Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Que mundo é esse: nova temporada traz a Coreia do Norte como tema

Quem escreveu

Fabio Allves

Data

04 de April, 2018

Share

A Coreia do Norte, um dos países mais fechados do planeta, chama atenção há tempos por vários motivos: política, programa nuclear e embates com os Estados Unidos, além da figura do ditador Kim Jong Un.

A nova temporada do programa Que Mundo É Esse?, da Globonews, apresenta as duas Coréias, a do Sul e a do Norte, numa viagem de dezesseis dias feita pelos jornalistas brasileiros André Fran, Felipe Ufo e Rodrigo Cebrian. A minissérie estreia com 4 episódios no próximo dia 10 de abril. Quem é assinante Globosat, já pode conferir o primeiro episódio no GloboNews Play.

Mais que a cisão territorial, as Coreias são marcadas especialmente pela separação cultural, ideológica, econômica e social.  Ao norte, um país fechado em si mesmo, com um governo totalitário. Ao sul o extremo oposto, moderno e participante da economia mundial. Já no primeiro episódio, a equipe do “Que Mundo É Esse?” evidencia essas contradições. O programa mostra a chegada da equipe na Coreia do Sul, com sua realidade de luzes, cores, anúncios e trânsito bem diferentes do vizinho ao norte. Para um primeiro passeio, encontram Jenny, uma brasileira descendente de coreanos que vive em Seul. Ela dá um panorama geral sobre a sociedade sul-coreana e destaca o fato do país ser o líder mundial de cirurgias plásticas.

No sul, a visita que inclui um campeonato de e-Games, que ganha cada vez mais espaço entre as indústrias de entretenimento e tem nos jogadores sul-coreanos o seu grande destaque; o fenômeno arrebatador do K-Pop; e a avançada VR, experiências com realidade virtual. No norte, um roteiro pré-estabelecido pela agência nacional de turismo local, com monumentos, museus, e uma luxuosa estação de ski disponível para pouquíssimos norte-coreanos afortunados e turistas.

André Fran, Felipe UFO e Rodrigo Cebrian visitam também a DMZ, a zona desmilitarizada entre as duas Coreias. Primeiro como parte do roteiro na Coreia do Norte, acompanhados de suas guias e soldados norte coreanos. Depois, quando estão a metros de distância da fronteira e a alguns passos da Coreia do Sul, os integrantes do ‘Que Mundo É Esse?’ dão a volta e refazem todo o caminho para chegar a DMZ pelo lado da Coreia do Sul.

O programa mostra um pouco sobre o choque entre os dois países, separados desde a Segunda Guerra Mundial, e as curiosidades da rotina de um turista que se aventura pela Coreia do Norte e as diferenças que existem entre as duas.

Coex Mall. Shopping Luxuoso na capital da Coreia do Sul (Seul). Foto: Felipe Ufo
Monumento de Unificação das Coreias: será que ainda veremos esse momento? Foto: Rodrigo Cebrian (instagram)

Assistimos ontem o primeiro episódio da série a convite da Globonews num jantar coreano no Restaurante BiCol 빛골 na Aclimação, em São Paulo. Confira o teaser da série:

Quem escreveu

Fabio Allves

Data

04 de April, 2018

Share

Fabio Allves

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.