temple-marathon.com
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.