Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
A Tanzânia é um país tão rico em diversidade que é difícil escolher poucas razões para visitá-lo. É a casa do Kilimanjaro, de uma concentração de fauna silvestre intocada, além de praia e minérios que só se encontram lá. A Tanzânia é a “Alma da África”.
Ao menos é o que diz Philip Chitaunga, gerente dos serviços da Tanzania Tourist Board. Durante a nossa experiência na INDABA/2016 (feira que fomenta o turismo no continente africano), a convite da South African Tourism, em Durban, conversamos com ele sobre as razões pelas quais nós deveríamos considerar a Tanzânia nas próximas férias.
Enquanto muitos vizinhos sofrem com guerras civis, as pessoas da Tanzânia são super amáveis e hospitaleiras, com culturas únicas e diversas. E eles tem vários programas que permitem que você realmente conheça os locais e possa experimentar a vida por lá, passeando pelas culturas de café, banana, frutas, vegetais… A famosa tribo Maasai compartilha um pouco da sua herança: o turismo comunitário é ótimo porque ajuda a comunidade local, além de ajudar a preservar as raízes culturais das tribos, profundamente conectadas com a natureza e as tradições. Já pensou em passar alguns dias com eles colhendo e torrando seu próprio café?
O Serengeti abriga a maior migração animal de mamíferos do planeta, uma das maravilhas do mundo natural. E a migração dos animais lá acontece 9 meses entre os 12 do ano. A palavra “Serengeti”, que provém da língua maasai, significa “planícies intermináveis”, e dá nome a uma região da Tanzânia para observar a migração. Dizem ser imperdível, dá uma olhadinha nesse vídeo.
No meio da savana ergue-se um antigo e gigantesco vulcão, com o topo sempre coberto de neve. O famoso Kilimanjaro (que significa montanha branca em Massai, ou Kilima Njaro, ‘montanha brilhante’ em kiswahili), é o ponto mais alto da África, com uma altura de 5.895m no Pico Uhuru. Hoje, sua região é um dos 16 parques nacionais da Tanzânia. Diz-se que a escalada até o pico é uma das experiências mais incríveis que alguém pode fazer, e por não ser uma escalada técnica, é só ter uma boa forma física e preparo adequado.
Além do melhor nome de cratera já dado na história, a Ngorongoro é uma maravilha natural de, realmente, tirar o fôlego. Diz ter a maior densidade de animais na África: lá de cima é possível ver miniaturas dos grandes animais embaixo, ou mesmo fazer um safari dentro da cratera. Um espetáculo natural imperdível.
Zanzibar é uma ilha conhecida pelos temperos, que explode em cultura e história, ao mesmo tempo que carrega uma geografia idílica de areias brancas e palmeiras. Não só um lugar para explorar, mas também apaziguar a mente. Há banhos turcos, fortes portugueses, tours dos temperos que dão fama à cidade… Já nas praias, você pode ver recifes de corais, áreas de proteção de tartarugas e espécies em risco de extinção, macaquinhos e antílopes.
Deu vontade de conferir? Também ficamos! Dê uma olhada no site de turismo oficial para babar mais um pouco e se inspirar.
Essa é uma série especial sobre alguns bons motivos para visitar países africanos. Falamos também sobre o Moçambique, Uganda e Quênia.
Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.