Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Muro de Berlim de pé depois de 25 anos

Quem escreveu

Renato Salles

Data

27 de October, 2014

Share

No dia 9 de novembro, os alemães estarão em festa para comemorar os 25 anos da queda do Muro de Berlim, maior símbolo da Guerra Fria, que dividiu o mundo por mais de 3 décadas. O muro de Berlim veio abaixo pelas mãos do povo, mas muitas partes dele se mantiveram de pé até hoje, para que ele nunca seja esquecido. Aliás, se tem uma coisa que eles aprenderam muito bem é nunca tentar esconder ou mascarar o passado negro. Por isso essa data não só não vai passar em branco, como vai ser uma grande festa.

Tem passeio de bicicleta pelo traçado do antigo muro, visitas guiadas às torres de vigilância e à East Side Gallery, e até um passeio pela parte oriental da cidade em um Trabant, o carro autêntico da DDR.  A programação é extensa e dá para ver tudo que vai acontecer aqui (inclusive tem um PDF para baixar e imprimir).

Panorama_BBT_links_final_DIN_Lang_Startseite

Mas o mais bacana de tudo com certeza vai ser a instalação que vai recriar o muro inteiro ao longo de todo o fim de semana, para lembrar como era a cidade realmente dividida. Mas nada de tijolo e concreto. Os 12 km da antiga barreira será desenhada por uma fileira de balões de gás hélio iluminados, saindo da divida ao norte na Bornholmer Straße, atravessando o Mauerpark, passando pelo Memorial do Muro na Bernauer Straße, pela frente do Reichstag, o Portão de Brandenburg, a Potsdamer Platz, o famoso Checkpoint Charlie e cruzando por último por Kreuzberg, ao longo do Rio Spree até a Oberbaumbrücke.

140917_Keyvisual_25JMF_nur_MF_Logo.indd

A Lichtgrenze, ou Fronteira de Luz, foi concebida pelo artista Christopher Bauder e o cineasta Marc Bauder. Em seis pontos estratégicos, haverão exibições de imagens antigas da vida na época do muro, e a cada 150m os visitantes poderão ouvir histórias contadas por gente que teve sua vida afetada por ele. Ao final do dia 9, voluntários colarão mensagens de paz nos mais de 8 mil balões e eles serão soltos ao céu. E como não poderia deixar de ser, os balões foram desenvolvidos pela Universidade de Hanover e são feitos de material biodegradável.

LICHTGRENZE from Fall of the Wall 25 on Vimeo.

Foto de destaque: Lionel Cironneau/AP

Quem escreveu

Renato Salles

Data

27 de October, 2014

Share

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.