Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Retrospectiva Anton Corbjin em Berlim

Quem escreveu

Domingos Lepores

Data

12 de November, 2015

Share

Que música e fotografia fascinam muita gente, todo mundo sabe. Mas quantos conseguiram unir essas duas paixões e imprimir uma marca autoral e inédita, elevando seu status de hobby sem pretensão à arte com inovação e criando imagens que ficaram registradas no nosso inconsciente coletivo?

William Claxton, Peter Lindbergh, Annie Leibovitz e David LaChapelle são alguns dos nomes que nos vêm à cabeça quando pensamos em “fotógrafos de músicos.” A lista de seus retratados célebres inclui de Chet Baker à Lady Gaga, passando por Rolling Stones e Madonna.

Mas talvez quem tenha conseguido unir música e fotografia de maneira mais coesa seja o holandês Anton Corbjin. Sua atuação é quase onipresente na carreira de muitos artistas, já que foi responsável por conceber capas de discos, fotos de divulgação e direção de vídeo clipes, elaborando uma identidade visual artística e atuando como um verdadeiro diretor de criação.

Desde o final da década de 1970, Corbjin colaborou  – e ainda colabora – com a fina nata da música mundial. A relação de artistas é imensa, e dentre os principais, não dá para esquecer de citar Joy Division, Depeche Mode, Nick Cave, Rolling Stones, Tom Waits, Nirvana, David Bowie…

luciano_pavarotti_turin_1996_copyright_anton_corbijn_00-700x704

nick_cave_london_1996_copyright_anton_corbijn_00_web-700x467

corbijn_artikelbild_960x1440px_0

É então para celebrar um dos mestres da fotografia em preto e branco contemporânea que a C/O Gallery, uma das principais galerias de fotografia em Berlim e quiçá do mundo, decidiu dedicar uma mostra retrospectiva (com nada menos do que 600 fotos!) ao trabalho de Corbjin das últimas quatro décadas.

IMG_9665

Localizada no prédio da antiga Amerika Haus, construída no final dos anos 1950, como parte da exposição de prédios modernistas Interbau, e que, como o próprio nome indica, abrigou o centro cultural americano durante a Guerra Fria, a C/O Gallery se mudou para lá há um ano, e já organizou mostras de bambas como Martin Parr e Nan Goldin.

O apanhado geral na carreira de Corbjin, marcada por uma atmosfera que pode ser considerada crua ao primeiro olhar, como se as fotos não tivessem sido finalizadas, aponta toda a originalidade de sua obra. Autodidata que começou a clicar já no fim dos anos 1970 para o semanário inglês New Musical Express, o fotógrafo vem se dedicando também ao cinema: após a cinebiografia de Ian Curtis, Control, seu novo filme Life conta a relação entre o retratista da revista homônima Dennis Stock com o astro James Dean.

As fotos exibidas na mostra vão além de meras imagens de músicos, captadas dentro ou fora dos palcos. Elas forjaram ícones e mitos em torno da música, mostrando o estilo de vida dos retratados, graças à relação próxima que o fotógrafo pôde estabelecer com muitos dos artistas, permitindo criar momentos de intimidade autêntica, tão escassos na pré-calculada indústria cultural vigente.

IMG_9661

Se Berlim estiver nos seus planos de viagem de final de ano, não deixe de incluir essa exposição no seu roteiro. É imperdível!

Serviço:

C/O Berlin
Hardenbergstraße 22-24
10623 Berlin
Todos os dias das 11h às 20h

Quem escreveu

Domingos Lepores

Data

12 de November, 2015

Share

Domingos Lepores

No seu aniversário de sete anos, ganhou um globo terrestre e pouco depois já sabia (quase) de cor o nome das capitais dos países do mundo. Ainda não conheceu a Ásia e a Oceania, mas mudou há cinco anos para Paris e mora há dois em Berlim. É péssimo em senso de orientação. Sempre acaba se perdendo nas ruas transversais e achando aquele café ou loja que você vai ver indicado na edição de um guia de viagem só no ano seguinte.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.