Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

O lado “weird” de Austin

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

20 de February, 2023

Share

Está indo para o SXSW em Austin? Que tal desvendar o lado esquisito da capital texana?

“Keep Austin weird.” Já leu essa frase? É o slogan adotado pelos Austinites que mais definem a cidade. E eu mesma, apesar de estar na cidade inúmeras vezes para o SXSW, precisei me afastar um pouco do festival para entender. 

Explicar a estranheza de Austin, de fato, é um desafio. Você não pega logo de cara, porque precisa entender a cultura – com sua criatividade, inclusão e inconformidade . Então se estiver por lá para o festival que respira essa psicodelia e estranheza intrínsecas à cidade, que tal visitar algumas dessas atrações para entender esse espírito?

Antes de começar, colocamos todas as atrações em um mapa.

Eden Cocktail Room

Eden Cocktail Bar – Divulgação

Ao ver porta roxa no prédio de tijolos aparentes num beco tranquilo – você só não pensa que errou o endereço porque está em Austin, onde o inesperado mora. Passando a porta roxa, uma salinha mal iluminada te coloca em um cocktail bar completamente diferente. As paredes cobertas de verde, o teto retrátil e uma variedade de elementos decorativos peculiares foram cuidadosamente planejados para criar uma atmosfera de jardim encantado. 

Magia, sobrenaturalidade e sensualidade afastam o Eden Cocktail Room de qualquer parâmetro comparativo entre bares. Não se trata de um lugar, mas de uma experiência. A determinação em fazer o máximo para ser diferente e ultrapassar limites é a porção de estranheza que este lugar partilha com Austin.

Eden Cocktail Room: 214 E. 6th St, Austin

The Sometimes Islands

Sometimes islands (foto de rutlo)

Os moradores de Austin já se acostumaram, mas todo mundo se surpreende quando descobre que, no Lago Travis, tem escondido um mini arquipélago que aparece de vez em quando. Não à toa chama “Sometimes Islands”– obviamente desabitadas, e a gente só consegue chegar a elas de barco ou caiaque. O paradoxo é que só podemos vê-las e visitá-las quando o nível de água está baixo, ou seja, justamente quando as pessoas estão menos dispostas a navegar na área.

Endereço a ser desvendado, mas é por aqui

The Eureka Room

Foto Divulgação

É uma casa-conceito de 30 metros quadrados que de modo algum estamos falando de um escape room tradicional – The Eureka Room é envolvente e interativo, desafiando as fronteiras da sua zona de conforto.

A experiência foi projetada com foco na diversão, no trabalho em equipe e na colaboração; cuidadosamente desenhada para colocar à prova as habilidades e inteligência de quem entra na brincadeira. Para tanto, oferece uma variedade de enigmas que exigem que os participantes trabalhem juntos, se comuniquem bem e pensem fora da caixinha – só assim, eles conseguem passar de uma sala para a outra.

The Eureka Room: 1408 E Cesar Chavez 

Chicken Shit Bingo

Estranhezas de Austin - "Chicken Shit Bingo" by SanFranAnnie is licensed under CC BY-SA 2.0.
Chicken Shit Bingo (foto de SanFranAnnie)

Em algumas tardes de domingo, turistas e moradores de Austin se reúnem em um badalado bar local para um jogo estranhíssimo, o Chicken Shit Bingo. Se estiver questionando seu conhecimento da língua inglesa, pode parar! É isso mesmo: bingo de cocô de galinha. 

Nas tardes de jogo, o pessoal do bar monta um tabuleiro de bingo incomum em sua área externa, onde uma galinha fica bem à vontade. Os jogadores só precisam apostar em qual quadradinho ela vai preencher com seus dejetos. Tudo acontece no ritmo da natureza, não dá para apressar a pobre penosa… Assim, uma partida pode durar alguns minutos ou horas! Enquanto isso, música ao vivo envolve o clima de camaradagem que toma conta do lugar.

Chicken Shit Bingo: 5434 Burnet Rd

Larry Monroe Forever Bridge 

Larry Monroe Forever Bridge por Evelina Monzingo

Todo mundo sabe que a música corre nas veias de Austin, e, nesse sentido, Larry Monroe era uma das referências da cidade. Seu programa de rádio trazia novidades, promovia músicas ecléticas e revelava artistas locais. Em 2014, Larry faleceu em consequência de problemas respiratórios. Sabe como a cidade honrou sua memória? Transformando uma ponte de pedestres num mosaico.

Com sua combinação única de arte, comunidade e nostalgia, a Larry Monroe Forever Bridge revela um dos aspectos da estranheza de Austin ao provar o senso de comunidade tão característico da cidade, bem como de sua vontade de se unir para celebrar a vida, a memória e a arte. 

1506 East Side Dr

Museum of Natural and Artificial Ephemerata

O casal donos do museu. Foto por Lisseth Lopez / The Daily Texas

Scott e a esposa Jen Webel são os criadores e donos do pequeno museu familiar, o Museum of Natural and Artificial Ephemerata, onde apresentam as exposições “impermanentes” incluem de tudo – dispositivos médicos antigos, brinquedos que fazem a gente viajar no tempo, e até animais empalhados e livros raros. A coleção nasceu veio de uma caixa de curiosidades que pertenceu ao tio-avô de Scott, nos anos 20. O tour é conduzido pelo casal.

Museum of Natural and Artificial Ephemerata: 1808 Singleton Ave

Sky Space: The Color Inside de James Turrell

Sky Space: The Color Inside, de James Turrell

Na cobertura do Student Activity Center – The University of Texas, em Austin, a física e a arte se encontram e a arquitetura e natureza dão show. É o Sky Space: The Color Inside, obra de James Turrell, uma estrutura com teto semelhante a uma cúpula com uma espécie de clarabóia circular no topo, perfeita para observar o céu. Até aí, tudo bem, mas cadê o tal encontro e o tal show?

Calma, a mágica acontece quando as portas se fecham, e as luzes se acendem. Muitas delas estão escondidas, e você nem sabe de onde vêm quando as cores que irradiam começam a dançar no teto branco em forma de domo. Nas palavras do site oficial “é interessante, meditativo e alucinante, tudo ao mesmo tempo.”

Sky Space: The Color Inside 2201 Speedway

Casa Neverlandia

Estranhezas de Austin - "Casa Neverlandia Art House, James Talbot & Kay Pils" by lea@pomegranate is licensed under CC BY-NC-ND 2.0.
Casa Neverlandia Art House (foto de lea@pomegranate)

O arquiteto britânico James Talbot decidiu fixar residência e escolheu Austin para morar. Ele quis que o lar de sua vida tinha que ter inspiração dos lugares onde viveu e uma forte influência de seu herói de infância: Peter Pan. 

A construção tem três andares e muitos mosaicos. Lá no alto, tem uma torre de onde podemos ver a cidade. Mas não espere uma simples escada para chegar lá… você vai caminhar por uma ponte a la Indiana Jones! Nessa casa que respira criatividade, até a mesa de ping-pong é diferenciada feita em estilo indonésio e enfeitada com bambu.

Muito mais que a aparência de ilustração de de livro infantil, é a abordagem lúdica e nada convencional que coloca o carimbo da estranheza de Austin na Casa Neverlandia. É uma obra de arte que abriga um casal que recebe estranhos sem cerimônia; é a materialização da criatividade de Austin e de sua vontade de abraçar o inusitado e incomum.

Casa Neverlandia: 305 W Milton St

Curia Arcanum’s House of Curiosities

Já comprei uns insetos empalhados na Curia Arcanum’s House of Curiosities – uma loja nada convencional. A identidade da loja está no desconexo, isso pelo menos do ponto de vista padrão. O lugar é mais que uma loja, é um espaço de experiência, onde a curiosidade é exposta e, se você quiser, pode comprar e levar para casa. Tal curiosidade é representada por objetos raros, às vezes, excêntricos. São jóias antigas, ferramentas mágicas, animais taxidermizados, equipamentos médicos do passado e por aí vai – até espécies úmidos estão expostas e à venda lá! Para coroar, a loja oferece serviços místicos, incluindo cartomancia (um método de adivinhação próprio, vale salientar). 

Curia Arcanum’s House of Curiosities: 5924 S Congress Ave #23

Sparky Park

Estranhezas de Austin - "Sparky Park, Austin TX (2)" by leiris202 is licensed under CC BY-NC 2.0.
Sparky Park (foto de leiris202)

Pratos antigos quebrados, bolas de gude, conchas e outros objetos entraram na decoração do muro e ali estamparam a identidade de Austin, criando, ao mesmo tempo, um clima de jardim de fadas. Pode até ser estranho, mas o fato é que do lixo dos vizinhos brotou a beleza do Sparky Park, estranhamente conectado à natureza.

Sparky Park: 3701 Grooms St

Passeio de caiaque ao pôr-do-sol com revoada de milhares de morcegos

Austin por Amanda Stronza

Que tal um passeio de caiaque por um dos lagos de Austin ao pôr-do-sol? Admirar a beleza local à luz do crepúsculo, olhar a cidade do ponto de vista da natureza… Falando nela, lembre-se que estamos em uma cidade estranha por natureza. Nesse tour aquático especificamente, a estranheza vem na forma de 1,5 milhão de morcegos.

Navegar de caiaque no rio ao entardecer é uma experiência serena e pacífica, mas o surgimento repentino dos milhares de morcegos pode ser um pouco chocante e surreal, o tipo de contraste típico das estranhezas de Austin. Mas caso não faça o passeio de barco, é possível assistir a revoada também de camarote no calçadão à beira do rio ao lado da South Congress Bridge, que é no meio do festival. As revoadas duram cerca de 45 minutos. Eu já fiz algumas vezes e AMO esse passeio.

Espero que após essas dicas você seja contagiado pelo lado weird de Austin e que desperte o seu mesmo. Quanto menos você esperar, estará desfilando de bota e galinha no ombro por aí.

Quer mais dicas da cidade?

12 horas em Austin
Guia para curtir o SXSW sem perrengue

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

20 de February, 2023

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.