Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

As boas ao redor do mundo em novembro

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

03 de November, 2015

Share

Novembro já começou e já me sinto em véspera de natal. Sei que numa tropeçada eu já estarei montando minha ceia natalina e preparando a mala para a festa de virada do ano. Ainda assim há muito para fazer e ver. Novembro promete ser tão intenso quanto tem sido 2015. Vamos a nossa listinha de programas imperdíveis para quem conseguir uma brecha na agenda, pois todos valem o esforço:

Iceland Airwaves

20121103_7998

Reykjavik, a cidade mais legal do mundo, tem seu último festival de música do ano agora em novembro (nesta semana). O Iceland Airwaves tem um extenso line-up com artistas islandeses liderando a lista. Entre os destaques desta edição tem FM Belfast, Beach House, Ariel Pink, Hot Chip, Perfume Genius e Bo Ningen. A Björk seria uma das headliners, mas cancelou a participação. O festival é pequeno e rola em diversos locais diferentes em Reykjavik, mas todos perto um do outro (tem shows até no Blue Lagoon). São cerca de 9.000 pessoas esperadas para esta edição, sendo 5.500 vindo de outros países e apenas 3.500 islandeses. Quer saber o que anda rolando de bom musicalmente no norte do planeta? Corre lá (quem sabe você ainda pega uma aurora boreal de brinde?) Iceland Airwaves, 4 a 8 de Novembro, Reykjavik, Islândia.

Performa 15

David_Hallberg_and_Francesco_Vezzoli__2015_-_Photo_by_Alan_Prada__courtesy_of_LUomo_Vogue_1000_618_80

Performa é o evento perfeito para quem ama performance, que tem como objetivo desenhar o próximo capítulo do legado de artistas visuais que se dedicam à performance ao vivo.  O evento acontece em vários lugares em Nova York e tem a Renascença como ponto de partida, que conta também com música, dança, poesia, filme e arquitetura. Nesta 6ª edição serão mais de 30 artistas de 12 países diferentes participando das três semanas de programação. Alguns artistas em destaque que estreiam novos trabalhos na Performa: Robin Rhode (África do Sul), Pauline Curnier Jardin (França/Holanda), Edgar Arceneaux (EUA), Erika Vogt (EUA), entre outros. Performa 15, de 1 a 22 de Novembro, Nova York, EUA. 

Contemporary Istanbul

shortcuts-grand3-2_53134_34200

A viagem é mais do que válida para a Turquia para quem ama arte moderna. A Contemporary Istanbul tem atraído entusiastas do mundo das artes que experimentam além de feiras como Art Basel e Frieze. É a principal feira de arte do país acontecendo a cada dois anos trazendo artistas locais e internacionais para a vibrante cena artística que rola na Turquia. Nesta edição tem uma área dedicada à arte iraniana. Contemporary Istanbul, 12 a 15 de Novembro, Istambul, Turquia

Primavera Fauna

LOS ANGELES - APRIL 23: Singer Morrissey performs April 23, 2004 at the Wiltern LG in Los Angeles, California. The former Smiths frontman sold out five consecutive nights in Los Angeles. (Photo by Karl Walter/Getty Images)
Photo by Karl Walter/Getty Images

Um dos festivais de música que mais gosto na América Latina é o Primavera Fauna, tanto que já fui duas vezes. É pequeno, fica numa locação incrível próximo à Santiago e tem sempre um line-up impecável, além de ingressos a preços acessíveis. O festival tem palcos dedicados ao rock e à música eletrônica. Para esta edição passam por lá Morrissey, Miami Horror, John Talabot, Pantha du Prince, DIIV, Phonique, Cardigans, Simian Mobile Disco, Rhye, além de artistas chilenos e até os brasileiros Inky. Festival para quem curte sossego e comida boa. Para os mais animados rola também levar roupa para se jogar na piscina. E fica a dica: à noite costuma esfriar muito por lá enquanto o dia é bem quente. Primavera Fauna. Dia 14 de Novembro, Espacio Brodway (tem ônibus que leva/traz saindo do centro de Santiago, é prático e barato). 

Restival

Está precisando de um detox tecnológico? Esse é o objetivo principal do Restival que traz como tema “A arte de desconectar” no meio do Deserto do Sahara, uma mistura de festival com retiro onde o wi-fi não chega. O Restival traz uma programação intensa e imersiva na vida no deserto num acampamento montado em Atlas Mountains, a algumas horas dirigindo num 4×4 de Marrakesh. O festival traz música, body art, yoga, alimentação saudável, workshops diversos, moda, etc, numa programação que vai da manhã à noite. Para participar é necessário entrar em contato com o festival. Restival, 14 a 20 de Novembro, Marrocos

Sónar São Paulo

Após a última edição brasileira cancelada, o Sónar retorna ao país numa edição enxuta, mas com bons nomes para conferir ao vivo. O mais esperado é com certeza o headliner Chemical Brothers, que passou por aqui em 2011. Tocam também Hot Chip, Brodinski, Evian Christ, Pional, Valesushi e Zopelar. Além de música, o festival também abriga uma programação de cinema entre os dias 24 e 28 de novembro no MIS. Sónar São Paulo, de 24 a 28 de Novembro, MIS (Cinema), Red Bull Station (Sónar D+) e Espaço das Américas. Ingressos R$ 275 a 550,00.

Deepavali ou Diwali

1935624218_97d2d491ba_b

Deepavali ou Diwali são festivais de luzes que acontecem na Índia em celebração ao inverno. As datas variam de ano para ano, pois sempre se celebra na lua nova. Em 2015 o festival acontece no dia 11 de novembro por todo o país, com exceção de Kerala. Aqui tem uma lista de lugares para celebrar a data. Deepavali ou Diwali, 11 de Novembro, Índia. 

Torino Film Festival

TFF

Quem estiver pela Itália em novembro poderá se deleitar com uma programação culturalmente farta em várias partes do país. Um dos destaques é o Torino Film Festival, que acontece entre os dias 20 e 28 de novembro. A 33ª edição é dedicada ao Orson Welles e serão exibidas cópias remasterizadas dos filmes Citizen Kane (1941), Mr. Arkadin (1955) e Touch of Evil(1958). Torino Film Festival, 20 a 28 de Novembro, Torino, Itália.

Museu Rodin

Depois de três anos de restauração, o magnífico Hôtel Biron e seu belo jardim, casa do Museu Rodin, em Paris, desde 1919, reabre suas portas ao público em 12 de novembro celebrando o 175º aniversário do escultor. É a primeira restauração feita desde que Auguste Rodin usava o local como seu estúdio até sua morte em 1917. O museu conta com 18 salas que contam a história da vida de Rodin de forma cronológica explorando seu trabalho, seus móveis e sua coleção de antiguidades, que contam com milhares de fragmentos da Grécia Antiga e escultura romana. Museu Rodin, reabertura em 12 de Novembro com entrada gratuita. Abre de terça a domingo, das 10 às 17h45 (na quarta-feira fica aberto até 20h45). 

Il Grande Museo del Duomo

dsc_0054

Florença ganhou no final de outubro um novo museu, o Il Grande Museo del Duomo, parte de um grande complexo que inclui também a Catedral de Santa Maria del Fiore, Brunelleschi’s Dome, Campanário de Giotto, Batistério de San Giovanni, a cripta de Santa Reparata. O complexo abriga mais de 750 obras para contar 720 de história da arte. A exposição temporária é “Divine Beauty, de Van Gogh a Chagall e Fontana”, que fica até 24.01.16. Il Grande Museo Del Duomo, Piazza del Duomo 9, Florence. Entrada 15 euros. Abre diariamente das 9 às 19h.

The World of Charles and Ray Eames

4.0.1

O casal Charles e Ray Eames figura a lista dos designers mais influentes do século 20, que tem entre suas criações a poltrona mais famosa do mundo, “lounge chair”, que conta com um exemplar na coleção permanente do MoMa. Entusiasmados e incansáveis em experimentar como eram, o casal percorreu também o campo da fotografia, filme, arquitetura, móveis e design de produto. A exposição “The World of Charles e Ray Eames” traz cartas pessoais, fotografias, desenhos e obras de arte fornecendo uma visão sobre a vida dos Eames. Caso esteja ou vá passar por Londres até fevereiro/16, não deixe de conferir a exposição. The World of Charles e Ray Eames. Até 14.02.2016. Barbican Centre, nível 3, Silk Street, Londres.

Loi Krathong e Yi Peng Festivals

YiPeng

Os festivais Loi Krathong e Yi Peng da Tailândia estão com certeza entre os festivais mais belos do mundo. Um dos lugares mais procurados é Chiang Mai. O festival consiste em colocar um receptáculo com nozes, flores e outros objetos, além de uma vela, na água para trazerem boa sorte e realizarem desejos. Já o Yi Peng, que acontece mais ou menos na mesma época, as pessoas soltam milhares de lanternas com velas cobrindo o céu com elas num espetáculo belíssimo. A data exata do festival só é anunciada semanas antes de acontecer, mas geralmente rola na mesma semana que o Loi Krathong. Loi Krathong, 24 a 26 de Novembro, em Chiang Mai, Tailândia. 

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

03 de November, 2015

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.