Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Porque passar o reveillon em Amsterdã

Quem escreveu

Gaía Passarelli

Data

27 de November, 2014

Share

Amsterdã ficou tempo demais conhecida pelos moinhos de vento, coffee shops e Red Light District. Capital cultural da Holanda, a cidade dos canais, das bicicletas e das ruas de pedra é um paraíso para quem ama museus, boa cerveja e ótima comida. É ainda uma cidade e tanto para compras, esbanjando fotogenia. Tanto que mereceu um guia próprio aqui no CoP.

Foto: 艾文 Wisse
Foto: 艾文 Wisse

Porque ir: Para viver uma cidade cosmopolita em ótima fase. Impossível ficar entendiado em Amsterdam, seja fazendo compras (as Nove Ruas são um centro de compras de alta qualidade com preços convidativos), caminhando no De Pijp ou pedalando pela beira do rio Amstel. Há os famosos coffee shops, parte da cultura da cidade. Amsterdã tem museus incríveis, como os enormes Stedelijk e Rijksmuseum, com peças de Vermeer e outros clássicos holandeses. E, claro, o museu dedicado à obra e vida de Van Gogh. Os acervos são amplos e vale visitá-los em dias diferentes, com tempo. E na hora de matar a sede, vale lembrar que a cidade pode ser lar da mundialmente famosa Heineken, mas seus mais de 1200 pubs vendem delícias vindas das vizinhas Bélgica e França.

O que fazer na virada: O último dia do ano é a única data do calendário em que as pessoas podem soltar seus próprios fogos de artifício nas ruas. Elas começam de dia e levam isso bem a sério. O espetáculo de gente explodindo fogos dentro de latas de lixo, em cima de árvores ou dos telhados das casas é divertido e acontece em todos os bairros, mas principalmente em Nieuwmarkt, Leidseplein e Rembrandtplein – todos bairros centrais. Além dos muitos copos de cerveja, aproveite para encher a barriga com oliebollen (um tipo de bolinho de chuva) e appelflappen (doces de maçã, também fritos) que são vendidos em barracas nas ruas. A festa oficial, com queima de fogos grandiosa, rola na Oosterdok, uma ilha artificial da cidade. Boa parte dos amesterdaneses passam a virada em casa, com amigos, mas uma cidade tão famosa por sua vida noturna não deixa por menos: há centenas de eventos listados para o Reveillon. Quem curte techno vai encontrar na festa de ano novo do festival Awakenings um lineup matador. Quem curte um bom club pode se jogar na festa Gliterazzi do club Paradiso, com dress code glitz.

Saiba mais sobre Amsterdã no nosso guia da cidade.

Foto destaque: S.Borisov/Shutterstock

Quem escreveu

Gaía Passarelli

Data

27 de November, 2014

Share

Gaía Passarelli

Gaía Passarelli é paulistana de nascença, autora do livro "Mas Voce Vai Sozinha?"(Globo, 2016) e do blog How to Travel Light. Encontre-a em gaiapassarelli.com

Ver todos os posts

Comentários

  • Oii Gaía! Vamos passar o ano novo lá e estamos procurando um festival ou festa com música comercial, eclética. Te dizer que tá beeem difícil :/ Tem alguma sugestão?

    - amanda

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.