Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

SXSW 2024 – festival convergente

Quem escreveu

Renata Lea

Data

07 de March, 2024

Share

Estamos tão perto do SXSW 2024 que nem dá para falar em contagem regressiva! Este ano, o festival acontece entre 08 e 16 de março. Como é desde sempre, Austin (Texas, EUA) será o grande e eclético palco que vai receber artistas, grandes executivos, pessoas em busca de uma virada de chave e por aí vai. Se você faz parte dessa turma, veja o nosso Guia para curtir o SXSW 2024 sem perrengue.

Falar do SXSW em poucas palavras é um desafio hercúleo, todo mundo tenta, mas sempre que alguém retorna da maratona, é o inesperado que domina as conversas. Com certeza, as palestras, shows, pré-estreias cinematográficas e ativações de marca enchem os olhos dos participantes do evento. Mas isso está longe de ser tudo. Portanto, é preciso estar preparado para detalhes que ficam de fora de artigos e entrevistas. 

“O SouthBy é um festival convergente”.
Vanessa Mathias

Bora espiar a caixinha de surpresas?

Acho que ficou claro, né? O SouthBy é como aquele vinil ou livro que você ganha de presente – pelo formato, dá para saber o que é, mas só quando você abre o pacote a surpresa se revela; e é só quando você ouve ou lê que a “essência” se manifesta.

Pois bem, pelo pacote da programação do SXSW 2024, a gente já sabe que inteligência artificial, psicodélicos e XR vão brilhar. Diversas nuances destes temas e a convergência entre eles devem trazer insights únicos, como é de praxe no evento. Também teremos aqueles assuntos que quase ninguém sabe que deixaram de ser ficção, como os trabalhos de desextinção de animais pré-históricos (How the Science of De-Extinction is Helping to Save Species). Buscando a fronteira entre o real e o irreal, o flerte da arte para cima da ciência vem através de vislumbres de comunicação extraterrestre (Finding E.T.: Then What?).  

CoPpré_The Residents – Theory of Obscurity documentary – foto de Nicole Burton

Para lidar com o ritmo do SouthBy e com o efeito blowing mind, o equilíbrio emocional precisa estar o mais próximo da ordem possível, e os organizadores do evento prezam por isso. Emoções entram na pauta de diversas maneira, seja sobre como elas se relacionam com comida (Food, Pleasure, and Emotional Well-Being) ou em como os psicodélicos podem contribuir em processos de luto (Facing Death Without Fear: Psychedelics for End-of-Life Care). Aliás, mais uma vez, as mestres das questões humanas marcarão presença: Brené Brown e Esther Perel vão até comandar uma sessão juntas (Unlocking Us’ Live with Dr. Brené Brown Featuring Esther Perel)

Tecnoexpectativas

Mas, talvez você esteja querendo saber mais sobre a parte de tecnologia (só um palpite). Que tal começar por computação quântica? Responsável por muitos “será?”, o tema protagonizará cerca de uma dezena de sessões no SXSW 2024, mas, provavelmente, a que vai atrair mais interesse será a que promete separar fatos de ficção (Quantum Computing: Facts, Fiction, and the Future).

AI em todos os cantos do SXSW 2024

Inteligência artificial, é claro, terá inúmeras horas de programação. Vamos entender melhor seu impacto na arte – de sua relação com a criatividade (Salvador Dali, AI, and The Future of Creativity) às perspectivas para a indústria musical (Featured Session: AI and the Independent Artist e Are You For Real: How to Identify AI-Generated Music).

Privacidade (Privacy and AI: Taking Back Control Of Our Data), medicina (AI, Health Care, and the Strange Future of Medicine), comércio (Featured Session: Amazon on the Future of Artificial General Intelligence) também serão, entre tantos outros, assuntos analisados à luz da IA.

Naomi Odenkirk, Bob Odenkirk, and Nate Odenkirk – foto de Dylan Johnson

O mundo gira depressa

Outra sigla que continua tomando conta de holofotes no SouthBy é XR. As realidades mistas e a computação espacial terão suas musas nos palcos. Nonny De La Peña participará de dois painéis New Horizons: Empowering the New Generation of XR Creators e Worlds for Change: How XRrts Can Reprogram the Future. Já Cathy Hackl vai comandar a apresentação The Age of Spatial Computing & AI Wearables is Here). Aliás, a porta-voz da XR brasileira também está na programação do SXSW 2024! Simone Kliass mais uma vez, está no time de mentores do festival e vai orientar interessados em fazer desta tecnologia um negócio. 

Ah! quando o assunto é XR, as sessões do SXSW Conference são só uma parte. Dentro do SXSW Film & TV Festival, várias experiências em realidades mistas poderão ser testadas. A gente já deixa uma dica que carrega DNA brasileiro: Her Name Was Gisberta.

Pelas telas da vida e do SXSW 2024

Pré-estreias nas telonas dos cinemas de Austin não faltam! Enquanto a grande mídia gira em torno dos sucessos do ano passado que concorrem ao Oscar, no SXSW 2024, a gente vai ver filmes que ainda não foram lançados, mas que já estão gerando burburinho. Só para você ter uma ideia, pode ser a primeira pessoa da sua turma a ver 3 Body Problem, Road House e The Idea of You.

DJ Prince at Stubb’s – foto de Dave Pedley (Getty Images for SXSW)

Vai um sonzinho para relaxar?

O SouthBy nasceu da música, e ela tem um lugar mais que especial. A programação é tomada por estilos variados, sons compostos por pessoas de lugares diferentes. Se vacilar, todos os idiomas do planeta estão representados na playlist que o SXSW Music Festival enriquece a cada edição.

Aqui no CoP, fomos instigados pela Lalai Person, que manja tudo de música. Ela disse que tem seis shows no SXSW que recomenda muito: Basically Nancy, Billy Allen + The Pollies, Chiaki Mayumura, DJ Jamie Dred, Iona Zajac e Kin Faux.

Ponto de convergência

Recentemente, em um dos eventos que precedem o South, o  UpLoad @ SXSW 2024, uma turma que entende muito do evento se reuniu para compartilhar experiências e dicas. No conteúdo que eles apresentaram, uma palavra se destacou: transversalidade. Para quem frequenta o South by Southwest, há uma clareza de que tudo se conecta no conteúdo do festival – é como diz a Vanessa Mathias: “o SouthBy é um festival convergente”.

Se deixar, esse texto fica sem fim, afinal, estamos falando do maior festival de arte, inovação e tecnologia de todos os tempos. O CoP já está em Austin, depois, dividimos com vocês o que bebermos na fonte.

Quem escreveu

Renata Lea

Data

07 de March, 2024

Share

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.