Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

XR no SXSW 2024 – humanização expandida

Quem escreveu

Renata Lea

Data

27 de March, 2024

Share

Logo que os vídeos em 360º começaram a se popularizar e a realidade virtual ganhou as primeiras manchetes, a tecnologia era recorrentemente comparada a uma “máquina de empatia”. 

Com o tempo e os avanços nos recursos integrados às experiências, este conceito foi um tanto eclipsado mas, no SXSW 2024, ele voltou com força e ainda trouxe a reboque a certeza de que, entre as chamadas tecnologias emergentes, as realidades estendidas são as mais conectadas com aquilo que reconhecemos como humano. Sua capacidade de, sem muita racionalização, “conversar” com as características que nos diferenciam como espécie é surpreendente. Três dos destaques entre as experiências imersivas da 38ª edição do SouthBy deixam isso claro por diferentes ângulos.

Quando um humano mergulha em sua humanidade

Nem sempre as palavras são o bastante para expressar o que se passa no nosso íntimo. Nada de novo nessa afirmação, certo? Desde sempre, a arte assumiu a missão de fazer esta ponte, mas nem todo mundo se sente à vontade com instrumentos artísticos. A experiência Soul Paint surge como uma alternativa, e faz isso com tanta eficácia e sensibilidade que recebeu o prêmio especial do júri da XR Experience Competition do SXSW 2024. 

Bastam 20 minutos para mergulharmos em uma jornada por nossas emoções e sensações corporais, que, dentro de um espaço virtual, ganham forma e volume através da tecnologia. A interação é possibilitada pelo mapeamento do corpo e renderização de movimentos com grande precisão.

A empatia que emociona a partir de memórias históricas

Acompanhar uma história quando estamos mergulhados no cenário, ao lado dos personagens, traz uma perspectiva totalmente diferente da de quando vemos tudo em uma tela diante de nossos olhos. 

Quem fez a experiência Letters from Darcy no SXSW 2024 se viu ao lado de Marion Deichmann, acompanhando esta senhora pelos caminhos que fez com a mãe ao fugir dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, passando de fronteira em fronteira do Norte da Europa. A emoção e a presença do vínculo entre mãe e filha se mantêm por toda a narrativa, mesmo depois que elas são separadas. Percorrendo locações reais de Paris e da Normandia, sentimos de forma muito real Marion compartilhar conosco toda a dor, a saudade e o amor que viveu ao longo de sua jornada.  

Assista o vídeo aqui!

O homem, a máquina e as histórias

A vencedora do prêmio do júri da XR Experience Competition do SXSW 2024, The Golden Key, é descrita como uma instalação expansiva de Realidade Estendida (XR). Trata-se de uma estrutura de três grandes telas posicionadas lado a lado, tomando uma parede inteira. Nelas, três projeções dominam a visão de quem entra na sala, mostrando uma história que evolui a partir das contribuições do público, que participa dando instruções a uma inteligência artificial que, por sua vez, intervém no que é projetado. O resultado é o que pode ser reconhecido como um novo padrão para experiências personalizadas.

Por outro ponto de vista, The Golden Key induz a parceria das pessoas com a IA, mostrando, de maneira inocente, que a colaboração pode ser tranquila e que o resultado depende dos inputs humanos, ou seja, nós estamos no comando, e a responsabilidade da evolução desta história é nossa.

Quem escreveu

Renata Lea

Data

27 de March, 2024

Share

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.