Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.
As boas do fim de semana em Curitiba: 06.10

As boas do fim de semana em Curitiba: 06.10

Quem escreveu

Cristiano Castilho

Data

05 de October, 2017

Share

Apresentado por

Blade Runner 2049

Denis Villeneuve já tinha demonstrado sua mão como diretor – e sua visão de mundo – em ótimos filmes como “Incêndio”, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, “Os Suspeitos”, longa que atualizou a lógica dos filmes de suspenses policiais, “Sicario” e “A Chegada”, obra que faz uma homenagem à linguagem e à inteligência, mesmo que seja um filme sobre extraterrestres. Desta vez, o desafio é ousado: reler e readaptar “Blade Runner”, ficção-científica neo-noir de Ridley Scott. Como spoiler, dá pra dizer que o filme dura três horas. Sobre expectativa, a carreira do diretor canadense fala por si.

Blade Runner 2049. 
Em cartaz no Cinesystem Shopping Curitiba, no Cinépolis Pátio Batel, no Cinesystem Shopping Cidade e no Dom Bosco IMAX.

Mother

A polêmica do ano. O filme ame ou odeie, mas vamos tentar fugir de binarismos e dualidades porque disso o mundo está cheio. Assistir a um filme de Darren Aronofsky é sempre uma experiência. Bem ou mal, imprimir sua marca e suas fórmulas sem dó, goste você ou não. De historinhas simples, ele faz uma revolução. Pra quem já conhece Aronofsky, sabe que ele tem uma certa predileção e sadismo por colocar em protagonismo personagens sofridos, que cavoucam o próprio buraco até o fundo do poço – lembra de “Réquiem Para um Sonho e Cisne Negro”? O roteiro é “simples”: um casal vive em um imenso casarão no campo. Enquanto a jovem esposa (Jennifer Lawrence) passa os dias restaurando o lugar, afetado por um incêndio no passado, o marido mais velho (Javier Bardem) tenta desesperadamente recuperar a inspiração para voltar a escrever os poemas que o tornaram famoso. Os dias pacíficos se transformam com a chegada de uma série de visitantes que se impõem à rotina do casal e escondem suas verdadeiras intenções. Aí entram metáforas e simbolismos. Aí entra a apreciação do espectador, que transforma o filme em algo único.

Mother. 
Em cartaz no Cinesystem Shopping Curitiba e no Cinépolis Pátio Batel. 

O Abismo Prateado

O Cineclube de Cinema Brasileiro exibe e debate O Abismo Prateado, de Karim Aïnouz. Na história, Violeta é abandonada pelo marido, repentinamente. Quatorze anos juntos e um filho ainda criança. De despedida, apenas uma mensagem na caixa postal do celular. Da pouca coisa que o marido informa, diz que vai para Porto Alegre e que ela não vá atrás dele. Abalada, ela não sabe o que fazer. Acaba decidindo ir atrás do marido, mesmo ele tendo pedido que não o fosse. Assim, acompanhamos no filme as 24 horas seguintes da jornada da personagem. Filme inspirado na letra da música Olhos Nos Olhos, de Chico Buarque.

O Abismo Prateado. Sábado (07.10) às 16h. Gratuito.
Cine Guarani – Avenida República Argentina, 3430, Portão.

Três Vezes Pirandello

Foto: Divulgação

A trupe Arte da Comédia apresenta o espetáculo “Três vezes Pirandello. Tragédia, drama, comédia”, uma adaptação de textos do dramaturgo siciliano Pirandello, com direção de Roberto Innocente. O espetáculo acontece em Noite Siciliana do projeto AçãoArte.

Três Vezes Pirandello. Sábado (07.10) às 19h30. Gratuito.
Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana – Rua Brigadeiro Franco, 374, Mercês.

Pera aí, que tem mais

Está em cartaz mais uma edição do Festival Internacional de Cinema em Super 8. A programação traz 74 filmes de oito países, além de mostras paralelas do Brasil e da Argentina, com filmes que transitam da animação ao documentário e ao experimental.
Cinema: Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba. Até domingo (08.10). Gratuito.
Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo – 280, Centro.

Segue em temporada até o dia 22 o novo espetáculo de teatro de horror da Cia Vigor Mortis, “Acordei Cedo No Dia em Que Morri”. A peça é baseada nos textos de Ed Wood, o “pior cineasta do mundo”.
Acordei Cedo No Dia em Que Morri. Sexta-feira (06.10) e sábado (07.10) às 23h59; e domingo (08.10) às 20h. Ingresso: contribuição voluntária
Espaço Ave Lola – Rua Marechal Deodoro, 1227, Centro.

Quem escreveu

Cristiano Castilho

Data

05 de October, 2017

Share

Apresentado por

Cristiano Castilho

Curitibano, é graduado em jornalismo pela UFPR e pós-graduado em jornalismo literário pela ABJL. Foi repórter, editor e colunista do jornal Gazeta do Povo. Trabalha na Rádio Educativa de Curitiba, é editor do blog Pista 1, no portal Bem Paraná, e colaborador da revista VICE Brasil.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.