De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Roteiros 12 horas por Treviso

Explorando cidades do nascer do sol ao fim da noite.

As boas do feriado em São Paulo: 12.10

Quem escreveu

Tava Passando

Data

11 de October, 2018

Share

C.U.C.A. – Sarau das Bixas

Sarau das Bixas / Foto: divulgação
Sarau das Bixas / Foto: divulgação

O C.U.C.A. – Culturas Urbanas, Conexões Artísticas, que estreia esse ano como uma substituição ao MCI (Mês da Cultura Independente), é o novo evento da Prefeitura de São Paulo focado em artes e artistas que saem do mainstream. Vale a pena acompanhar a programação inteira – que começa neste fim de semana com o incrível SP na Rua (que falamos ali em cima) e com o Sarau das Bixas, que brinca com esse nome frequentemente usado pejorativamente para trocar ideias sobre o que é ser “bixa”. Vai rolar exposição coletiva com os artistas Sirius Amén, Felipe Chianca, Suriani e Moara Brasil, que trazem narrativas pictóricas, xilogravuras e intervenções para falar sobre gêneros, sexualidade, homoafetividade e homofobia, além de shows e performance da travesti Malka, em seu projeto eletrônico que mistura DJ set com live PA.

C.U.C.A. – Sarau das Bixas. Sexta (12.10) das 10h às 19h. Gratuito.
CCJ – Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Dep. Emílio Carlos, 3641, Vila dos Andradas

Edgard de Souza + Dora Longo Bahia

Edgard de Souza / Foto: divulgação
Edgard de Souza / Foto: divulgação

Tem duas novidades paralelas na Galeria Vermelho. Edgard de Souza (conhecido por sua instalação permanente em Inhotim) ganha sua segunda individual na galeria, onde apresenta novos trabalhos que conjugam sua pesquisa em torno do ambiente doméstico e dos movimentos do corpo inserido nessa esfera. Já Dora Longo Bahia exibe seu novo filme, “Brasil x Argentina (Amazônia e Patagônia)”, finalizado em 2017 e derivado da instalação homônima, que mostra o derretimento do glaciar argentino e a destruição por fogo da floresta brasileira, revelando relações entre o futebol e estratégias das ditaduras nos dois países vizinhos.

Edgard de Souza + Dora Longo Bahia. Até 10.11, de terça a sexta das 10h às 19h, sábados das 11h às 17h. Gratuito. Galeria Vermelho. Rua Minas Gerais, 350, Higienópolis

AI-5 50 ANOS – Ainda não terminou de acabar

AI-5 50 Anos / Foto: Evandro Teixeira/divulgação.
AI-5 50 Anos / Foto: Evandro Teixeira/divulgação.

Tentando responder para si próprio à pergunta “Para que pode servir uma instituição de arte em um país como o Brasil, hoje, em 2018?”, o Instituto Tomie Ohtake inaugurou, sem muito alarde, há algumas semanas, uma exposição importantíssima. “AI-5 50 ANOS – Ainda não terminou de acabar” aproveita os 50 anos do Ato Institucional Nº5 e busca discutir os custos da retirada de direitos democráticos para o imaginário cultural do país. Ela traz a produção de artes visuais do período, com obras, ideias e iniciativas que nasceram desta tensão, algumas que foram até proibidas, destruídas ou subsistiram ocultas ou com circulação contida. Imperdível!

AI-5 50 ANOS – Ainda não terminou de acabar. Até 04.11, de terça a domingo das 11h às 20h.
Instituto Tomie Ohtake. Rua Coropés, 88, Pinheiros

Peraí que tem mais

Performance-instalação com a atriz, poeta e slammer Luiza Romão, em paralelo à exposição A Biblioteca à Noite.
Scripta Manent, Verba Volant. Sábado (13.10) às 14h e às 18h. Gratuito.
Sesc Avenida Paulista. Avenida Paulista, 119, Paraíso

Três dias de festas para as crianças, com brinquedos, recreação, pintura facial, banda kids, comidas e guloseimas!
Dia das Crianças na Vila Butantan. Sexta (12.10), sábado (13.10) e domingo (14.10) das 11h às 18h. Gratuito (R$ 25 reais para brincar).
Vila Butantan. Rua Agostinho Cantu, 47, Butantã

Individual do artista visual João Câmara, que não expõe desde 2002, quando esteve na Pinacoteca.
João Câmara – Escudo de Aquiles e Outros Reflexos. Até 10.11, de terça a sexta, das 11h às 19h, sábados das 11h às 15h. Gratuito.
Face Gabinete de Arte. Rua Cunha Gago, 208, Pinheiros

Quem escreveu

Tava Passando

Data

11 de October, 2018

Share

Tava Passando

Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.