Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Guia para aproveitar a Cidade do Panamá

Quem escreveu

Angela Mansim

Data

23 de January, 2023

Share

A Cidade do Panamá é tudo aquilo que você imagina: Prédios altos, gente acolhedora, calor demasiado e bons mojitos pela rua. Por ser um hub de vôos internacionais, é bem provável que em algum momento você, viajante, vá se deparar com o Panamá como conexão.

Foto por Angela Mansim.

Inclusive, se você voar de Copa Airlines, uma companhia aérea panamenha, vai ter a chance de parar sem custo adicional no país participando de um programa de stopover incentivado pelo Governo do Panamá.

A curiosidade e oportunidade foi o que me fez ficar um pouco mais do que um dia para conhecer o país. Aqui vão algumas dicas para quem quer aproveitar ao máximo o Panamá, nem que for por uma rápida passagem como a minha.

Hospede-se em Casco Viejo

Foto por Angela Mansim.

Sim, Casco Viejo é o bairro mais antigo e mais turístico da cidade do Panamá, mas é também um dos locais mais seguros e fáceis de se locomover na cidade. Se você ficar hospedado por ali, dificilmente vai precisar de um carro para se locomover, isso porque provavelmente os locais que você vai querer visitar vão estar próximos da sua acomodação.

Outros bairros e distritos para você dar uma olhada em acomodações são Calidonia, El Chorillo, Santa Ana e Ancón. Link do Airbnb que fiquei.

Coma em restaurantes locais

Quando cheguei em Casco Viejo reparei que existem muitos restaurantes de alto padrão com todos os tipos de culinária possíveis de imaginar. Porém, estranhamente eu não estava encontrando comida de rua nem restaurantes mais acessíveis e locais por perto.

Comecei a perceber que muitos trabalhadores sentavam em mesinhas nas praças para comer suas marmitas e me questionei se estavam trazendo de casa sua própria comida.

Foi quando, por coincidência, entrei em um mercadinho local e percebi que havia um restaurante de buffet de comida que estava escondidinho no final do mercado. Parece algo normal quando o assunto é restaurantes locais.

Com cinco dólares é possível comer uma pratada nesses locais e experimentar a típica comida de dia-a-dia do panamenho. Os pratos normalmente levam alguma carne (o mais comum é o pollo / frango), arroz, lentilhas, salada com pepino, tomate e repolho, e banana frita.

Prepare-se para caminhar muito

Foto por Angela Mansim.

Confesso que pesquisei muito pouco antes de chegar no Panamá, e fui descobrindo tudo que a cidade oferecia enquanto caminhava. Isso mesmo, apenas andando sem rumo pela cidade foi possível descobrir todas as atrações. Isso porque tudo fica muito próximo em Casco Viejo.

Por isso, talvez minha melhor recomendação seja andar sem rumo por aí e se deixar ser surpreendido pelo caminho. Uma outra opção para quem não quiser caminhar são os patinetes elétricos e bicicletas para alugar.

Talvez seja mais difícil se locomover com patinetes e bicicletas mais próximo ao centro, devido o formato do calçamento da rua, mas a Cidade do Panamá tem uma ciclovia extensa, chamada de Cinta Costera, onde se pode circular com facilidade pela regi˜ão central e também aproveitar um belo de um passeio pela cidade.

Inclusive, o nascer e o pôr do sol são imperdíveis. Não deixe de estar para fora de casa nesses momentos do dia. Recomendo assistir ao pôr do sol no Paseo las Bovedas, um local perfeito para acompanhar esse espetáculo da natureza e tirar fotos incríveis.

Aproveite a noite na Cidade do Panamá

Foto por Yosi Bitran – Unsplash.

A cidade oferece lugares aconchegantes, sejam espaços fechados ou em mesas pelas ruas. Com um serviço excelente, bons drinques e ótima qualidade nas cozinhas. Em Casco Viejo, fica difícil escolher em qual lugar parar para tomar um drink, por isso, recomendo você dar uma olhada nos bares da rua C. 9a Este que são incríveis, como o La Pulpería.

Uma boa pedida também é parar em lugares mais simples, normalmente localizados próximos as praças, para tomar um clássico mojito de rua, que com certeza não vai decepcionar.

Cidade do Panamá - Angela Mansim - ChickenorPasta
Cidade do Panamá – Angela Mansim – ChickenorPasta

Se você tiver a oportunidade de parar no Panamá, não deixe de conhecer a cidade. Vale super a pena, ainda que seja apenas por um dia. E, se tiver um tempinho extra, não deixe de conhecer também o Caribe Panamenho.

Quem escreveu

Angela Mansim

Data

23 de January, 2023

Share

Angela Mansim

Designer, especialista em perrengues, comida de rua, gestão de marcas e trabalho remoto. Come, dorme e se teletransporta por aí no jeitinho simples da vida local. Radicada em Bali e procurando sempre a próxima ilha para ancorar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.