Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Smorgasburg – o maior festival de comida de rua chega a São Paulo

Quem escreveu

Renato Salles

Data

06 de June, 2019

Share

Apresentado por

Neste fim de semana acontece o festival Smorgasburg São Paulo. É a primeira edição do popular festival de gastronomia de rua que acontece em Nova York desde 2011, e hoje é um evento semanal que se espalha por diversos pontos da cidade. Esse nome surgiu pela mistura da palavra sueca Smörgåsbord (uma refeição farta, com muitas opções servidas em buffet) com Williamsburg, o bairro onde o evento se originou. Outras cidades também já receberam duas versões do evento, como Tóquio, Los Angeles e Osaka. Por aqui, o Smorgasburg teve uma versão pocket em dezembro como apresentação, e futuras edições ainda estão para ser anunciadas.

Smorgasburg São Paulo
O ramen burger teve a receita importada de NY pelo Vinil Burger

A essência do evento foi mantida: ele acontece na rua mesmo, a entrada é gratuita, e o foco é comida de rua, simples, saborosa, sem muita gourmetização. O espaço escolhido não poderia ser mais emblemático para São Paulo: o Smorgasburg vai tomar a praça e as ruas ao redor do Obelisco do Ibirapuera. Vai ser uma área gigantesca com mais de 120 barracas, sendo 85 delas dedicadas exclusivamente à gastronomia. As outras misturarão roupas, produtos artesanais, e atividades para crianças e pets. Os patrocinadores do evento também prometes atividades. A Eisenbahn vai montar um beer garden com a cerveja oficial do evento, e a Andorinha vai fazer degustações de azeite.

A curadoria gastronômica ficou a cargo de Márcio Silva (Buzina Food Truck) e Adolpho Schaefer (Holy Pasta), junto com o pessoal da Pipoca, organizadora do evento. Eles buscaram ao máximo dar espaço para estabelecimentos pequenos e médios, evitando grandes redes e chefs renomados, que fogem da proposta inicial. Por isso, tem gente vindo com suas receitas de vários lugares do Brasil. Eu tive a oportunidade de experimentar algumas das receitas que estarão disponíveis no Smorgasburg São Paulo, e vou dar um spoiler para deixar todo mundo com fome.

Smorgasburg São Paulo
O espetinho de rã é a aposta do Laje Pirajá – foto: Lucas Terribilli

O Laje Pirajá, novo braço especializado em espetinhos do famoso boteco, vai estar lá com uma criação inusitada: espetinho de rã. A rã vem quase inteira, esticada em dois espetos, bem crocante e saborosa. Para os vegetarianos, o espeto de cogumelos mistura shitake, shimeji e Paris. Já o Vinil Burger recriou uma das receitas mais famosas e disputadas do evento novaiorquino: o ramen burger. O hambúrguer tradicional deles vem numa versão menor, só de 100g, espremido entre dois blocos de ramen. É uma experiência bem diferente de um burger comum. E a Lanchonete da Cidade, a maior empresa presente no Smorgasburg São Paulo, vai servir o hambúrguer do futuro, feito só com vegetais, mas com textura, aparência e sabor muito parecidos com os da carne.

Já o Spin Cake é uma criação inspirada em uma comida de rua tradicional da Hungria. Uma massa adocicada, um pouco mais rígida que um bolo, é assada em formato de cone, e dentro recebe recheios de sorvete de creme com doce de leite ou com Nutella. É daqueles de se lambuzar. Eles tem também versões salgadas, mas que não estarão no evento. Lá só estará o Spin Dog, um hot dog feito no mesmo tipo de massa, mas cilíndrico e longo, com salsicha Frankfurter, cole slaw de acelga, relish de pepino e mostarda artesanal.

Smorgasburg São Paulo
Damasco com mel e grilo, uma sobremesa ancestral – foto: Bug’s Cook | divulgação

Por último, estará lá também o Bug’s Cook, empresa criada por Casé Oliveira para divulgar a alimentação com insetos. Casé é pesquisador na área de meio ambiente e biologia, e é presidente da Associação Brasileira de Criadores de Insetos. Ele começou a desenvolver receitas com seus próprios objetos de estudo como forma de buscar novas formas de conseguirmos nutrientes (os insetos são muito ricos em proteínas). No Smorgasburg, ele servirá damasco com mel, pimenta rosa e grilo, grilos cobertos com chocolate, e barrinhas de chocolate com insetos diversos na composição. Sempre em porções pequenas, para quem se interessar em provar.

Smorgasburg São Paulo
Obelisco do Ibirapuera
Sábado e domingo, 08 e 09.06, das 11h30 às 20h.
Entrada Grátis

*Foto de destaque: Hamburger do futuro, da Lanchonete da Cidade – foto: Ricardo D’Angelo

Quem escreveu

Renato Salles

Data

06 de June, 2019

Share

Apresentado por

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.