Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
A temporada de upload SXSW 2023 começou, e já dá para sentir o clima do SouthBy no ar, perfeito para iniciar a contagem regressiva para nosso querido festival.
No último dia do mês de fevereiro, a comunidade brasileira do SXSW, mais uma vez, se reuniu para trocar ideias e dicas que vão ajudar a aproveitar melhor todo o conteúdo e experiências que o SXSW 2023 tem a oferecer. Com organização do Learning Village, SHE, Explore Aprendizagem Criativa e White Rabbit, o Upload SXSW 2023 se dividiu em três partes: visão geral do evento, curadoria da programação e show da banda Tuyo, que estará no SXSW Music Festival.
O Upload SXSW 2023 começou com Vanessa Mathias (White Rabbit) e Guilherme Alves (Explore Aprendizagem Criativa) assumindo o comando do palco, abrindo os microfones para algumas pessoas, inclusive para as participações remotas de Ron Reed, fundador e produtor do SXSW Edu, e Tracy Mann, que é o ponto de contato dos brasileiros com o SouthBy.
Tracy contou sobre a presença do Brasil no SXSW este ano, que, segundo ela, será a maior da história e mais forte do que nunca. No SXSW Pitch, concurso de startups do festival, temos duas representantes – a lyga, de São Paulo, e a AMA, de Curitiba. Já no SXSW Innovation Awards, pela primeira vez, estamos entre os finalistas, com o Educbank. O Brasil também estreia este ano entre os principais patrocinadores do evento, com o Itaú. Outra grande empresa made in Brasil que deve atrair atenção é a Eve Air Mobility, que nasceu na Embraer, que vai expor seu eVTOL. Além disso, muitos nomes brasileiros estão na programação oficial, e tudo indica que, mais uma vez, seremos a maior delegação em Austin.
Provavelmente, o que mais ressoou no Upload 2023 foi que o SouthBy é muito mais do que palestras. De fato, este foi um ponto em comum entre as falas daqueles com maior quilometragem de SXSW. Todos lembraram da riqueza de trocas nas filas e dos encontros inesperados aqui e ali. Assim, a grande lição foi: não seja escravo da programação, aproveite a cidade, os shows, os filmes, as estranhezas de Austin… e não permita que o FOMO te atrapalhe.
Fácil falar, né? Pois bem, FOMO, a grande sombra do SouthBy. Todo mundo quer fugir dele, só que o negócio que não sai da boca do povo. Mas, sem querer adiantar seu fear of missing out, olha só a imagem abaixo, onde a Vanessa Mathias destacou os temas que mais viu crescendo este ano:
Fiquem de olho nestes assuntos e, em vez de seguir as pessoas que vão falar durante o evento, procure seguir as empresas, dessa forma fica mais fácil identificar a autoridade dos participantes das sessões a respeito das matérias abordadas.
No Upload SXSW 2023, a curadoria da programação ficou a cargo da SHE. Entre os virgens de SouthBy e os mais rodados, saiu uma relação interessante, que você pode ver aqui.
A questão dos painéis vs. outros tipos de sessões, é claro, entrou em pauta. Em síntese, quando você tem mais pessoas falando em um mesmo intervalo de tempo, as chances de cair na superficialidade são maiores, por isso o conselho foi dar preferência aos keynotes, presentations e featured session.
Outro toque recorrente entre os curadores foi: “não se deixe enganar por belos títulos”, você precisa estar atento a quem vai falar na sessão e checar se é alguém com autoridade no assunto.
Ufa! acho que levantei os pontos principais, mas se você tiver duas horinhas livres, vale a pena assistir o Upload SXSW 2023 na íntegra, no final, ainda tem uma hora de show da Tuyo, dando uma amostra do que a banda vai levar para SXSW Music Festival.
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.