Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2020 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

As boas do fim de semana em São Paulo: 17.05

Quem escreveu

Tava Passando

Data

16 de May, 2019

Share

À Nordeste

À Nordeste / Foto: Juliana Notari
À Nordeste / Foto: Juliana Notari

“A Nordeste de que?”, a provocação do artista cearense Yuri Firmeza foi o que motivou a exposição À Nordeste, que rola no Sesc 24 de Maio a partir desta semana. A super exposição, com mais de 275 obras de 160 artistas, propõe um mergulho em torno do imaginário que se tem da região Nordeste – a partir de trabalho de diversas linguagens e suportes: do barro aos memes. O que conecta a curadoria é uma produção pulsante, que problematiza os imaginários que se tem sobre a região – e que resultou em um conjunto riquíssimo, diverso e heterogêneo que inclui artistas como Antônio Bandeira, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, Bispo do Rosário, Gilberto Freyre, Glauber Rocha, Jonathas de Andrade, Leonilson, Mestre Vitalino, Romero Britto e o coletivo Saquinho de Lixo. Além da expo, tem teatro, música, filmes e encontros na programação paralela.

À Nordeste. A partir de quarta (15.05) às 20h. De terça a sábado, das 9h às 21h, domingos e feriados, das 9h às 18h. Gratuito.
Sesc 24 de Maio. Rua 24 de Maio, 109, República

Semana Nacional de Museus

Pinacoteca / Foto: divulgação
Pinacoteca / Foto: divulgação

Dia 18 de maio é celebrado o Dia Internacional dos Museus, e aqui no Brasil já virou tradição comemorar através da Semana Nacional de Museus, que já está na 17ª edição. Inspirada em um poema de Leminski, o tema essa ano é “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, e o evento aproveita o momento propício para fomentar debates e estimular a realização de projetos e atividades museológicas que podem ser de curta, média ou longa duração. Durante toda a semana rolam atividades em museus de todo o país, e selecionamos alguns exemplos que rolam aqui na cidade: no MIS tem visita guiada à expo Quadrinhos e ainda show e oficina de podcasts; no CCBB tem o diálogo TRANSVERSALIDADES, sobre o lugar da educação no campo da cultura, outras rodas de conversa e Lugar de Criação especial; na Pinacoteca tem palestra em torno do processo de restauro da obra Tríade Trindade (2001), do artista Tunga; no Paço das Artes tem exposições, mesa-redonda e o museu aberto a noite inteira pra Virada Cultural e no Museu do Ipiranga tem uma série de visitas guiadas para o público conhecer melhor a instituição e seus acervos. Aqui tem a programação completa!

Semana Nacional de Museus. Quinta (16.05) a domingo (19.05), vários horários.
Vários museus da cidade

SP_Urban x Maio Amarelo

SP_Urban / Foto: divulgação
SP_Urban / Foto: divulgação

O SP_Urban sempre é legal por misturar arquitetura, arte e mídia, levando tecnologia, inovação, cores e movimento para as ruas da cidade, pra quem quiser ver, de graça. Já há alguns anos eles se conectaram com o Maio Amarelo – campanha em prol da segurança no trânsito -, e continuam a parceria este ano. Nesta edição a proposta é chamar atenção para as questões de novas formas de locomoção na cidade de São Paulo, incluindo bikes, patinetes e como o pedestre se insere nesse movimento, mostrando através da arte digital que é possível conviver em harmonia. Os espaços públicos serão nas avenidas Paulista e Faria Lima, e uma das atividades será um game art interativo, onde as pessoas poderão jogar um game na fachada do prédio, através de um tablet disponibilizado pelos monitores.

SP_Urban x Maio Amarelo. Até 30.05, todos os dias, a partir das 19h. Gratuito. Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp. Avenida Paulista, 1313, Cerqueira César
Avenida Brigadeiro Faria Lima 2780, Itaim Bibi

Peraí que tem mais

Ciclo de atividades que dura 7 meses em todos os Sescs e busca o fortalecimento e o reconhecimento das lutas, conquistas, manifestações e realidades do povo negro.
Do 13 ao 20 – (Re)Existência Do Povo Negro. Terças a sextas 9h às 21h, sábados 10h às 21h, domingos e feriados 10h às 18h. Gratuito.
Todas unidades do Sesc

Últimos dias pra visitar a expo da artista/tapeceira na Cartel 011, que tem instalação com tapeçarias verticais, videos, sketches e alguns móveis.
“Tecendo Cores” – Luiza Caldari. Até domingo (19.05).
Cartel 011. Rua Artur De Azevedo, 517, Pinheiros

Novas individuais na Zipper Galeria. “Ciclo”, de Monica Piloni, se situa em algum ponto entre o corpo e o objeto, a escultura e a instalação, o erotismo e o bizarro. E Fábio Baroli traz uma instalação de pinturas que toma como ponto de partida as paisagens características da Mata Atlântica.
Monica Piloni + Fábio Baroli. Segunda a sexta, das 10h às 19h, sábados das 11h às 17h. Até 08.06. Gratuito.
Zipper Galeria. Rua Estados Unidos, 1494, Jardim America

A expo da fotógrafa Vânia Toledo exibe 13 fotografias analógicas em ampliações únicas, a partir de negativos datados de 1996, que apresentam o olhar da fotógrafa em relação ao corpo masculino.
Corpo Livre. A partir de quinta (16.05) às 18h. Gratuito.
Galeria MaPa. Rua Costa, 31, Consolação

A cultura Lowrider (de carros rebaixados) representada nessa expo que traz 11 anos de registros do movimento no Brasil, Europa e EUA através das lentes do fotógrafo Rafael Ambrosio.
Please Don’t Touch. A partir de sábado (18.05) às 16h. Gratuito.
Matilha Cultural. Rua Rego Freitas, 542, Consolação

Quem escreveu

Tava Passando

Data

16 de May, 2019

Share

Tava Passando

Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.