Documentário mostra imagens raras da Coréia do Norte

A Coréia do Norte habita o imaginário de muita gente. Mesmo ouvindo relatos de quem já foi, não dá muito para imaginar como é estar lá cercado de guias oficiais do governo, mostrando o país sob a ótica deles.

Os Estados Unidos proibiram recentemente portadores de passaporte norte-americano de viajarem ao país. Além de não terem relações diplomáticas com a Coréia do Norte, considera uma viagem de risco aos seus cidadães. Somente jornalistas e agentes humanitários podem entrar com pedido especial para fazer a viagem.

A filmaker americana Christina Choe, de família coreana, esteve na Coreia do Norte há alguns anos e, secretamente, filmou os passeios, as pessoas, as conversas com os guias, as cidades e tudo mais que é proibido filmar ou mesmo fotografar. A partir do material colhido, ela lançou o mini documentário “Welcome to the DPRK“, de trinta minutos, divididos em 4 episódios. O filme traz imagens raras e nunca vistas antes por quem nunca esteve no país. Há curiosidades como conversas sobre escolha de religião, casamento e a visão que eles tem em relação aos Estados Unidos, além de uma apresentação musical feita por crianças extremamente maquiadas, que é bem surreal. No último episódio ela é enquadrada pelos guias que afirmam saber que ela está fazendo um filme.

Vale muito a pena assistir:

Para assistir os demais episódios: 2, 3 e 4.