Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Já pensou em conhecer Sarajevo, a capital da Bósnia-Herzegovina? Não? Nem eu. Mas por motivos de força maior no pós-pandemia, viajar para a Bósnia acabou ajudando na minha entrada para a Europa. Fica a dica.
A grande surpresa é que viajar para Sarajevo pode ser, assim como foi para mim, uma viagem inesquecível. Mesmo que seja por pouco tempo.
Sarajevo é a capital e a maior cidade da Bósnia e Herzegovina, com mais de 275.569 habitantes. A minha primeira impressão foi de uma cidade extremamente silenciosa, charmosa e com cara de cidade de interior.
Porém, em dias mais movimentados, como aos finais de semana, a cidade ganha um ritmo diferente, com muitas pessoas querendo tomar um cafezinho ou uma cerveja pela rua para aproveitar o sol. Isso vai ser ainda mais perceptível se você for conhecer a cidade no outono ou no inverno.
Por estar em um vale, no meio de uma cadeia de montanhas, a geolocalização de Sarajevo faz com que a cidade seja extremamente fria no inverno e muito quente no verão. Por isso a dica é escolher bem em qual estação você quer conhecer a cidade e vir preparado para isso.
Por menor que possa parecer, a cidade tem muitas atrações turísticas para se conhecer, especialmente quando nos referimos a museus. Sarajevo tem uma rica história desde sua fundação em 1461 pelos otomanos.
Foi em Sarajevo que Franz Ferdinand foi assassinado, o estopim para a Primeira Guerra Mundial. A cidade também foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984 e sofreu muito na guerra na Iugoslávia.
Se o seu negócio é conhecer pontos turísticos ou não, eu recomendo se preparar para dar inúmeras voltas pelo centro da cidade caminhando ou alugando um patinete elétrico.
Todas as atrações e lugares interessantes para conhecer se concentram na Old Town de Sarajevo. Inclusive, a sensação é a de que você está sempre retornando ao mesmo lugar. Não consigo nem contabilizar quantas voltas acabei dando no centro.
Divirta-se de café em café, conheça o Cable Car (o bondinho) que te permite ter uma vista incrível da cidade e experimente a comida local. Recomendo muito aproveitar a noite em Sarajevo. Nos pubs da cidade as pessoas se reúnem para tomar uma cerveja ou um vinho até mais tarde.
Dois lugares favoritos para aproveitar a noite: o Inat kuća e o Sarajevska Pivara, a fábrica de cervejas de Sarajevo que tem também um bar.
Confesso que tive um pouco de dificuldade com a comida local da cidade, pois a base da alimentação é formada por pães, massas, carne, cebola e cream cheese. E tudo bem comer só isso uma vez, mas as refeições tradicionais são bem “pesadas” e o cardápio não se diferencia muito.
Experimente tudo que puder, mas se cansar, como foi o meu caso, aproveite também para investir no mercado local e cozinhe no seu Airbnb.
Sarajevo é uma cidade charmosa e bem gostosa de conhecer. Vale a pena investir em uma viagem de alguns dias para a capital e partir para outros lugares da Bósnia-Herzergovina, como Mostar e Pocitelj ou até aproveitar para conhecer os demais países dos Balcãs.
Com certeza, vale a visita, não deixe de incluir a cidade no roteiro.
Foto em destaque: Unsplash. Demais fotos: Angela Mansim.
Designer, especialista em perrengues, comida de rua, gestão de marcas e trabalho remoto. Come, dorme e se teletransporta por aí no jeitinho simples da vida local. Radicada em Bali e procurando sempre a próxima ilha para ancorar.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.