Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Escalando o Kilimanjaro pela Northern Route, o Circuito Norte

Quem escreveu

Luciana Guilliod

Data

02 de April, 2024

Share

O Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, é a maior montanha independente do mundo, com 5895m de altura. O ‘Teto da África’ é uma das principais atrações do continente e ganhou, recentemente, mais uma via de ascensão: a Northern Route ou Circuito Norte. Foi essa a minha escolha para o último réveillon.

O Circuito Norte tem 96km de extensão. Por dar uma volta de 270 graus na montanha, desvela uma grande variedade de paisagens em seus oito dias de trekking. A Northern Route é a mais longa das rotas do Kilimanjaro, oferecendo mais dias de aclimatação e, consequentemente, o maio índice de sucesso ao cume, de 85%.

A desvantagem de se optar por uma rota mais longa é que o preço é proporcional ao número de dias. Mas preços altos afastam as pessoas e, por seis dias, tivemos as trilhas e acampamentos restritos ao nosso grupo e mais um. Essa é uma expedição que você fará apenas uma vez na vida, então vale a pena pagar um pouco mais por expertise e qualidade. Acredite: apelidamos os acampamentos maiores, onde outros grupos estavam hospedados, de “Serra Pelada” e mesmo com a fome de quem estava caminhando há 12 horas, não consegui ter apetite para o almoço ali oferecido.

Ganho um total de zero reais pela indicação, mas recomendo a Morgado Expedições, com quem viajei em dezembro. O grupo contava com 15 turistas, 9 guias, 2 cozinheiros, 3 garçons e 66 staffs: gente que leva a sua comida, água, barraca, saco de dormir, isolante térmico, gás de cozinha, duffel bag, banheiro e até seus excrementos (já pensou nisso? Portanto dê uma boa gorjeta pra essa galera).

Kilimajaro nothern route, circuito norte
São oito dias na Nothern Route, o Circuito Norte do Kilimanjaro (foto: Luciana Guilliod)

Os oito dias no trekking pela Northern Route do Kilimanjaro tinham uma dinâmica parecida: éramos despertados com chá, café e uma bacia de água quente nas barracas às 6h, o café da manhã era servido às 7h (no grande luxo que era ter uma barraca refeitório com mesa, cadeiras e até florezinhas decorativas) e às 8h partíamos para a trilha, levando apenas a mochila de ataque. No acampamento, a barraca refeitório era o grande ponto de encontro e de calor humano do grupo. Por volta das 14h almoçávamos, mais tarde era servido um chá e o jantar era às 19h. Às 21h estávamos prontos para dormir. A frequência cardíaca e índice de oxigênio de cada um eram monitorados duas vezes ao dia.

Essa expedição contou com um privilégio: banho quente de chuveiro ao quinto dia. Dei meu jeito de passar uma água corrente no corpo diariamente, nem que água corrente significasse uma bacia. Os banheiros eram portáteis e os excrementos carregados até os acampamentos maiores, onde passavam a ser responsabilidade do Parque Nacional.

A Northern Route do Kilimanjaro dia a dia

Kilimajaro nothern route, circuito norte
Essa nova rota oferece maior variedade de paisagens (foto: Luciana Guilliod)

Primeiro dia: 5,2 km
Subida acumulada – 480 m
Descida acumulada – 100 m 
O percurso de Arusha, onde estávamos hospedados, até a entrada Lemosho do Parque Nacional Kilimanjaro, a 2028 m de altitude, levou quatro horas. Por lá nos registramos, almoçamos e partiu montanha! O trekking começa com uma caminhada por uma bela floresta equatorial, onde podem ser vistos macacos Colobus e outros animais. Levamos umas três horas tranquilas até chegarmos ao Big Tree Camp, a 2785m.  

Segundo dia: 9 km
Subida acumulada – 900 m
Descida acumulada – 180 m 
Bem-vindos à alta montanha! Conforme subimos, a paisagem verde e densa deu lugar à vegetação rasteira, até ficarmos acima das nuvens. Contornamos as encostas nortes do Shira Ridge, o pouco conhecido terceiro cume do Kilimanjaro. Levamos cerca de seis horas até a o acampamento Shira One, a 3504m.

Kilimanjaro nothern route, circuito norte
A vista de um dos acampamentos (foto: Luciana Guilliod)

Terceiro dia: 10,5 km
Subida acumulada – 690 m
Descida acumulada – 30 m
As árvores baixas da savana dão lugar a uma paisagem mais desértica do Shira Plateau. Contemplamos o Kilimanjaro por boa parte do dia, com nosso prêmio se mostrando maior e mais perto a cada passo. Dormimos no Moir Huts, a 4161m. Os efeitos da altitude já se fazem presentes e o ritmo da caminhada diminui. Quem teve energia fez ainda uma caminhada de aclimatação de uma hora. Preferi o lounge, quero dizer, a barraca refeitório e o bate papo com a outra parte do grupo.

Quarto dia: 10,8 km
Subida acumulada – 440 m
Descida acumulada – 600 m 
Mas tem que descer o vale para poder subir o vale? Por que não fazem logo uma ponte? (contém ironia). Para colaborar no processo de aclimatação, neste dia e no seguinte dormimos em altitudes inferiores às do acampamento do dia anterior. A paisagem é cinza, desértica – lunar, eu diria – e os rios intermitentes estão secos. Dormimos a 4033 m.

Quinto dia: 6,5 km
Subida acumulada – 210 metros
Descida acumulada – 260 metros 
Quando os efeitos da altitude se fazem sentir até mesmo nos corpos mais casca grossa, o quinto dia chega com duas boas notícias: a caminhada é mais curta que as dos dias anteriores, em torno de quatro horas, e temos banho quente! A regra de ‘climb high and sleep low’ traz um dia de muitas pequenas subidas e descidas atravessando vales separados por pequenas cristas. Como prêmio, temos vistas deslumbrantes do primeiro e segundo cumes do Kilimanjaro, Kibo e Mawenzi. Nosso acampamento está a 3936 m e nesta altitude, cada centímetro conta.

Foi o último dia do ano e, ao fim do jantar, ou seja, às 20h30, fizemos uma contagem regressiva porque já era meia noite em algum lugar do mundo. O brinde foi com água, mas ao menos estávamos de banho tomado aos nos abraçarmos. A rotina de dormir cedo se manteve: a champanhe e os fogos de artifício ficam para a cidade grande.

Kilimanjaro nothern route, circuito norte
A equipe eficiente e atenciosa da Morgado Expedições (foto: Luciana Guilliod)

Sexto dia: 4,4km
Subida acumulada – 760 metros
Descida acumulada – 0 metros 
Acordamos com algo melhor que um brunch para combater a ressaca de réveillon: uma pequena festa com bolo, música e danças africanas performadas pela equipe que vem tão gentilmente nos acompanhando na montanha.

Após dois dias atravessando as encostas do norte do Kilimanjaro, voltamos a ganhar altitude e iniciar a última fase do caminho rumo ao topo da África. Chegamos por volta do meio-dia ao School Hut, a 4700m. Depois do almoço, preparamos a mochila de ataque, dormimos, jantamos e dormimos mais um pouco. Às 23h acordamos para um leve café da manhã, estocando calorias para o desafio que se seguirá.

Visto três camadas de roupa no tronco, braço e pernas e duas nos pés, mãos e cabeça. Levo dois litros de água. Deixo no acampamento uma coisa: o orgulho, pois aceito a oferta dos guias de levarem a mochila de ataque. À meia noite de 1º de janeiro de 2024, partimos em direção ao cume do Kilimanjaro.

Kilimajaro rota Lemosho
Chegando no teto da África (foto: Luciana Guilliod)

Sétimo dia: 16,5km
Subida acumulada – 1220 m
Descida acumulada – 2100 m
São seis horas de caminhada até o Gilman’s Point a 5685 m, o primeiro ponto da borda do vulcão que é o Kilimajaro. São seis horas de uma íngreme subida, cuidando para que a distância entre um passo e outro não seja maior que uma passada e a respiração não se acelere. Perna direita, inspira, perna esquerda, expira. São seis horas lidando com a neve e o vento, que nos esperam a doze graus negativos lá em cima. São seis horas no escuro, com a estreita trilha iluminada apenas por nossas lanternas. Após dias sem ver outras pessoas que não fossem as do nosso grupo, nosso caminho se cruza com outra e a quantidade de pontos luminosos aumenta, até se confundirem com as estrelas. Vemos o sol nascer, tingindo de dourado as neves eternas do Kilimanjaro.

Descansamos um pouco e seguimos pela borda da cratera até o Uhuru Peak, o verdadeiro cume do Kilimanjaro, a 5895m. É um dia lindo no teto da África. Fotos, choro e uma dancinha (me julguem) depois, iniciamos nossa descida.

Fico feliz pelo ataque ter sido à noite, porque o caminho é duro, com enormes pedras e grande desnível. Vê-lo à luz do dia seria desanimador. Foi um dia extenuante, que começou à meia noite e terminou às 15h. Dormimos – ou desmaiamos- no Millenium Camp a 3825m.

O cume do Kilimanjaro e a foto de milhões (foto: Luciana Guilliod)

Oitavo dia: 13km
Subida acumulada – 10 metros
Descida acumulada – 2100 metros 
Para baixo nem todo santo ajuda, pois estávamos moídos dos dias anteriores e todos os passos eram dolorosos. Vemos a paisagem ganhar cor, densidade, altura e animais a cada passo que descemos. Uma chuva torrencial nos acompanha nos últimos quilômetros, relembrando a sorte que tivemos com o tempo por todo o trekking.  Levamos seis horas para chegar ao Mweka Gate e volta à civilização é registrada na sede do Parque Nacional, mas comemorada com uma cerveja Kilimanjaro gelada.

A caminho do hotel em Arusha, paramos em Moshi para, junto com toda a equipe – carregadores, cozinheiros e guias – almoçarmos e recebermos nossos certificados de escalada ao Kilimajaro, expedidos pelo Parque Nacional. Para minha alegria, teve mais dança, canto e cerveja. Foram oito dias desafiando os limites do corpo, vivendo numa sociedade autossuficiente, convivendo com pessoas de continentes diferentes. Oito dias de aprendizados e experiências que levaremos para uma vida inteira.

Quem escreveu

Luciana Guilliod

Data

02 de April, 2024

Share

Luciana Guilliod

Carioca da Zona Norte, hoje mora na Zona Sul. Já foi da noite, da balada e da vida urbana. Hoje é do dia, da tranquilidade e da natureza. Prefere o slow travel, andar a pé, mala de mão e aluguel de apartamento. Se a comida do destino for boa, já vale a passagem.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.