Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

13 Restaurantes em Tóquio indicados por japoneses

Quem escreveu

nonormal japao

Data

19 de September, 2019

Share

Finalmente, escrevo um post sobre comida – o meu assunto favorito! E, para desenvolver este post conversei com alguns japoneses para pedir indicações de seus restaurantes favoritos de Tóquio. Por isso, restaurantes com sushi, udon, soba, e até comida orgânica foram alguns dos recomendados nesta lista. Mal posso esperar para experimentar todos eles 😍

1 Marugame Seimen – udon e tempurá

Para começar esta lista, uma das sugestões da Chisato foi este lugar com os clássicos udon e tempurá. O udon é aquele macarrão mais grosso, que pode ser comido em sopas ou até mesmo frio. Este famoso restaurante tem várias filiais ao redor de Tóquio, por isso, é uma boa opção para experimentar.

2 Genki Sushi

O que não poderia faltar nesta lista é um restaurante de sushis, claro! Contudo a recomendação da Chisato realmente fugiu do óbvio e tradicional. Isso porque, ela nos indicou o Genki Sushi, outra opção que tem algumas filiais de restaurantes em Tóquio para poder experimentar. A proposta desta rede é o kaiten zushi, ou sushi rotativo. Nestes lugares, os pratos são colocados em uma esteira e vão passando até que algum cliente pegue para comer.

Além disso, o serviço do Genki Sushi é totalmente automatizado. Por meio de uma tablet, o cliente faz o pedido e ele chega pela esteira. Uma experiência dentro da experiência 🤯 No mínimo, parece ser divertido!

3 Kisoji – shabu shabu

Uma das formas mais populares de se comer carne bovina no Japão é o shabu shabu. Neste prato, a carne é servida fatiada crua, e é cozida em uma panela no centro da mesa dos clientes. Nela, a carne é rapidamente fervida nessa panela com água temperada, juntamente com vegetais, tofu, e outros tipos de carne. O termo shabu shabu surgiu de uma onomatopéia que se refere ao som da comida sendo cozida na água quente. 

O Kisoji é um restaurante sugerido pela Chihiro. Apesar de ser mais um restaurante mais caro, ele funciona no esquema de comer à vontade. 

4 On-Yasai – shabu shabu

Uma outra opção de shabu shabu mais em conta que a Chihiro nos sugeriu foi o On-Yasai. Esta também é uma rede de restaurantes e é possível experimentar em alguns lugares de Tóquio, além de poder comer à vontade também. 

5 Locale – “farm-to-table”

Depois de tanta opção com carne, se você sentiu falta de uma dica mais “verde”, uma boa opção é o Locale, um dos restaurantes favoritos da Mariko. Este é um lugar que tem como inspiração os restaurantes “farm-to-table” da Califórnia, onde se busca consumir alimentos de produtores locais 💚

6 Sato Yosuke – udon

Outro restaurante de udon indicado pela Chisato, o Sato Yosuke, que só pelas fotos do site, deu vontade de conhecer! Isso porque, a sua receita de macarrão artesanal, foi passada de pai para filho, por mais de 150 anos. Imperdível!

7 Eatrip – “farm-to-table” e orgânico

Este é um restaurante que parece ser bem descolado, e que foi indicado pela Juri e pela Mariko. Considerando que eu sei que as duas têm bom gosto, este lugar deve ser bom mesmo! É uma outra opção de restaurante “farm-to-table”, que trabalha com produtores locais, além de ser orgânico.

8 Yamasemi – soba

Eu amo um soba gelado, ainda mais no calor! O soba é um macarrão mais fino (entre um udon e um espaguete), e é possível comê-lo quente ou gelado. Por isso, fiquei bem feliz com a indicação do Hoizumi de um restaurante de soba, o Yamasemi. Com certeza, irei visitar!

9 Pariya – delicatessen

Um outro restaurante que parece ser bem descolado, indicado pela Mariko, é o Pariya. Nele, você escolhe entre as opções do dia que estão na vitrine, paga e depois come. Este lugar tem boas opções de saladas e comidas mais leves, além dos doces 😍

10 Nanohana – vegetais e frutos do mar

Uma recomendação de um restaurante voltado para o consumo de vegetais e frutos do mar é o Nanohana, indicado pela Kaoru. Neste lugar, os pratos são típicos da ilha de Sado no Japão, onde são conhecidos pela variedade de peixes, camarões, caranguejos, entre outros. Visto que a Kaoru trabalha divulgando a culinária japonesa por meio do Kitchen Nippon, esta dica vale ouro!

11 Kusamakura – curry japonês

E não podia faltar nesta lista um restaurante com o curry – ou karê, como os japoneses pronunciam. E esta dica é de uma especialista, a Kisa, que todo ano publica um zine com alguns dos melhores restaurantes de curry de Tóquio, o Curry Note. Se você estiver com vontade de comer karê, pode ir sem pensar duas vezes! – e também dá para comprar o zine dela lá 😊

restaurantes tóquio
Curry japonês no Kusamakura | Foto: Kisa Miyazaki

12 Yamato Sushi

Um outro restaurante de sushi indicado pela Chisato! O Yamato Sushi é um pouco mais afastado do centro de Tóquio, próximo ao Aeroporto de Narita. No entanto, parece ser uma boa pedida para quando você estiver indo ou voltando do Japão, já que a maioria dos vôos internacionais parte de lá.

13 Narabiya – okonomiyaki

Algo que eu amo é okonomiyaki! Tenho ótimas lembranças dele no Japão, dividindo com algumas amigas brasileiras, quando as vacas estavam bem magras. E, por isso, fiquei bastante feliz com a recomendação da Akiko deste restaurante.

O okonomiyaki, ou a “panqueca japonesa”, é uma massa grelhada de farinha e ovo misturada com repolho e outros vegetais e carnes, regada com muito molho e maionese. Esta dica da Akiko fica em Yokohama, um pouco afastada de Tóquio, mas ainda assim, eu iria!

14 (extra) Kyushu Jangara – ramen

Uma dica extra que é minha! O Kyushu Jangara não tem necessariamente o ramen mais celebrado de Tóquio, mas tem um lugarzinho especial no meu ❤️. Esse ramen tonkotsu (com caldo de osso de porco) sempre me acalentou em muitos momentos que passei em Tóquio, nos bons e nos ruins. Por isso, eu realmente recomendo esse lugar! 

restaurantes tóquio
Ramen do Kyushu Jangara | Foto: Takeshi Kiriya (Flickr)

15 (extra 2) Tensuke – tempurá

Se tem um lugar que eu quero muito ir, é o Tensuke! Não sei se é bom, mas parece ser incrível! Esse é um lugar fortemente recomendado por uma aeromoça filandesa que apareceu no programa japonês, YOUは何しに日本へ? (Por que você veio ao Japão?).

O programa acompanhou a saga dela para ir ao restaurante e voltar correndo ao hotel, já que logo ela já ia partir do Japão. O hotel dela ficava próximo do Aeroporto de Narita, e o restaurante em Koenji, ou seja, do outro lado de Tóquio. 

E o prato? O prato que ela foi atrás, não poderia ser mais simples: tempurá de ovo sobre arroz 😂 Mas, foi justamente isso que me fez querer ir atrás também… Se ela cruzou a cidade correndo por causa desse prato tão simples, é porque ele deve ser mesmo inacreditável!

Espero que você tenha encontrado boas recomendações nesta lista 😊 Em breve, quero fazer uma lista com os meus restaurantes favoritos de Tóquio! Uma dica que pode te ajudar a economizar um pouco: prefira ir aos restaurantes no almoço, quando os preços são bem mais camaradas.

Gostaria de agradecer aos meus queridos amigos que me ajudaram a escrever este post: Chisato, Yusuke, Juri, Kaoru, Chihiro, Atsuko, Tamaco, Akiko, Kisa, Hoizumi e Mariko. ありがとう!❤️

Um post super legal sobre a culinária japonesa aqui no Chicken or Pasta, é o Uma viagem pela culinária japonesa no Google Arts & Culture. Outro post sobre o Japão que vale a pena ler é o Guia para curtir um pedaço do Japão em São Paulo, que fala sobre um pouco da cultura nipo-brasileira em São Paulo ❤️

*Foto de destaque: Thomas Marban / Unsplash

Quem escreveu

nonormal japao

Data

19 de September, 2019

Share

nonormal japao

Cultura pop, gastronomia, arte, moda, comportamento, viagem, e tudo o que há de mais apaixonante sobre o Japão – por Soraya Tengan. Também no www.instagram.com/nonormal.jp

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.