Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Não dá para falar sobre fevereiro no Brasil sem mencionar o Carnaval, já que, para a maioria, reza a lenda que a roda no país só começa a girar depois que ele termina. Não sei para vocês, mas para mim 2016 começou em dezembro!
O Carnaval é um dos principais eventos no Brasil e é possível encontrar estilos diferentes em vários cantos do país. Do samba ao maracatu, do frevo ao axé, só para citar alguns. O Brasil vai parar entre os dias 6 e 9 de Fevereiro e São Paulo entrou no circuito das boas opções para quem gosta de cair na folia. Neste ano, 355 blocos foram inscritos na prefeitura, e as ruas já começaram a ser tomadas.
Já quem quer mesmo é fugir da folia e se inspirar de outro jeito ou aproveitar o break para dar aquela relaxada, opções não faltam. Enquanto aqui tudo para durante alguns dias, o restante do mundo está a todo vapor.
Uma das mais esperadas exposições do ano em São Paulo é “O Mundo de Tim Burton“, que reúne 500 itens, entre desenhos, pinturas, fotografias, storyboards, bonecos e esboços, narrando a trajetória cinematográfica do diretor. Vale comprar antecipado, porque a gente já sabe como as filas funcionam no MIS, não é mesmo? De 4 de fevereiro a 15 de maio. MIS – Museu da Imagem e do Som. Av. Europa, 158
Os Rolling Stones também passam pelo Rio de Janeiro (20 de Fevereiro), São Paulo (24 e 27 de Fevereiro) e Porto Alegre (02 de Março). Quem ainda não viu a banda ao vivo, melhor correr para assistir a um dos melhores shows de rock da vida. Ingressos: R$ 260 a 900.
Quem estiver em Londres pode se esbaldar com a agenda de fevereiro de shows da Roadhouse. O mês começa com show da Marianne Faithfull, no dia 2. Passam por lá ainda Beirut, Four Tet, Marina and the Diamonds, Kurt Ville, entre outros. Não deixe de conferir a agenda caso esteja pela cidade. Vale lembrar também que o Massive Attack está em turnê pela Inglaterra e toca nos dias 3 e 5, no Brixton Academy. Quem gosta da Adele pode tentar a sorte no primeiro show da sua nova turnê no dia 29 de Fevereiro, no SSE Arena, em Belfast. Todos os ingressos da turnê da Adele estão esgotados até o fim do ano, tanto na Europa, quanto nos Estados Unidos, mas quem ama sempre dá um jeitinho.
Dia 4 de fevereiro abre a nova exposição Andy Warhol, com curadoria de Sir Norman Rosenthal. São mais de 100 obras do acervo da Hall Collection (EUA). Warhol nunca é demais. De 4 de fevereiro a 15 de maio, no Ashmolean Museum, Beaumont St, Oxford. Ingressos: 11 libras. Terça a domingo, das 10h às 17h.
Ainda em Londres as duas boas estreias são “Delacroix and the Rise of Modern Art“, na National Gallery, do dia 17 de fevereiro até 22 de maio, e “Vogue 100: A Century of Style“, do dia 11 de fevereiro até 22 de maio, na National Portrait Gallery. A exposição do Delacroix traça 50 anos de seu legado, explorando o profundo impacto que seu trabalho teve nas obras das gerações de artistas seguintes. Já Vogue 100 apresenta mais de 280 fotos icônicas feitas ao longo da sua história, que completa 100 anos este ano.
A Tate Modern abre as portas da exposição “Performing for the Camera“, no dia 18 de fevereiro. A mostra conta com mais de 500 imagens, desde fotos antigas até imagens tiradas do Instagram, apresentando a maneira pela qual artistas performáticos usam a fotografia como meio de expressão artística.
A exposição imperdível “The World of Charles and Ray Eames” acaba no próximo dia 14 de fevereiro, no Barbican Centre. A expo traz cartas pessoais, fotografias, desenhos e obras de arte fornecendo uma visão sobre a vida dos Eames, que figuram na lista dos principais designers do século 20.
Quem está em busca de uma boa desculpa para passar uma temporada em Londres e gosta de arte, pode se inscrever no curso “Art in the Age of Digital Drift“, na Tate Britain. São seis semanas de curso começando em 12 de Fevereiro. O curso será liderado pela curadora e escritora Helen Kaplinsky e vai explorar a mudança na produção e experimentação artística na era pós-digital. Custa 180 libras.
O Sónar faz suas duas edições anuais neste mês: em Reykjavik (18 a 20 de fevereiro) e em Estocolmo (26 e 27 de fevereiro). E é para lá que estamos indo. Além de nomes consagrados da música eletrônica, o festival traz uma boa oportunidade para conhecer artistas que estão despontando (ou já despontaram) no norte do planeta. E dá para tentar chance de presenciar um bom espetáculo com auroras boreais, que ainda rolam nesta época do ano.
Estocolmo também abriga a Design Week de 8 a 14 de fevereiro, que se espalha por toda a cidade, promovendo o maior encontro do mundo para apreciar o design escandinavo. O evento acontece paralelo à feira de Móveis e Luzes, que rola de 9 a 13 de Fevereiro.
Algumas das principais exposições de 2015 se encerram em fevereiro, dentre elas não dá para perder Warhol Unlimited, no Musée D’Art Moderne, que preparou uma notável exposição com mais de 200 obras do artista. As Sombras é um belo conjunto composto por 102 serigrafias de 17 cores diferentes espalhadas em 130m de comprimento e faz parte da exposição, que vai até dia 7 de fevereiro, então corra! Musée D’Art Moderne de la Ville Paris, 11 Avenue du Président Wilson. Terça a domingo, das 10 às 18h (na quinta fecha às 22h). Ingressos: 12 euros.
Outra exposição que também chega no seu último mês é Picasso Mania, trazendo um panorama de artistas contemporâneos que criaram a partir das obras do artista. São trabalhos de cineastas, poetas, escritores, pintores que encontraram na obra de Picasso uma fonte de inspiração inesgotável. Até 29 de fevereiro. Grand Palais: 3 avenue du Général Eisenhower. Segunda, quinta e domingo, das 10h às 20h. Quarta, sexta e sábado, das 10h às 22h. Não abre às terças. Ingressos: 14 euros
Quem aprecia eventos relacionados à gastronomia poderá se deleitar com a segunda edição do Taste of Paris, que acontece entre os dias 11 e 14 de fevereiro. O Taste of Paris é um festival dedicado aos gostos da cidade, reunindo cerca de 20.000 pessoas em diversos restaurantes montados no majestoso Grand Palais (já aproveita e emenda com o Picasso Mania). Por lá, você irá encontrar nomes como Alain Ducasse, Guy Savoy, Frédéric Anton, Romain Meder e Thierry Marx, além de uma nova geração de chefs em ascensão. Oportunidade única para os amantes da boa gastronomia provar pratos assinados por grandes nomes na área. Grand Palais: 3 avenue du Général Eisenhower. Ingressos: diversos preços, de 15 euros a 138 euros, com acesso corta-fila e open bar de champanhe Laurent-Perrier.
Quem estiver pela China pode aproveitar para pegar o Ano Novo chinês, que acontece no dia 8 de fevereiro. Diferentemente do ano novo Ocidental, o ano novo Oriental não tem uma data específica, pois segue o calendário lunar, e não o gregoriano. Assim como nós, eles acreditam que uma boa virada pode garantir um ano de sorte. O país celebra com grandes eventos e feiras. Hong Kong é considerada uma das melhores cidades para passar a data. Neste link, é possível encontrar todas as informações necessárias para curtir a virada do ano por lá. Quem estiver em Shangai, dá uma espiada aqui.
A 19ª edição do Japan Media Arts Festival rola entre os dias 3 e 14 de fevereiro. O festival abriga artistas dos quatro cantos do planeta. No ano passado, foram quase 4.000 trabalhos inscritos , vindos de mais de 71 países diferentes. São quatro grandes áreas: arte, entretenimento, animação e mangá. O mais bacana é que o evento é gratuito, ou seja, se estiver por Tóquio, não deixe de espiar, especialmente se você ama tecnologia. Programação completa e endereços aqui.
No dia 24 de fevereiro abre a Bienal de Artes de Marrakech, que já foi considerada uma das 20 melhores do mundo. Eu, como adoro uma boa desculpa para conhecer uma nova cidade, poderia cogitar colocar Marrakech na lista. O tema da bienal é “Not New Now” e também homenageia a jovem fotógrafa Leila Alaoui, que morreu em janeiro num atentado da Al Qaeda em Burkina Faso. A curadoria é de Reem Fadda. Até 8 de maio.
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.