Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

1 semana em Hanoi no Vietnã

Quem escreveu

Angela Mansim

Data

05 de August, 2019

Share

Hanoi é um daqueles lugares que surpreende todas as expectativas. Em um país que ouvimos falar tanto sobre a guerra, a cidade tem uma estrutura de dar inveja quando comparada a outros lugares da Ásia.

Hanoi é arborizada, de avenidas largas, bom transporte público, restaurantes, bares e padarias para todos os bolsos e gostos. Entenda porque ficar uma semana em Hanoi pode não ser o suficiente.

Guia uma semana em Hanoi, Vietnã
Hanoi, Vietnã. Foto por Unsplash.

Onde ficar na cidade

Os bairros mais conhecidos pelos turistas são o Old Quarter e o Bairro Francês, e a primeira recomendação que faço é com certeza buscar acomodação no Bairro Francês, localizado ao leste do Hoàn Kiếm Lake. Nesta região você vai ter mais tranquilidade do que no Old Quarter e não vai ter problemas com barulho de carros e buzinas.

Ruas sempre cheias com pessoas sentadas nos mini-banquinhos. Guia uma semana em Hanoi, Vietnã
Pelas ruas de Hanoi durante a noite. Foto por Unsplash.

Outro ponto positivo é poder circular a pé entre os bairros sem maiores problemas. Inclusive para caminhar a noite, pois Hanoi é super segura e as ruas ficam cheias de pessoas comendo e bebendo nas calçadas até tarde.

Recomendo procurar um Airbnb, pois existem inúmeras opções na cidade e a média de valor para um apartamento completíssimo é de R$70,00 a diária, o que vale muito a pena, ainda mais quando você não está viajando sozinho.

Hanoi de ruas fechadas ♡

Outra super recomendação é aproveitar as ruas fechadas da cidade nos arredores do Hoàn Kiếm Lake durante os finais de semana (sábados, domingos e também alguns feriados), quando as crianças andam de carrinhos automáticos, os jovens gravam videoclipes de dança no meio da avenida e os adultos fazem caminhadas ao redor da praça.

Muitos eventos do Governo e também privados acontecem durante estes dias, onde há muita mobilização popular nas ruas e todos querem ficar fora de casa (independente do calor, que é muito intenso em Hanoi!)

O paraíso das atrações

Existem alguns museus e atrações interessantes a serem visitados, como o clássico Mausoléu do Ho Chi Minh, o Templo da Literatura, o Memorial da Prisão de Hỏa Lò e o Museu da Etnologia.

Guardas na frente do Mausoléu. Guia uma semana em Hanoi, Vietnã
Mausoléu de Ho Chi Minh. Foto por Unsplash.

Mais uma dica de atração não tão mencionada e que vale a pena dar uma conferida é o Museu da Mulher, localizado na Rua Ly Thuong Kiet. A exposição permanente é dedicada às mulheres vietnamitas, em que as fotos e objetos expostos mostram o papel que as mulheres vietnamitas desempenharam na história e atualmente nas artes e na vida familiar. O museu também organiza exposições temáticas para mostrar mudanças em relação à sociedade contemporânea.

Gastronomia em Hanoi

Em Hanoi muitas pessoas não falam inglês e comer comida de rua pode ser um desafio na comunicação. Mesmo assim, recomendo insistir na mímica com os locais para experimentar pratos especiais (e muito baratos) pelas ruas da cidade.

Apesar do Bánh Mì 25 ser uma parada clássica na cidade, e não por acaso, afinal os pratos são deliciosos, recomendo muito provar o Bánh Mì (a baguete vietnamita) em lugares diferentes. Este é um prato muito versátil, que faz sentido ser consumido em qualquer horário do dia e que vale a pena experimentar em lugares diferentes.

Cozinha de rua em Hanoi.
Pho. Foto por Unsplash.
A sopa tradicional vietnamita. Guia uma semana em Hanoi, Vietnã
Pho. Foto por Unsplash.

Não deixe de experimentar também o Pho (uma sopa clássica vietnamita) e o Bun Cha (macarrão de arroz com ervas e porco grelhado), clássicos de Hanoi, como também as tradicionais sopas de caramujos (Bún ốc) que tiveram destaque no pós-guerra e que fazem sucesso na cidade até hoje. Para saber mais sobre a culinária local, recomendo assistir ao episódio de Street Food no Vietnã do Netflix.

Se você gosta de uns bons drinks e está viajando pela Ásia, aproveite para beber em Hanoi, considerada a cerveja mais barata do Sudeste Asiático. No Old Quarter você consegue achar um pint de chope por apenas R$2,00.

Depois do Brasil, o Vietnã é o segundo maior exportador de café do mundo e, especialmente em Hanoi, você vai encontrar inúmeras cafeterias que vendem grãos variados e que produzem o café de maneiras distintas. No geral, o café do Vietnã é excelente, então vale a pena experimentar em locais diferentes.

Vietnã, o segundo país que mais exporta café no mundo.
Café vietnamita. Foto por Unsplash

Porque ficar 1 semana em Hanoi?

A verdade é que Hanoi é extremamente interessante e, para os ouvidos atentos, um lugar com inúmeras atrações semanais acontecendo na cidade. Pela minha experiência pessoal morando na Ásia, é perceptível que Hanoi é uma cidade muito gostosa de viver, com estrutura e muitas facilidades, diferente do estereótipo que muitas vezes criamos sobre o Vietnã.

Se estiver procurando um lugar para ter uma base na Ásia, vale a pena conferir Hanoi, um local barato para morar e com muitas regalias e oportunidades.

Este é um dos motivos pelos quais recomendo fazer diferente do que muitas pessoas fazem quando viajam para lá, ao invés de ficar apenas dois dias em Hanoi, aproveite ao máximo o que a cidade pode oferecer, sem pressa!

Descubra também pontos de vista e roteiros diferentes sobre a cidade: A Caótica Hanoi e 12 horas em Hanoi. Se você gostou do post ou tem alguma dúvida sobre a viagem em Hanoi, faça um comentário que nós te respondemos.

Vendedoras vietnamitas. Foto por Unsplash.

*Foto de destaque: Unsplash

Quem escreveu

Angela Mansim

Data

05 de August, 2019

Share

Angela Mansim

Designer, especialista em perrengues, comida de rua, gestão de marcas e trabalho remoto. Come, dorme e se teletransporta por aí no jeitinho simples da vida local. Radicada em Bali e procurando sempre a próxima ilha para ancorar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.