Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Coworking Camp: levando o escritório para a roça

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

12 de December, 2017

Share

Ensaiamos ir na segunda edição do Coworking Camp, mas a pressa, mil afazeres e São Paulo nos engoliram e por aqui ficamos. O Bruno Paschoal, um dos idealizadores do projeto e o nome por trás da Fazenda Santa Esther, me chamou de cantinho no Facebook, se apresentou e me fez o convite para participar da terceira edição, que aconteceu na semana passada. A correria para fechar todas as pendências antes mesmo do ano acabar quase me fez não ir. Mas na última quinta-feira, eu e mais três amigos pegamos a estrada às 8h da manhã para ir ver de perto como é a experiência.

Juliana, Bruno, Barbara e Caio. Foto: divulgação

O Bruno saiu de Campinas, foi fazer mestrado em políticas públicas em Berlim, e na volta não achou tanto sentido em retornar para a cidade. Decidiu e ocupou a fazenda da família. A ideia não era apenas morar nela, mas transformá-la numa plataforma criativa. Foi assim que nasceu o Coworking Camp, que cumpre bem o que promete: explorar novas relações entre o urbano e o rural, promover trocas, fazer a gente repensar os ambientes ultrapassados de trabalho e trocar experiências.

A área do bar externo da Fazenda Santa Esther. Foto: Lalai Persson

Já a Fazenda Santa Esther é uma antiga fazenda de café do século XIX, que foi resignificada para se tornar um espaço maker experimental. Por lá, eles produzem a própria comida e criam animais. Mas o foco não é a produção agrícola e sim o cultivo de criatividade, inovação e sustentabilidade.

A área interna de coworking. Foto: Lalai Persson
A cozinha de onde não parava de sair delícias. Foto: Lalai Persson
A capela. Foto: Lalai Persson

A fazenda conta com alguns edifícios históricos, como um casarão colonial principal. Nele funcionam uma área de coworking com vista para o jardim, um grande salão para relaxar e uma cozinha – que fica a todo vapor o dia todo – além do dormitório para acolher os participantes. Tem piscina e tem uma linda capela, onde são promovidos encontros, festas e shows. Também tem uma área externa com bar, redes e duas mesas para quem preferir trabalhar a céu aberto, muito gramado e árvores permitindo cantinhos totalmente conectados com a natureza, porém onde o wi-fi também chega.

O dormitório principal. Foto: Lalai Persson

Um ponto importante para quem vai para lá só para mudar de ambiente, mas com muito trabalho para fazer, é que o wi-fi não deixa ninguém na mão. Já o 3G raramente dá as caras (o que é um alívio de certa forma). O resultado é inspiração e disposição. A natureza em volta encanta, os pássaros cantando e o barulho do mato acalmam, o tempo passa a ser outro. A pressa deixa de existir. A gente relaxa e fica bem.

Além disso, a comida é ótima, contando com um cardápio criativo vegetariano criado especialmente para o evento. A fazenda é linda e super bem cuidada, a piscina é convidativa, as pessoas que trabalham lá são tão interessantes quanto os participantes do programa.

A minha cara de felicidade de trabalhar no mato. Foto: Gabriel Dietrich

O grupo participante desta edição do Coworking Camp era bem diversificado, com pessoas das mais diversas áreas, o que fez a gente sair da nossa bolha e criar conexões diferentes das que estamos acostumados. A agenda contou diariamente com duas programações com workshops, oficinas, palestras, etc… à noite é a vez de juntar todo mundo, tomar bons drinks enquanto assiste a um show, seja de música, de dança ou até mesmo um filme. Claro, nada é obrigatório, participa quem quer. Cada edição tem um tema. Ciclos foi o escolhido da vez, oferecendo uma programação bem diferentona.

A cantora Bruna Lucchesi experimentando novos instrumentos. Foto: Lalai Persson
O resultado da minha roda da vida. Foto: Lalai Gabriel Dietrich

Quem cuida da curadoria e concepção do evento é a onda, organização que nasceu em Berlim, encabeçada pelo quarteto fantástico Bruno, Caio, Juliana e a Bárbara. Nesta última edição, não faltaram encontros inspiradores, alguns deles focando em entrar com o pé direito em 2018. Foi o caso do workshop “Olhar fértil por um novo ano”, com a Gabrielle Picholari, que há oito anos estuda e pesquisa medicina integrativas e processos de autotransformação ao redor do mundo. O foco foi na auto-compaixão. O encontro foi uma delícia, trazendo várias reflexões, boas conversas, relaxamento e descobertas inesperadas.

Eu fazendo “performance” na capela durante o início da festa que rolou na quinta. Foto: Alexandre Nino

Teve também encontro com o diretor Heitor Dhalia, apresentando seu novo filme “Yoga: arquitetura da paz“; Lydia Caldana, que foi uma das curadoras desta edição, conversou sobre pesquisa e tendências; aula de yoga; workshops de compostagem e fermentação; shows e performances.

Hora da pipoca com a Barbara. Foto: Lalai Persson

O resultado é se inspirar além da área em que atuamos. Essa é a maior troca do evento, que dura cinco dias. Eu passei apenas um dia e uma noite. Aproveitei para relaxar um pouco e acabei largando o computador, ao contrário da maioria que trabalhou freneticamente entre uma programação e outra. Mas esse é o objetivo, trabalhar, se inspirar, trocar, aprender. Tudo isso em meio à natureza é a grande cereja do bolo. É possível levar o cachorro e até as crianças, o que são pontos extras.

Nosso mascote. Foto: Lalai Persson

Lendo hoje a entrevista da Amber Case, no El País, essa rápida fuga fez todo sentido de existir: “A natureza é a melhor designer, temos de voltar a nos inspirar nela para viver”. É sabido que cada vez mais as pessoas necessitam de retiros e hoje eles estão em todos os lugares, cada um com uma missão. O Coworking Camp não deixa de ser um, mas num formato nada óbvio transformando-se numa farm office que dá vontade de morar.

A próxima edição será um pouco maior, acontecendo de domingo a domingo, de 4 a 11 de março 2018. O tema será “Conexões”. Vale a pena ficar de olho na fanpage. Eu sei que quero voltar.

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

12 de December, 2017

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.