Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

SXSW EDU 2023: A mágica da serendipidade

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

22 de May, 2023

Share

Escrito por Elena Crescia

A programação do SXSW EDU 2023 foi intensa com quase 400 sessões, workshops, atividades e plenárias sobre temas diversos relacionados ao mundo da educação. Antes da viagem dediquei muito tempo para planejar meus dias. Mas foram as surpresas e os momentos não planejados o que eu mais curti em Austin. O que mais me marcou foram as pessoas que encontrei pelo caminho. 

Os momentos mais marcantes no meu SXSW EDU 2023:

Deidre Kelly

Amei conhecer a Deidre Kelly, (@the_mrskelly no TikTok), professora de matemática de sexta série que virou celebridade fazendo vídeos curtos durante a pandemia. A intenção dela era passar dicas para os seus alunos, mas acabou chegando em quase um milhão e meio de seguidores. Ela contou que grava com o celular apoiado na lixeira da sala de aula.
A gente não precisa de grandes investimentos para criar conteúdo de qualidade. A qualidade precisa estar no conteúdo e na intenção de se comunicar e compartilhar conhecimento. 

Os alunos de ensino médio Ashley e Tyler fazem o podcast “On our minds” (Sobre as nossas mentes) – Um podcast sobre saúde mental para jovens e educadores. Ashley, aluna de 16 anos de Columbus, Ohio e Tyler, aluno de 17 anos de Pearland, Texas, gravaram um episódio ao vivo no palco do SXSW, acompanhados da produtora do podcast, Briget Ganske, e com participação do público no final do programa. Eles arrasaram! Amei o profissionalismo e comprometimento dos estudantes para a realização do roteiro do podcast e a forma como lidaram improvisando a participação do público.

O podcast faz parte do Student Reporting Labs, um programa para aproximar jovens estudantes de ensino médio ao mundo das notícias da rádio PBS News Hour. 

Tive a oportunidade de conversar com a Leah Clapman, idealizadora do “Student Reporting Labs” e do podcast “On Our Minds”, e ouvir em primeira mão sobre “PBS NewsHour Student Reporting Labs”, que conecta os estudantes com mentores da rádio e um currículo inovador de jornalismo, ajudando os jóvens a desenvolver pensamento crítico enquanto aprendem a criar reportagens de notícias originais. 

No SXSW EDU, a estudante Ivy Beltran entrevistou Kurt Russell, o educador que ganhou prêmio de melhor educador do ano em 2022  (National Teacher of The Year award). Eu estava lá e vi os estudantes cuidando de tudo, desde o planejamento das perguntas para a entrevista, até a iluminação, microfonagem e posicionamento das câmeras para gravar o vídeo. Vi vários profissionais da rádio disponíveis para ajudar, mas deixando os estudantes a vontade para tomarem todas as decisões. Lindo demais. 

A gente não precisa ter determinada idade para fazer um bom trabalho, para entrevistar alguém que admiramos ou para deixar nossa marca no mundo.   

Foi muito especial ouvir a Samara Bay, autora do livro “Permission to Speak, For Real, How to change what power sounds like, starting with you”,  que falou sobre a importância das mulheres ganharem a coragem para falar a sua verdade e para liderar, cada uma do seu jeito. Ela ficou feliz quando falei que moro no Brasil e me contou que está lançando o livro dela em português com uma editora brasileira. Percebi que somos complementares e não concorrentes, e que pode ser lindo enxergar sempre as outras pessoas como alguém com quem podemos construir algo junto, em colaboração.

A boa surpresa da conferência foram as atividades criativas no espaço “The Futures Cantina”, oferecido pela “Stanford d.school” com apoio da “Siegel Family Endowment.” Eles ocuparam uma sala, e passar pela porta daquela sala era como passar por um portal para um mundo melhor, mais livre, colorido e alegre. Tinha vários materiais artísticos e mesas onde cada dia trazia diferentes oportunidades de encontrar pessoas e explorar maneiras distintas de achar soluções para os problemas do mundo. Ficou claro que é possível se divertir enquanto resolve problemas. Precisamos usar a nossa criatividade e criar momentos de conexão. O futuro requer mais colaboração e menos individualismo. Às vezes a gente só precisa oferecer um lugar onde as conexões e as boas conversas possam acontecer.

Gostei de aprender em primeira mão com as curadoras do SXSW Edu sobre o que elas procuram e o que levam em conta quando avaliam as inscrições das ideias de palestras, workshops, vídeos e apresentações. O que importa na hora de mandar uma proposta é a nossa autenticidade, a nossa maneira única de ver o mundo, e o que temos de melhor para oferecer para os participantes da conferência. 

E a cereja do bolo foi a oportunidade de conversar com o fundador e produtor executivo do SXSW Edu, Ronald Reed, num encontro no último dia com a comunidade de brasileiros que estavamos em Austin participando da conferência. Cada pessoa foi contando para ele o que mais curtiu do SXSW EDU, e ele amou ouvir os depoimentos e agradecimentos do nosso grupo. Como organizadora de eventos, preciso lembrar que no dia do evento é importante estar disponível para conversar com os participantes.

Uma boa conferência nos oferece a possibilidade de re-encontrarmos com nós mesmos, uma escolha, um encontro e uma conversa por vez. SXSW EDU com certeza cumpriu com o seu objetivo, voltei com vários aprendizados e reflexões, e espero voltar por mais ano que vem.

Elena Crescia é curadora do TEDxSãoPaulo há mais de 10 anos. Também é curadora do Wellbeing Summit, do Skoll World Forum e de SOCAP (Social Capital Markets Conference). Ela é diretora do Clubes TED Ed Brasil, programa educativo do TED. 

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

22 de May, 2023

Share

Chicken or Pasta

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.